FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Mostra Sonora Brasil apresenta concertos gratuitos "Violas Brasileiras"



Quando: de 20 a 23 de novembro, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/436334859891504

Programação em Florianópolis:
Violas Caipiras: 20/11
Violas em Concerto: 21/11
Violas no Nordeste: 22/11
Violas Singulares: 23/11

Com o tema "Violas Brasileiras”, a 18ª edição do Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país, chega ao Estado em formato de mostras musicais, em uma realização do Sesc. De 3 de novembro a 5 de dezembro, a Mostra Sonora Brasil Sesc circula por 23 cidades de Santa Catarina, somando 96 apresentações gratuitas. Cada município recebe quatro concertos – um por dia: "Violas Caipiras”, "Violas em Concerto”, "Violas no Nordeste” e "Violas Singulares”, sempre com entrada franca. Em Florianópolis as mostras acontecem de 20 a 23 de novembro no Teatro do SESC Prainha, sempre às 20 horas.

Os shows abordam aspectos do desenvolvimento do instrumento no país, mostrando que o uso da viola ultrapassa as fronteiras do interior e chega às salas de concerto, ampliando sua presença nos espaços destinados à música clássica. No Sudeste, a viola se consagrou com as denominações caipira e sertaneja. Em São Paulo, no Paraná e no Mato Grosso, o uso da viola está ligado a gêneros musicais regionalizados e no Nordeste e Recôncavo Baiano, ela é encontrada em sua forma tradicional, mas também, é utilizada em variantes típicas da região.

O espetáculo "Violas Caipiras”, com os violeiros Levi Ramiro (SP) e Paulo Freire (SP), abre a programação. Eles vão apresentar repertório que trata desde exemplos mais remotos, como os recolhidos nas pesquisas desenvolvidas por Freire no interior de Minas Gerais, e os que povoam a memória de Ramiro desde a infância, até compositores da atualidade, mostrando um panorama do desenvolvimento do instrumento na região.

Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ) fazem o show "Violas de Concerto”. O duo apresenta a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música. E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico chegando, inclusive, a se tornar curso de bacharelado.

O espetáculo "Viola no Nordeste” é conduzido pelos músicos Antonio Madureira (PE), Ivanildo Vilanova (PB) e Cassio Nobre (BA). Os três músicos convidados, expoentes em suas áreas, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional desse instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina. A viola no Nordeste pode ser encontrada em sua forma mais tradicional, como a presente na região Sudeste, mas também em variantes típicas da região, como a utilizada por repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano.

"Violas Singulares” encerra a Mostra com a apresentação dos músicos Sidnei Duarte (MT), Rodolfo Vidal (SP) e Mauricio Ribeiro (TO). As violas singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto nacional do Sesc, que tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita às populações contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O biênio 2015/2016 tem como temas "Violas Brasileiras” e "Cantos de trabalho”. No próximo ano, chegará ao Estado o circuito "Cantos de Trabalho,” com grupos que apresentam a música como expressão de atividades laborais rurais e urbanas.
Mostra Sonora Brasil apresenta concertos gratuitos "Violas Brasileiras"


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 02 Março 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar