FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2015
Exposição Noosferas, de Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq



Quando: até 20 de agosto
Onde: Espaço Oficinas, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

De 22 de julho a 20 de agosto, o Espaço das Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), receberá a exposição Noosferas, das artistas Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq, com curadoria de Marina Tavares. A visitação fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min. A entrada é gratuita.

Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq traçaram cada qual um caminho particular até chegarem a Noosferas, a primeira exposição conjunta das duas artistas radicadas em Florianópolis. A feliz casualidade desse encontro está justamente na surpreendente convergência de anseios e propósitos entre os cinco painéis produzidos (três de autoria de Flávia e dois de Meg). O resultado se traduz na força de um universo de cores e formas prestes a eclodir.

Noosferas é uma exposição que propõe estimular um ruído perene de percepção, um despertar sensorial e emotivo nas pessoas. Há o impacto das formas, da profusão de cores e das dimensões generosas das obras (1,5m X 1,5m), algo que vai muito além do senso estético de beleza. O que está em evidência é a sintonia da leitura a respeito do momento e do mundo ao redor das duas artistas. Como ambas asseveram, "trata-se de uma convergência de ideias, sobre as transformações e revoluções em curso.” Colocadas lado a lado, as telas sugerem uma poderosa sinergia intuitiva.

Elas não poderiam ter sido mais felizes na escolha do título que batiza a presente exposição. Noosferas designa, a exemplo da acepção do temo cunhado pelo filósofo francês Teillhard de Chardin (1881-1955), "o mundo virtual, imaterial, formado por ideias, conceitos e mitos”. Era esse ambiente que permeava o momento de criação de ambas quando se propuseram a reuniu os trabalhos. A feliz coincidência veio quando as duas colocaram suas obras frente a frente - uma casual releitura mútua. "Era para ser assim”, sugerem as duas artistas.

Flávia e Meg são reconhecidas pesquisadoras e criadoras compulsivas, que exploram fronteiras estéticas, pictóricas e filosóficas. Imprimem em seus trabalhos uma leitura universal para além dos conceitos artísticos, catalisando inquietudes sociais, impressões de outros cenários e experiências de vida. Flávia traz em suas três telas o vigor da sua produção, alicerçada na investigação de materiais, na variação de técnicas aplicação de tintas e texturas e no encantamento das formas geométricas. A elas somam-se a impressionante organicidade do trabalho de Meg, a tensão das cores e formas, como se algo estivesse prestes a explodir e dar uma nova dimensão. É pedra, mas o começo do caminho.

Ao notar que o propósito de Noosfera é perceber o ruído que causará nas pessoas, mais do que a simples percepção de beleza, Flávia e Meg acenam com o efeito arrebatador e latente desse novo universo que as uniu e do qual também somos parte.

Sobre as artistas

Flávia Tronca: Natural de Caxias do Sul (RS), a artista é também mestre em Educação Estética, com formação na Universidade de Caxias do Sul e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em seu currículo apresenta mais de 40 exposições, entre individuais e coletivas, destacando as participações em conceituadas mostras de arquiteturas e de artes regionais e nacionais, além de diversas curadorias.

Meg TomioRoussenq: Natural de Rio do Sul (SC), é graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela PUC-RS e mestre em Linguagens Contemporâneas Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É professora de artes e curadora, tendo feito mais de 50 exposições individuais e 72 coletivas.
Exposição Noosferas, de Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq


Categorias: Agosto 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar