FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Exposição "Estuário" de Sandra Correia Favero



Quando: até 6 de novembro
Onde: Fundação Hassis
Endereço: Rua Luis da Costa Freysleben, 87 - Itaguaçu
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/846527908794478

Abertura 16 de setembro, às 19 horas
Visitação até 6 de novembro

Nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, às 20 horas, no Museu Hassis acontecerá abertura de exposição "Estuário" da artista e professora Sandra Correia Fávero, docente no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Logo antes de vernissage, às 19h30min, a artista realizará uma conversa sobre sua pesquisa. A exposição estará aberta para visitação até o dia 6 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita.

Sandra Correia Favero:
"Meu olhar se fixa nas formações orgânicas sobre coisas, sejam elas originárias da natureza ou produzidas para consumo, e, como integrantes da paisagem que visito cotidianamente, regem meu estar no mundo e aparecem impregnando com rastros e vestígios meu trabalho poético.

A atração que sinto por essas reações da natureza reflete-se na aproximação que busco ao fazer uma gravura, atravessando as experimentações dentro do ateliê, os limites que posso alcançar e ultrapassar, desafiar a matéria, provocar reações e fazer uso das transformações que se sucedem, valendo-me dos momentos de produção para deixar fluir um diálogo que acontece entre a liberdade controlada e a vontade de seguir por especificidades técnicas. O tempo de ateliê mostra-se cada vez mais essencial, uma vez que as transformações que se dão a cada imagem instigam novas buscas.

A gravura em metal possibilita movimentos e transformações contínuos, proporcionando tanto um determinado descontrole para com os químicos, facilitando a interação ao uso, quanto um controle proposital que surge durante o processo de elaboração da matriz ou, ainda, de sua impressão. As tonalidades utilizadas nas impressões lembram as paisagens visitadas, a areia, o lodo, o verde da vegetação, o mar, a cor das algas, das cracas, das incrustações em tocos de madeira, em plásticos, a ferrugem em pedaços de latas, etc. Produzir relevos, experimentar texturas, recortes, formas e linhas sobre o papel aproximam-se das impressões percebidas na experiência vivida, nas formas orgânicas da natureza, dos objetos ali encontrados e suas marcas registradas no solo.

Na gravura em metal, mais do que ver e perceber com os olhos, desejo também sentir com as mãos e provocar essa vontade.
Arte e Vida."

Sobre a autora
Artista, professora e pesquisadora com doutorado em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2015), mestrado em Gestão do Design pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e graduação em Bacharelado – Pintura – pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1979).

Professora de gravura nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, desde 1998. Também é curadora em projetos de gravura. Antes de estabelecer-se em Florianópolis, orientou gravura em metal e litografia no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Solar do Barão, PR, e, no atelier de gravura da artista Uiara Bartira. Exposição "Estuário" de Sandra Correia Favero

Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar