FaceBook Instagram Twitter


Ciclo Feliz Aniversário! - programação de outubro do Cineclube Ó Lhó Lhó



Quando: 29 Outubro 2015, quinta-feira, às 18 horas
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1640096469612892

Em outubro, no mês do seu aniversário, o Cineclube Ó Lhó vai exibir cinco filmes metalinguísticos, ou seja, filmes que falam sobre filmes. As sessões ocorrem nas sextas-feiras às 18h na Sala de Artes Visuais do IFSC Câmpus Florianópolis, são abertas à comunidade externa, com entrada franca. E pra completar, além de filme bom, tem pipoca e tem debate. O ciclo inicia no dia 2 com o clássico "Cinema Paradiso", de 1988, dirigido por Giuseppe Tornatore.
OBSERVAÇÃO: Para os participantes que não estudam no IFSC, é necessário trazer o RG para entrar no campus.

Próximas sessões do ciclo, às 18 horas na Sala de Artes Visuais:
02/10 - Cinema Paradiso
09/10 - A Noite Americana
16/10 - Cada Um Com Seu Cinema
23/10 - 8½
29/10 - Ed Wood

Além das sessões normais, serão exibidos curtas metragens na hora do almoço, nas duas quartas-feiras antes do fim de outubro, dias 21 e 28. Essas sessões serão realizadas às 12h15 no Auditório do IFSC, onde é proibida a entrada de alimentos, portanto, não haverá pipoca. (Mas, para compensar, as poltronas são acolchoadas.)

Os curtas que serão exibidos ao longo destas duas sessões são:
-O Sanduíche (13min)
-Cinemaiêutica (15min)
-Um filme chamado Sfincter (15min)
-Os filmes que não fiz (16min)
-Isto não é um filme (22min)

Dia 2/10 - "Cinema Paradiso"
Direção: Giuseppe Tornatore. 1988. Itália. 124 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos.
Sinopse: Salvatore Di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era coroinha). No começo, ele costumava espreitar as projeções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro par a censurar as imagens que possuíam beijos, e fazia companhia a Alfredo, o projecionista. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.
Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, retornando somente trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo. Ao final, o Novo Cinema Paradiso, já abandonado, acaba demolido pela prefeitura para construir um estacionamento. Voltando para Roma Totó assiste a uma fita com todas as imagens de beijo que o padre da cidade havia censurado.

Dia 9/10, na segunda sessão do Ciclo será exibido "A Noite Americana", filme de 1973 feito pelo cineasta francês François Truffaut. Confira a sinopse do filme:

O filme mostra Ferrand, um cineasta, durante a produção de um filme chamado Je vous presente Pamela, seus imprevistos, atores com ego inflado, problemas de bastidores, e as soluções improvisadas para concluir o projeto a tempo, como por exemplo, furtar um vaso do hotel onde o elenco estava hospedado para compor o cenário da casa da personagem "Pamela". Durante as filmagens de Je vous presente Pamela, Alphonse e Julie, os atores principais, têm um caso, mas ela não leva o caso adiante. Com ciúme, ele conta ao marido dela, que invade o set de gravação, enquanto o ator ameaça abandonar o projeto — e esse é só um dos problemas que Ferrand tem de enfrentar.

Dia 16/10, às 18h, dando continuidade ao ciclo metalinguístico que celebra o aniversário do Cineclube, exibem o filme "Cada Um Com Seu Cinema".

Como manda a tradição, vai ter pipoca e debate. Além disso, a IFSC TV vai estar lá a partir das 17h, recolhendo depoimentos sobre o cineclube. Quem quiser participar das gravações, é só chegar!

Sobre o fime: O filme é uma antologia que reune 34 curtas realizados por diretores aclamados de 25 países diferentes, entre eles o iraniano Abbas Kiarostami e o brasileiro Walter Salles, além d e figuaas que já passaram pelo Cineclbe Ó Lhó, como os irmão Dardenne e Jean-Luc Godard (Ambos no Ciclo Greve!? com os filmes Dois Dias, Uma Noite e Tudo Vai Bem, respectivamente.)
Cada curta dura três minutos e foram encomendados em 2007 para a 60ª edição do Festival de Cannes, tendo como ponto de partida a relação do diretor com cinema e a sala de exibição.

Dia 23/10, sexta-feira, às 18h, o Cineclube Ó Lhó Lhó exibirá o filme autobiográfico do diretor italiano Federico Fellini, . Ele leva esse nome pois Fellini tinha dirigido nove filmes até então (com um deles sendo uma co-direção).

Confira a sinopse: O filme retrata a crise de criatividade de um cineasta chamado Guido Anselmi, que demonstra um certo esgotamento no seu estilo de vida e resolve se internar em uma estação-de-águas para buscar inspiração.
Usa de uma estratégia engenhosa para contornar o bloqueio criativo que—conta-se—o próprio Fellini estaria sentindo: contar a própria dificuldade de realizar um filme. E ainda obter o prestígio de fazer um filme metalinguístico, que usa a linguagem do cinema para comentar um filme que seus personagens estão fazendo.
Ciclo Feliz Aniversário! - programação de outubro do Cineclube Ó Lhó Lhó


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar