FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
2ª edição da Mostra Cine Design encerra Bienal Brasileira de Design



Quando: de 9 a 12 de julho
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

A Mostra CineDesign está de volta em uma segunda edição, trazendo 9 filmes para a semana de encerramento da Bienal Brasilira de Design 2015 Floripa entre 9 e 12 de julho no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com produções sobre design do Brasil, EUA, Holanda e Suíça. Entrada franca.

A segunda edição do Cine Design (a primeira foi exibida na semana de abertura do evento) traz novidades, revela o professor e designer Gabriel Patrocínio, que divide a curadoria com Daniel Kraichete. – Uma delas é o filme Maker, de Mu-Ming Tsai, o mesmo diretor de Design & Thinking. Maker faz um excelente contraponto com a mostra "Os makers e a materialização digital", que acontece literalmente na sala ao lado do Cinema do CIC – destaca.

A segunda novidade é a sessão tripla de filmes nacionais que abre a mostra no dia 9 de julho. O curador adianta que a sessão tripla começará com o documentário "André Stolarski: fale mais sobre isso”, sobre o multitalentoso designer André Stolarski (falecido em 2013).

- É uma homenagem de seus amigos, que falam sobre sua vida e seus trabalhos nas mais variadas frentes - design, arquitetura, música, cinema - diz Gabriel.
- Em seguida vem "Prelo”, um curta-metragem sobre a Tipografia Matias, em Belo Horizonte, que mostra como técnicas antigas ainda sobrevivem e encantam jovens designers – acentua.
- Por último teremos o belo curta "Letras Que Flutuam”, de Fernanda Martins, sobre o trabalho dos "abridores de letras", que é como são conhecidos os pintores de letreiros dos barcos do Pará – explica.

A Mostra Cine Design 2 traz filmes de diversos países, e todos eles são legendados para o português. No dia 12/7, domingo, às 18h, é a vez do filme "Design & Thinking". Pensando negócios para o século 21 - essa é a abordagem principal desse filme, com entrevistas a designers, empreendedores sociais, executivos, em busca de compreender melhor o que é e quais são as potencialidades do design como ferramenta para estruturar o pensamento estratégico.

Programação

9 de julho – Abertura em Sessão Tripla às 20h
"Stolarski: Fale mais sobre isso”, de Bruno Porto e L. M. Mendes – 41 min. Brasil/2014
"Prelo”, de Raquel Pinheiro e Virgínia Pitzer – 18 min. Brasil/2014
"Letras que flutuam”, de Fernanda Martins – 10 min. Brasil/2014

10 de julho
18h - "Maker”, de Mu-Ming Tsai – 65 min. EUA/2014
20h– "Bill: the Master’s Vision”, de Erich Schimid – 94 min. Suíça/2014

11 de julho
18h – "Eames: the Architect and the Painter”, de Jason Cohn e Bill Jersey – 84 min. EUA/2011
20h – "Design is One: the Vignellis”, de Kath Brew e Roberto Guerra – 86 min. EUA/2012

12 de julho
18h – "Design & Thinking”, de Mu-Ming Tsai – 74 min. EUA/2012
20h – "Design the New Business”, de Erik Roscam Abbing – 40 min. Holanda/2011

Sobre os filmes:

Stolarski: fale mais sobre isso
Direção: Bruno Porto e Luiz Marcelo Mendes
Duração: 41min
Sinopse: André Stolarski foi um dos mais prolíficos designers brasileiros desta virada de século. Seja como designer visual, pensador, autor, curador, professor, seu trabalho e suas idéias influenciaram todos que se aproximaram dele. Este filme mostra um pouco do porquê - falando mais sobre isso.

Prelo
Direção: Raquel Pinheiro e Virgínia Pitzer
Duração: 18min
Sinopse: Os ruídos do século passado ecoam naquela que é uma das únicas oficinas tipográficas de Belo Horizonte. Naquelas máquinas, prensas, tintas e papéis transbordam casos e memórias do tipógrafo Ademir Matias. O documentário Prelo traz reflexões sobre a produção tipográfica contemporânea e toca em temas como a solidão, a persistência e a transformação.

Letras que flutuam
Direção: Fernanda Martins
Duração: 10min
Sinopse: A pesquisa de Fernanda Martins, documentada neste curta-metragem, resgata o trabalho dos pintores de letreiros ("abridores de letras") dos barcos do Pará, com suas características letras decorativas vitorianas. Tudo isso animado por uma trilha sonora de carimbó paraense.

Maker (Estados Unidos)
Direção: Mu-Ming Tsai
Ano: 2014
Duração: 65min
Sinopse: O filme explora ideias, ferramentas e pessoas que estão liderando o "movimento maker". Os "makers" estão reformando a economia através do "faça você mesmo" e do "façamos juntos", no que já está sendo chamado de a Terceira Revolução Industrial. Conceitos inovadores como "open source", fabricação digital, crowdfunding e manufatura local estão ajudando a superar o estereótipo de "geeks" e amadores.

Bill: The master's vision (Suíça)
Direção: Erich Schmid
Ano: 2008
Duração: 94min
Sinopse: Ex-aluno da Bauhaus, considerado um dos mais importantes artistas suíços do século XX, diretor da escola de design de Ulm, Bill teve influencia direta na implantação do ensino de design no Brasil, tendo ensinado em São Paulo e no MAM RJ. O filme fala sobre sua trajetória no campo da arte, estética e política.

Eames: The Architect & The Painter (Estados Unidos)
Direção: Jason Cohn, Bill Jersey
Ano: 2011
Duração: 84min
Sinopse: Charles Eames e sua esposa, Ray, formaram uma equipe marcante no design americano do século XX. Mobiliário, interiores, materiais médicos, filmes, brinquedos, design visual - uma verdadeira atuacão multidisciplinar do pensamento de design aplicado a diversos campos.

Design is One: The Vignellis (Estados Unidos)
Direção: Kathy Brew, Roberto Guerra
Ano: 2012
Duração: 86min
Sinopse: Leila e MassimoVignelli tem sua longa e produtiva carreira retratada neste filme. "Se você não consegue achar (o que precisa), desenhe" - "desde uma colher até uma cidade", recomendava o mestre. Uma das grandes estréias nacionais desta mostra, é um filme definitivo e imperdível!

Design & Thinking (Estados Unidos)
Direção: Mu-Ming Tsai
Ano: 2012
Duração: 74min
Sinopse: Pensando negócios para o século XXI - essa é a abordagem principal desse filme, com entrevistas a designers, empreendedores sociais, executivos, em busca de compreender melhor o que é e quais são as potencialidades do design como ferramenta para estruturar o pensamento estratégico.

Design the new business (Holanda)
Direção: Erik Roscam Abbing
Ano: 2011
Duração: 40min
Sinopse: Nos tempos de hoje, design e negócios não podem mais ser pensadas como atividades distintas com objetivos individuais. Design the New Business é um filme dedicado a investigar a forma como designers e empresários estão a trabalhar em conjunto em novas formas de resolver os problemas complexos que o mundo empresarial de hoje está a enfrentar.

2ª edição da Mostra Cine Design encerra Bienal Brasileira de Design

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar