FaceBook Instagram Twitter


Inscrições abertas para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística



Quando: até 21 de agosto
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: c2afdm@udesc.br

Estão abertas as inscrições para o curso "Fundamentos da Técnica Violonística – Teoria e Aplicação”, promovido pelo programa de extensão Ponteio – Violão na Udesc, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com início no dia 28 de agosto e término em junho do próximo ano, os encontros serão realizados uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h – as aulas coletivas ocorrerão das 8h às 10h e o atendimento individual (20 minutos por aluno) será realizado das 10h às 12h. O horário individual será agendado no primeiro dia de aula.

O curso, coordenado pelo professor André Ferreira de Moura, terá a duração de um ano, totalizando 208 horas. Será oferecido certificado aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75%.

Inscrições
Ao todo estão disponíveis seis vagas, tanto para alunos da Udesc, quanto para professores e alunos de violão da comunidade externa, com proficiência instrumental média e avançada. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de agosto pelo e-mail c2afdm@udesc.br

Objetivos do curso
O objetivo do curso é apresentar um panorama abrangente dos principais componentes e escolas da técnica do violão, transmitindo a importância de seu estudo no processo de realização de uma obra musical. As aulas tamb&eacu te;m procuram transmitir a importância do estudo da técnica instrumental, bem como elucidar suas aplicações práticas no repertório do instrumento e aprimorar a qualidade de execução instrumental dos participantes.

O projeto busca consolidar um corpo de violonistas e de professores de violão que procurem multiplicar seus conhecimentos na região da Grande Florianópolis. Juntamente com outros projetos do programa Ponteio – Violão na Udesc, o curso tem como objetivo também formar uma comunidade violonística que continue fomentando o curso de Bacharelado em Violão e projetos futuros nessa área.

Fundamentação teórica
A teoria base para elaboração e motivação deste projeto se fundamenta nas ideias propostas e difundidas por dois grandes pedagogos da escola moderna de violão: Aaron Shearer em suas obras Learning the Classic Guitar (3 volumes) e Classic Guitar Technique; e Abel Carlevaro em seu compêndio Escuela de la Guitarra, Exposición de la Teoría Instrumental e seus Cuadernos 1, 2, 3 y 4. Essas obras sistematizam e fundamentam as ideias teóricas fundamentais que nortearão este projeto.

Sobre o ministrante
Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Música pelo Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, em Baltimore/ EUA, o professor André Moura retornou à Udesc Ceart em agosto de 2014, após um período de quatro anos em que esteve afastado para cursar doutorado na Eastman School of Music, em Rochester/EUA, com bolsa da CAPES/Fulbright.
Inscrições abertas para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Categorias: Agosto 2015
Tags: curso, aulas
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar