FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Lançamento do livro "A Caminho do Ouro", de Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco



Quando: 05 Novembro 2015, Quinta-feira
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1668908773390787

Relatos de norte-americanos na Ilha de Santa Catarina no século 19 são o enredo de livro "A Caminho do Ouro – norte-americanos na Ilha de Santa Catarina", da jornalista Marli Cristina Scomazzon em parceria com Jeff Franco, que será lançado no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc. O trabalho editado pela Editora Insular, tem 160 páginas e é baseado em dezenas de manuscritos de viajantes norte-americanos que visitaram a cidade no século 19.

A narrativa trata de um período até hoje desconhecido na história de Santa Catarina. As descrições detalhadas da paisagem e da vida na ilha formam um belo retrato da Desterro de dois séculos atrás. Marli conta que a pesquisa durou cinco anos e foi feita tendo como matéria prima manuscritos e cartas produzidos entre 1848 a 1856, quando a Ilha foi invadida por norte-americanos. Neste ponto de parada da viagem em direção à Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, onde iam em busca de ouro, eles fizeram relatos até então desconhecidos para a história do Estado. "Um dos nossos maiores desafios foi descobrir e ter acesso a manuscritos que estavam nos Estados Unidos”, conta a autora.

A rota de navegação, que pode parecer inusitada para os dias atuais, é justificada quando analisada a história. Estes norte-americanos viviam na costa leste dos Estados Unidos e partiram em busca de ouro logo após a breve guerra com o México que anexou a Califórnia ao país. Naquele Estado, foram descobertas enormes jazidas de ouro e a falta de estradas para cruzar o país, a presença de índios e imensas montanhas cortadas por vales e rios intransponíveis, forçava a rota pelo Atlântico sul, caminho usado há muitos anos por baleeiros e viajantes que comercializavam com o Oriente. Como ainda não havia o canal do Panamá, a rota previa o contorno a América do Sul e a parada na Ilha era obrigatória para suprir as embarcações e seus tripulantes.

Também baseados em relatos oficiais e reportagens de jornais brasileiros, pode-se saber como os ilhéus sentiram esta invasão e como reagiram a ela. Existiam aqueles que se esforçaram ao máximo em ser bons anfitriões, outros viram no episódio uma boa oportunidade de lucro e teve quem se exasperou com a avalanche de homens ruidosos e ávidos por aventuras.

Para encerrar o livro, a história do consulado dos Estados Unidos em Desterro que durou cerca de 50 anos. É possível conhecer seus cônsules e um pouco de suas vidas e dos problemas que tiveram que contornar no seu dia a dia.

A autora

Marli Cristina Scomazzon nasceu em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mora em Florianópolis desde 1985, onde trabalhou em vários jornais e revistas e, atualmente é assessora de imprensa do Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica (Sinergia).

Onde comprar

A Caminho do Ouro – Norte-americanos na Ilha de Santa Catarina será comercializado na Livros & Livros no campus da UFSC e pelo site da editora Insular www.insular.com.br. O valor sugerido é de R$ 39. Lançamento do livro "A Caminho do Ouro", de Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco

Categorias: Novembro 2015
Tags: livros
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar