FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
6º Varal da Trajano expõe fotografias de Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel



Quando: 03 Outubro 2015, Sábado, das 9h às 12h
Onde: Rua Trajano, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/848021221979299

40 anos separam os dois fotógrafos, Ronaldo Dias De Andrade com 66 e Hermes Daniel com 26, que estarão expondo seu trabalho com mostra "Imagens que dizem um pouco de cada um e de alguns" na sexta edição do Varal da Trajano neste sábado, 3 de outubro, das 9h às 12h, na rua Trajano, no centro histórico de Florianópolis.

"Luz e sombra, terra e mar, peixes e homens, remos, um barco, uma busca: imagens que nos dizem de cada um e de alguns. Do singular e do plural. Do hiato que separa e une. As imagens de Ronaldo Andrade(66) e de Hermes Daniel(26), traduzem um encontro de duas gerações de nativos que a fotografia reuniu na beira da praia, em torno de mesmos objetivos e se mostra aqui. Juntos, homens, barcos redes, câmeras, lentes e sonhos se misturam, se cruzam e trazem para a margem o resultado do olhar e do trabalho: peixes e imagens que, compartilhados traduzem um esforço para que se mantenha, o modo de olhar e de tirar do mar o desejado e almejado peixe de todo o ano.

São imagens que compartilham preocupações a respeito do resgate de uma identidade cultural que vem se perdendo e se deteriorando num contexto cada vez mais atingido por um processo galopante de urbanização que aí se instala.

É o registro fotográfico de imagens que anunciam as mudanças, e aproximam os dois fotógrafos que, apesar dos quarenta anos que os separam, mostram-nos cenas do cotidiano e dos costumes locais onde o tradicional e o contemporâneo se misturam ao religioso e ao profano, às belezas de uma natureza exuberante que vai se esvaindo no seio da expansão imobiliária implacável e corrosiva.

É o que mostram as luzes do amanhecer e do pôr-do-sol no Campeche, quer seja no período da pesca da tainha, quer seja no verão em que se observa um movimento novo e intenso à beira mar, verdadeiros rituais de férias, de lazer e de pesca. A rede lançada ao mar, se estende para a comunidade e nos envolve.
Claudete Segalin de Andrade"

Com apoio da Multicor, Hahnemühle e FCC, o Varal da Trajano realiza as exposições de fotografias ao ar livre e acesso gratuito, sempre no último sábado de cada mês, no quarteirão entre as ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis. A Trajano foi a rua escolhida porque é uma das ruas mais movimentadas da cidade. 6º Varal da Trajano expõe fotografias de Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 26 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
até 30 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar