FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Semana Lixo Zero 2015 - Programação de Florianópolis



Quando: de 23 a 31 de outubro
Quanto: Gratuito

Você sabia que uma única pessoa pode gerar cerca de 270 quilos de lixo durante um ano? E que a produção mundial de resíduos chega a 1,84 toneladas no mesmo período? Mas apesar destas enormes quantidades de resíduos, o problema maior na forma como são descartados e depositados todo este material. No Brasil, por exemplo, a geração de lixo avançou cinco vezes mais em relação ao crescimento populacional de 2010 a 2014, mas 38% dos brasileiros (78 milhões de pessoas) continuam sem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Das 78,6 milhões de toneladas geradas no país em 2014, quase 30 milhões foram dispostas em lixões e aterros, locais que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde.

Promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil em diversas cidades brasileiras, a Semana Lixo Zero tem como intuito alertar a população sobre o correto descarte, reciclagem, reaproveitamento e redução da produção de resíduos. O Instituto Lixo Zero Brasil é movido pelo desafio de divulgar e promover o Conceito Lixo Zero através de ações mobilizadoras, contribuindo com o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito ao meio ambiente.

A Semana Lixo Zero é um evento multidisciplinar, uma semana de workshops, palestras, debates e outros eventos, promovendo metas e práticas relacionadas à causa. Sua última edição, em 2014, abrangeu 2 países, 4 estados e 11 cidades participantes, totalizando mais de 400 eventos, com a participação em fóruns, congressos, conferências, cursos, de mais de 22 mil pessoas, estudando a viabilidade de um mundo Lixo Zero.

Neste ano, a semana acontece de 23 a 31 de outubro nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Tubarão.

Em Florianópolis, a Semana conta com várias atividades em apoio ao evento nacional.

O tradicional Viva a Cidade terá uma edição especial neste sábado, dia 24 de outubro, com a realização do primeiro Xepa Truck, um evento contra o desperdício de alimentos. Inédito no Brasil, o evento acontecerá das 9h às 16h no Centro Histórico de Florianópolis e contará com a participação de 12 caminhões de comida, que utilizarão frutas, verduras e legumes, subsidiados pelo Hippo Supermercados, para oferecer um cardápio diferenciado aos seus fieis consumidores. A ação tem a proposta de salvar os alimentos perecíveis bons para o consumo, que seriam descartados por não atenderem os padrões estéticos de prateleira de mercado.

A iniciativa do Núcleo de Food Trucks da CDL de Florianópolis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e o Slow Food, busca conscientizar sobre o grave problema de desperdício no Brasil. Segundo pesquisa apurada em junho pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 60% dos alimentos produzidos no país são descartados todos os dias, resultado em graves prejuízos financeiros e nutricionais.

Também no sábado, dia 24 de outubro, a Regional Centro da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), promove O Dia do Lixo Zero, uma ação social que conta com Feira de Reciclagem, bazar de artesanato e outras atividades, das 10h às 16h, no vão central da Av. Hercílio Luz - entre as Ruas Hermann Blumenau e José Jacques, na extensão da Praça Olívio Amorim.

No espaço montado no passeio da Avenida Hercílio Luz haverá coleta de material reciclável: papel, papelão, garrafas pet, latinhas, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias - coleta de óleo vegetal em parceria com o ReÓleo, de eletrônicos em parceria com o CDL, e de outros materiais como pilhas e baterias, com o apoio de cooperativas da Comcap.

Haverá também um bazar com peças de artesanato confeccionadas com material reciclado. Na programação, ainda acontecerá orientação jurídica da OAB Cidadã, atendimentos odontológicos do Projeto Sorriso Novo, recreação organizada pelo SESC e Banco de Talentos ACIF. O mascote do ReÓleo, o Óleoolhó, também estará presente. Venha conferir e aprender mais sobre coleta de materiais e o impacto ambiental! Lembramos que em caso de chuva, o evento será cancelado.

"O lixo é uma problemática que envolve toda uma comunidade. Por isso, pensamos em um evento em que pudéssemos mostrar diretamente para as pessoas como cada um pode diminuir sua quantidade de resíduos e também as melhores maneiras de descartá-los e até reaproveitá-los”, explica Luiz Carlos Padilha, diretor da regional da entidade. Segundo ele, a ideia é tornar o evento periódico e até leva-los para outros bairros.

Domingo, dia 25, a partira das 13 horas, será realizada uma oficina aberta de confecção de pranchas de Stand Up Paddle com garrafas pet reutilizadas, que marca o início de mais um grupo de trabalho do Projeto Pranchas Pet, na Menina do Mato da Barra do Sambaqui (rodovia Isid Dutra, 2223). Adultos, jovens e crianças celebrarão juntos este movimento, brincando e aprendendo. Serão dinâmicas com temas voltados para a preservação ambiental, reciclagem e reutilização de materiais.

Com objetivo de desenvolver ações socioambientais de inclusão social através de oficinas de confecção de pranchas de garrafas pet reutilizadas, o projeto  incentiva de forma lúdica os adolescentes a descobrirem novas habilidades e vocações despertando sua integridade e reconhecimento. Ética, consciência socioambiental, saúde e educação permeiam sutilmente as atividades, permitindo que o jovem aprenda de forma divertida e atraente.


PROGRAMAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

SEXTA - 23/10

QUIZ SOBRE RECICLAGEM – PROVA DAS OLIMPÍADAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – COLÉGIO CATARINENSE

SÁBADO - 24/10

XEPA TRUCK – PRAÇA XV. MOVIMENTO SLOW FOOD

HORTA COMUNITÁRIA – ADECOM

FEIRA DA RECICLAGEM – ACIF REG. CENTRO

DOMINGO - 25/10

GREEN DRINKS

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE GARRAFA PET – MENINA DO MATO
Evento: www.facebook.com/events/724064304364628

SEGUNDA - 26/10

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO COM OS COLABORADORES – INSTITUTO E GRUPO AMBIENTAL NEXXERA

SEMINÁRIO LIXO MARINHO. PROJETO CECA

PALESTRA LEGISLAÇÃO LIXO ZERO. ALESC

TERÇA - 27/10

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO COM OS COLABORADORES – INSTITUTO E GRUPO AMBIENTAL NEXXERA

PALESTRA EMPREENDEDORISMO LIXO ZERO – ACATE

FÓRUM INTERNACIONAL DO VAREJO LIXO ZERO – ACATS

II SEMANA CAMPUS LIXO ZERO UFSC E IV SEMINÁRIO CAMPUS LIXO ZERO – UFSC

QUARTA - 28/10

FÓRUM INTERNACIONAL DO VAREJO LIXO ZERO – ACATS

PALESTRA LIFE STYLE LIXO ZERO. HOTEL MAJESTIC

SEMINÁRIO: A INDÚSTRIA E OS RESÍDUOS SÓLIDOS – FIESC

II SEMANA CAMPUS LIXO ZERO UFSC E IV SEMINÁRIO CAMPUS LIXO ZERO – UFSC

QUINTA - 29/10

FÓRUM INTERNACIONAL DO VAREJO LIXO ZERO – ACATS

SEMINÁRIO SINDUSCON

SEXTA - 30/10

FÓRUM INTERNACIONAL DO VAREJO LIXO ZERO – ACATS

SÁBADO - 31/10

III AÇÃO SOCIAL OAB- CIDADÃ – OAB- CIDADÃ/CDI

7º RECICLAR E CONSCIENTIZAR – AEMFLO/ CDL

Semana Lixo Zero 2015 - Programação de Florianópolis

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar