FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
4ª edição de Desenho de Monstro



Quando: até 18 de setembro
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/856713921103212

Abertura 10 de setembro, quinta-feira, às 19h
Visitação até 18 de setembro

De 10 a 18 de setembro, os jardins da Fundação Cultural Badesc serão invadidos pelas criaturas da 4ª edição de Desenho de Monstro. A proposta ousada reunirá vários artistas que terão o desafio de realizar suas obras em um espaço urbano sujeito as intempéries, explica a autora do projeto, a artista plástica Adriana Maria dos Santos. Exposição será aberta para visitação até 18 de setembro. Entrada gratuita.

"A relação que cada um fará com o monstruoso perpassa a condição temporal, o caráter perecível e a fragilidade do que é trazido à tona fora do ambiente fechado do atelier e da galeria. A ideia parte da necessidade de pensar o monstro no projeto individual de cada artista, submetendo o olhar do público que transita pela rua ou que, de passagem para o interior da casa, ao imaginário singular comprometido com o estranho que a abordagem deste ícone simbólico remete”, diz Adriana.

Nesta edição além de Adriana estarão presentes os artistas Clara Fernandes, Ricardo Ramos, Djuly Gava, Bruno Bachmann, Claudia Cárdenas e Rafael Schlichting, Adson Loth, Pablo Rodriguez Vence, Pama Krowczuk, Estevão Mattos, Yasminka Guimarães, Felipe Vernizze, Airton Perrone, Fabrício Manohead, Jonathan Belusso, Marta Martins, Lara Montechio, Yuri Bastos e Kelly Kreis Taglieber.

"Este projeto envolve artistas cuja direção do trabalho pessoal nem sempre têm o monstruoso como foco conceitual ou poético, as linguagens são variadas não tendo limitação neste aspecto. A curadoria é feita apenas como escolha dos participantes. A organização é colaborativa envolvendo os artistas e o único mote comum é a paixão pelo tema, seja de leitores de velhos quadrinhos, identificação com o monstro do cinema seja de que época for, com o feio, o diferente ou a conexão com o transgressor em si e no trabalho em arte. Trata-se de encontrar o monstro que habita a linha gráfica, cênica, sonora de cada um”, destaca Adriana.

A história

Desenho de Monstro foi idealizado a partir do trabalho de dissertação de mestrado em poéticas visuais de Adriana dos Santos, concluído em 1998, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O assunto central era uma reflexão acerca do corpo e a loucura como psicopatologia, que envolveu entrevistas, visitações a instituições psiquiátricas, leituras e tentativas de aproximação com moradores de rua que apresentavam alguma singularidade compulsiva ou comportamento que pudesse ser entendido como portador de doença mental.

Considerando toda complexidade que envolve o assunto e a problemática envolvida, foi necessário um distanciamento do tema e um mergulho em outras águas, não menos complexas, mas para as quais a pintura conduziu que foi a pesquisa em torno do corpo mutilado e uso de próteses, especialmente a cadeira de rodas. Nesta abordagem surge o monstro como ícone simbólico, num sentido crítico, pensado como emblema de todo corpo considerado fora de padrões estéticos. O monstro que concentra todo um histórico humano de deformações, anomalias corporais, mutilações de ordem física, mental, psíquica que acabam por des-socializar o sujeito num isolamento interno e externo.
4ª edição de Desenho de Monstro


Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 24 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar