FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Autorretrato: Sérgio Adriano H apresenta A Dúvida da Verdade



Quando: até 19 de novembro
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1638916566348852

Abertura 15 de outubro, às 19h
Visitação até 19 de novembro

Com curadoria de Carlos Franzoi, a exposição A Dúvida da Verdade, de Sérgio Adriano H, será aberta no dia 15 de outubro, a partir das 19h, no Espaço Fernando Beck, da Fundação Cultural Badesc. O projeto consiste em ações realizadas no deserto do Atacama, no Chile, e na cidade de São Paulo, onde o artista insere o próprio corpo nu na paisagem e na arquitetura e se auto fotografa. A exposição fica aberta ao público até o dia 19 de novembro. A entrada é gratuita.

Para esta exposição, a escolha do enquadramento, da abertura e da velocidade do obturador, mais a posição do corpo que é inserido na paisagem e na arquitetura da sombra, como também o conceito curatorial da exposição/ação, se dá em função da busca da produção de uma "verdade apresentada” que após confrontada gera o "universo da dúvida”. "Discutir as verdades apresentadas, estas baseadas em crenças e hábitos, muitas vezes, verdades manipuladas seja no âmbito social, político, econômico, religioso, racial. Quantas verdades apresentas aceitamos todos os dias?” instiga o artista.

As fotografias que compõem a exposição foram selecionadas das mais de sete mil realizadas no período entre sua viagem para o deserto do Atacama e sua volta para o Brasil no ano de 2014.

O ponto de partida

Sérgio explica que em 2003 iniciou um trabalho de pesquisa sobre o que é a morte e com a morte de sua mãe, Diva, três anos depois, o interesse aumentou. A mãe acreditava que o corpo de uma pessoa morta deveria ser velado um dia e uma noite inteira, não importando a hora de sua morte. No velório de sua mãe, Sérgio realizou uma série de fotografias do detalhe sutil de sua morte com o título "Portador da Verdade” e começou uma discussão e pesquisa sobre que "Era a Verdade”. Em 2013 a pesquisa, ainda voltada para o que "Era a Verdade”, é tomada por um novo olhar: não deveria buscar o que "É a Verdade”, mas compreender como o "sistema da verdade" opera no indivíduo e rege a si mesmo. Para esta nova busca precisou criar e examinar do que o "sistema da verdade" é constituído e, a partir disso, chegar a produzir a "capacidade da dúvida sobre a verdade". Foi então que surgiu o projeto A Dúvida da Verdade que será apresentado pela primeira vez na Fundação Cultural Badesc.

"Minha questão não é somente a fotografia, mas o que tem nela – o antes e o depois, não proponho um ponto final, mas sim, um pensar sobre o apresentado, fazendo com que o espectador saia da passividade e mergulhe no olhar minucioso dos detalhes e provoque uma reação frente a ação outrora realizada desde o início do projeto, partindo do pressuposto que uma ação ocasiona uma reação e transforma-se em um ciclo”, declara o artista.

Ar livre

No mesmo dia 15 de outubro, às 12h30, o artista realizará uma exposição/ação em frente à Catedral Metropolitana, em Florianópolis, chamada "Verdade 1000 vezes repetida se torna verdade”, que integra o projeto A Dúvida da Verdade. Serão apresentadas fotografias e objetos com duração aproximada de 80 minutos. Evento gretuito.

"Transformando estes locais em museus a céu aberto, desta forma, permitir à população vivenciar manifestações artísticas no seu dia a dia, com o livre acesso à exposição, estimulando infinitas leituras, diálogos e experimentações estéticas em pessoas de diferentes faixas sociais e etárias, contribuindo para uma aproximação com o universo da arte contemporânea”, declara.

Sobre o artista

Sérgio Adriano Dias Luiz (1975) é natural de Joinville (SC). Vive, estuda e produz nas cidades de Joinville e São Paulo. Artista visual com carreira sólida desde 2001 de múltiplas linguagens, integrante do Grupo P.S, com a artista Priscila dos Anjos. Formado em Artes Visuais (2005), participou de cursos no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MISS-SP), Escola de Teatro São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Escola Livre de Arte (Udesc), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Participou da Curatoria Forense Residências de Arte Contemporânea (Villa Alegre, Chile, 2014). É mestrando em Filosofia da Faculdade São Bento (SP). Livros: incluído como um dos 30 artistas de Santa Catarina no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina (2014); Convite à Viagem (Itaú Cultural, 2013); Fragmentos Urbanos (Udesc, 2013). Edital Produção: Lei de Incentivo à Cultura de Joinville (Simdec, 2009 a 2014). Realizou diversas palestra e workshops sobre sua poética de produção. Em 2014 fundou a Residência de Artística Diva Base 44 SP focada na vivência urbana e arte e vencedor de diversos prêmios.
Autorretrato: Sérgio Adriano H apresenta A Dúvida da Verdade


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar