FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Comemoração do Dia Municipal da Rendeira



Quando: 21 Outubro 2015, quarta-feira, às 17 horas
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

A partir de 2009, no calendário oficial de Florianópolis, o dia 21 de outubro consta como o Dia Municipal da Rendeira. Criado por sugestão da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e por proposição do vereador Dinho (Edinon Manoel da Rosa), a data remete a 21 de outubro de 1747, quando os primeiros açorianos partiram da Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, com destino a Santa Catarina.

As rendeiras serão homenageadas nesta quarta-feira, 21 de outubro, no Museu Histórico de Santa Catarina, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, Centro de Florianópolis.

A programação inclui uma exposição de rendas produzidas por rendeiras da cidade, musical do "Tocata da Casa” e lançamento do livro "Rendas de Bilro, um legado açoriano transcendendo séculos em Florianópolis”.

A homenagem é promovida pela Casa dos Açores de Santa Catarina, com o apoio da FCC, por meio do Museu, e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

Em março de 2011, a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina lançou oficialmente o Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, localizado na Lagoa da Conceição, nas instalações do Centro Cultural Bento Silvério, popularmente conhecido por Casarão da Lagoa, e cujo objetivo é proporcionar às rendeiras um local para manutenção de oficinas garantindo o repasse dos saberes tradicionais, sala de exposição e comercialização, entre outras atividades.

Comemoração do Dia Municipal da Rendeira


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar