FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Exposição "O eu e o outro" de Ricardo Ramos



Quando: até 29 de outubro
Onde: Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça XV de Novembro, 180 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1505382853113966

Abertura 24 de setembro, quinta-feira, às 19h
Visitação até 29 de outubro, segunda à sexta das 13h às 19h, sábados das 12h às 17h

Utilizando o desenho e a pintura para expressar sentimentos e inquietudes, Ricardo Ramos costuma reproduzir em imagens a dualidade do ser humano, com suas semelhanças e diferenças. O artista apresenta nesta quinta-feira, 24 de setembro, a exposição O Eu e o Outro, reunindo três séries de trabalhos que mesclam ficção e realidade em diferentes abordagens sobre o tema. A mostra será aberta às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com entrada franca.

Na trilogia ‘Caras e Personas’, ‘Sudário ou Decapitados’ e ‘Livro de Pintura’, Ricardo Ramos coloca em foco questões como individualidade, ambiguidade e diversidade. Em suas obras, cada pessoa retratada pode ser ela mesma sem deixar de trazer outras guardadas dentro de si. Cada retrato em exposição reproduz a cara que alguém tem ou pensa ter, podendo ser fruto de uma lembrança ou produto da imaginação. "É um trabalho que tornado dinâmico, guarda o vigor do traço e capta a alma do retratado ou imaginado, ninguém ou todos nós”, explica o artista catarinense.

A exposição O Eu e o Outro reúne trabalhos pintados em lona, utilizando a técnica mista de acrílico e óleo. Os materiais são apresentados em telas sem moldura ou chassi, penduradas ou coladas na parede, ou ainda em lona costurada com fio de pesca, formando livros que poderão ser manuseados pelo público. Também integram a mostra materiais que resultam de reciclagem como papelão e compensado, usados como suporte para pintura.

Entre os trabalhos expostos na Galeria Vecchietti destacam-se as ‘Bolsacolas’, nove sacolas feitas com lona pintada que serão sorteadas entre os visitantes presentes no evento de abertura. Costuradas manualmente, as peças resultam da reciclagem de obras que foram apresentadas há três anos no projeto Pintura em Movimento. Os produtos doados poderão ser retirados somente após o término da exposição.

Aberta à apreciação pública até dia 29 de outubro, gratuitamente, a mostra O Eu e o Outro pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados das 12 às 17 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em visitar o espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes devem fazer agendamento com a equipe da Diretoria de Artes pelo e-mail galeria.municipal@gmail.com ou pelo telefone (48) 3228-6821.

Sobre o artista

Com atuação em Florianópolis desde os anos 1980, Ricardo Ramos é graduado em desenho e em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e pós-graduado em pintura também pela Udesc. Cursou ainda pintura mural, pintura e desenho na Facultad de Bellas Artes, na Universidad Complutense de Madri, na Espanha.

Entre as diversas exposições individuais e coletivas realizadas ao longo dessas três décadas, destacam-se a participação no 1º Salão de Artes de Itajaí (1992), o II Guinter de Pintura no Museu de Arte Contemporânea – MAC, em São Paulo (1995), e a mostra na Galeria Universidad Complutense de Madri, na Espanha (1996).

Em Florianópolis, o artista realizou recentemente a exposição Dois Pesos e Duas Medidas (2014), no Espaço Lindof Bell, no CIC; e lançou a mostra Sobrevoo (2013), na Fundação Cultural Badesc, além de participar do livro Desenho de Monstro (2014), organizado por Adriana Santos. Exposição "O eu e o outro" de Ricardo Ramos

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar