FaceBook Instagram Twitter


6º Varal da Trajano expõe fotografias de Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel



Quando: 03 Outubro 2015, sábado, das 9h às 12h
Onde: Rua Trajano, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/848021221979299

40 anos separam os dois fotógrafos, Ronaldo Dias De Andrade com 66 e Hermes Daniel com 26, que estarão expondo seu trabalho com mostra "Imagens que dizem um pouco de cada um e de alguns" na sexta edição do Varal da Trajano neste sábado, 3 de outubro, das 9h às 12h, na rua Trajano, no centro histórico de Florianópolis.

"Luz e sombra, terra e mar, peixes e homens, remos, um barco, uma busca: imagens que nos dizem de cada um e de alguns. Do singular e do plural. Do hiato que separa e une. As imagens de Ronaldo Andrade(66) e de Hermes Daniel(26), traduzem um encontro de duas gerações de nativos que a fotografia reuniu na beira da praia, em torno de mesmos objetivos e se mostra aqui. Juntos, homens, barcos redes, câmeras, lentes e sonhos se misturam, se cruzam e trazem para a margem o resultado do olhar e do trabalho: peixes e imagens que, compartilhados traduzem um esforço para que se mantenha, o modo de olhar e de tirar do mar o desejado e almejado peixe de todo o ano.

São imagens que compartilham preocupações a respeito do resgate de uma identidade cultural que vem se perdendo e se deteriorando num contexto cada vez mais atingido por um processo galopante de urbanização que aí se instala.

É o registro fotográfico de imagens que anunciam as mudanças, e aproximam os dois fotógrafos que, apesar dos quarenta anos que os separam, mostram-nos cenas do cotidiano e dos costumes locais onde o tradicional e o contemporâneo se misturam ao religioso e ao profano, às belezas de uma natureza exuberante que vai se esvaindo no seio da expansão imobiliária implacável e corrosiva.

É o que mostram as luzes do amanhecer e do pôr-do-sol no Campeche, quer seja no período da pesca da tainha, quer seja no verão em que se observa um movimento novo e intenso à beira mar, verdadeiros rituais de férias, de lazer e de pesca. A rede lançada ao mar, se estende para a comunidade e nos envolve.
Claudete Segalin de Andrade"

Com apoio da Multicor, Hahnemühle e FCC, o Varal da Trajano realiza as exposições de fotografias ao ar livre e acesso gratuito, sempre no último sábado de cada mês, no quarteirão entre as ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis. A Trajano foi a rua escolhida porque é uma das ruas mais movimentadas da cidade.
6º Varal da Trajano expõe fotografias de Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar