FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2015
Meyer Filho e o Modernismo no Gerações Masc e abertura de exposição de longa duração



Quando: 27 Agosto 2015, Quinta-feira
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/958111290945725

O dia 27 de agosto será de grandes novidades no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Às 16h30min, ocorrerá a quinta edição do projeto Gerações Masc - Museu em Movimento, cujo tema será a obra de Meyer Filho; em seguida, às 19h, também haverá a abertura da exposição de longa duração Masc: Núcleo Inicial, com as obras que deram início à coleção do Museu nos anos 1940. Entrada gratuita.

O Masc está fechado à visitação do público desde o dia 24 de julho, devido à reformulação do espaço para receber a nova mostra de longa duração e também a exposição internacional A Força da Matéria, com obras de Joan Miró, prevista para abrir em 10 de setembro.

Gerações Masc

A palestra Meyer Filho e o Modernismo marca a quinta edição do projeto Gerações Masc - Museu em Movimento, desenvolvido pelo Núcleo de Arte-Educação do Masc. As professoras Rosângela Cherem e Sandra Meyer falarão sobre a vida e a obra de Ernesto Meyer Filho, pintor autodidata nascido em Itajaí, que aprendeu desenho e história da arte por meio de livros, exposições, visitações a museus e leituras diversas. Expôs, deste 1960, em galerias e museus do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Buenos Aires e Mar Del Plata.

Bacharel em Ciências Contábeis e funcionário aposentado do Banco do Brasil, Meyer Filho participou como ilustrador da Revista Sul e foi um dos fundadores e presidente do Grupo de Artista Plásticos de Florianópolis. Responsável pela organizações dos dois primeiros salões de Arte de Santa Catarina e da primeira coletiva de artistas catarinenses fora do Estado, em Curitiba, o artista faleceu em 22 de junho de 1991, em Florianópolis. Seu universo criativo tem servido como fonte inspiradora para inúmeros trabalhos artísticos em vídeo, fotografia, artes plásticas teatro, música e dança.

Sobre as ministrantes:

Rosângela Cherem é doutora em História pela USP (1998) e em Literatura pela UFSC (2006). Professora associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Ceart/Udesc; coordenadora do Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem-Acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas.

Sandra Meyer é doutora em Artes, Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e filha do artista Meyer Filho. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e graduação em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1981). É professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 1989, atuando no Curso de Licenciatura em Teatro e no Programa de Pós-graduação em Teatro (mestrado e doutorado).

Exposição Masc: Núcleo Inicial

O espaço, que desde a reabertura do Masc, em junho de 2011, abrigava a exposição sobre as diversas moradas do Museu, passou por uma reformulação para receber a nova mostra de longa duração Masc: Núcleo Inicial, com 32 obras que deram início à coleção do Museu nos anos 1940. Além da nova exposição, a sala destinada exclusivamente a exposições do acervo passa agora a se chamar Harry Laus, em homenagem ao escritor, crítico de arte e ex-diretor do Museu.

Entre as obras escolhidas para a reabertura do espaço estão trabalhos de Iberê Camargo, Djanira Motta e Silva, Ruben Cassa, Jan Zach, Aldary Toledo, José Machado de Moraes, José Nery, José Maria Dias da Cruz, Tomás Santa Rosa Júnior, Alfred Kubin, Oscar Meira, Mário Zanini, Joaquim Lopes Figueira Júnior, Lúcia Suané, Fulvio Pennacchi, Alfredo Rizzotti, Nélson Nóbrega, Alfredo Volpi, Lula Cardoso Ayres, Augusto Rodrigues, José Pancetti, Vera Assumpção, Aldemir Martins, Noemia Mourão, Roberto Burle Marx, Athos Bulcão, Emílio Pettoruti, José Silveira d'Ávila e Bruno Giorgi.

27/08 às 16h30 - Meyer Filho e o Modernismo - Gerações Masc - Museu em Movimento
Ministrantes: Prof. Rosângela Cherem e Prof. Sandra Meyer

27/08 às 19h - Abertura da exposição de longa duração Masc: Núcleo Inicial

Obra: Galo cósmico com lua branca. Ano 1972. Autor Ernesto Meyer Filho (Divulgação / Acervo Masc)
Meyer Filho e o Modernismo no Gerações Masc e abertura de exposição de longa duração

Categorias: Agosto 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar