FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
Chegada das baleias-franca ao litoral motiva exposição "Projeto Baleia Franca"



Quando: até 19 de julho
Onde: Continente Shopping, em frente à Marcia Mello
Endereço: Rodovia BR-101 - km 211 - Distrito Industrial - São José
Quanto: Gratuito

Dezesseis painéis fotográficos, três informativos e uma réplica em tamanho real de uma baleia-franca filhote, com cinco metros de comprimento, podem ser vistos na exposição organizada pelo "Projeto baleia-franca", no Shopping Continente.

Durante o inverno e a primavera, dezenas de baleias-franca vêm ao litoral Sul de Santa Catarina e ao Norte do Rio Grande do Sul para a reprodução da espécie. A maioria dos animais são fêmeas grávidas que vêm para esta região à procura de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento de seu filhote, mas há machos e fêmeas que buscam pares para o acasalamento.

O "Projeto baleia-franca" é o organizador da exposição. Criada há 33 anos e localizada na praia de Itapirubá, em Imbituba, a instituição tem como objetivos preservar a espécie, monitorar e pesquisar as baleias para que elas possam retornar ao litoral Sul. Nos últimos anos, aproximadamente 120 baleias por ano frequentam a região.

Conforme Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto, a estimativa de crescimento populacional das baleias é de 12% ao ano. Esta espécie foi caçada durante quatro séculos até quase a extinção. Na década de 80, os animais reapareceram na costa brasileira e, a partir daí, iniciou o projeto com o trabalho de pesquisa, monitoramento e conscientização. Segundo Karina, as fêmeas têm um filhote a cada três anos, sendo que o tempo de gestação é de 12 meses. "Elas costumam retornar sempre ao mesmo local para terem os filhotes. Todos os animais que passam por aqui são catalogados por meio de fotografia das calosidades que têm em cima da cabeça, que são únicas para cada animal, como se fosse uma digital. Com isso, podemos saber se elas retornam”, explica.

Uma baleia-franca pode viver até 80 anos. Elas se alimentam na Antártida durante o verão, quando acumulam reserva energética na forma de gordura. Em seguida, os animais vêm para o Sul do Brasil para a reprodução. Mais informações sobre o projeto no site www.baleiafranca.org.br.

Quando: de 17 de junho a 19 de julho;
Onde: Continente Shopping, em frente à Marcia Mello;
Quanto: visitação gratuita. Chegada das baleias-franca ao litoral motiva exposição "Projeto Baleia Franca"

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Abril 2017 3º Cine PET Odonto-Fono exibe filme "... >> Cinema Gratuito
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 10 Maio 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
até 11 Maio 2017 Inscrições para cursos gratuitos de ensino... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar