FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Exposição coletiva Caçadores e Coletores ou No Fine Arts



Quando: até 16 de outubro
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/162800250724868

Abertura 17 de setembro, quinta-feira, às 19h
Visitação até 16 de outubro de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h

Com a curadoria de Fernando Bopré, a exposição coletiva Caçadores e Coletores ou No Fine Arts abre na quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 19h, no Espaço 2, na Fundação Cultural Badesc. A entrada é gratuita.

O trabalho reúne fotografias, vídeos e objetos de 11 artistas que homenageiam os povos ameríndios pré-históricos, os chamados homens do sambaqui, que ocuparam o território litorâneo brasileiro há milhares de anos.

Ana Viegas, Lengo D'Noronha, Carla Linhares, Charles Steuck, Egídio Rocci, Felipe Vernizzi, Guto Kuerten, Leandro Lopes de Souza, Radji Schucman, Sandra Correia Fávero e Sérgio Vignes são os artistas envolvidos no projeto inédito que contempla em sua maior parte fotografias "Eu considerei que o procedimento de coletar e caçar na atualidade - isso no interior do campo artístico, também se faz por meio de instrumentos modernos como a câmera fotográfica e a de vídeo”, declara Bopré.

De acordo Boppré, Caçadores e Coletores ou No Fine Arts surgiu após uma visita ao museu do Homem do Sambaqui Padre Alfredo Rohr no Colégio Catarinense, em Florianópolis. "A minha formação é na área da história e eu sempre fui fascinado pelo universo da pré-história. Que homens e mulheres eram esses que transitavam por esse mesmo território onde vivemos há milhares de anos? O primeiro registro que se tem desse povo foi há aproximadamente 6.500 anos atrás. Eles tinham um hábito extremamente curioso e ainda hoje enigmático em muitos sentidos, que era o de acumular tanto seus mortos, habitações e restos de alimentação num mesmo local, esses montes elevados que hoje conhecemos como sambaquis”.

Com essa simbologia, Boppré acredita na constatação de que "continuamos sendo caçadores e coletores. A diferença é que temos processos industriais de larga escala, que essa caça e coleta ganhou contornos que, muitas vezes, provocam até mesmo verdadeiras hecatombes ambientais. Tendo isso em vista, eu comecei a pensar em artistas que trabalhassem com a ideia de 'caça e coleta' de um modo delicado, sensível, sem ser invasivo com a natureza ou com o outro. A exposição está baseada nessa ideia, de ver a 'caça e a coleta' por um viés poético, não destrutivo, mas sim construtor de sentidos e relações entre as pessoas e a natureza”.
Exposição coletiva Caçadores e Coletores ou No Fine Arts


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar