FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Cine Demarque no VII SAPIS e II ELAPIS



Quando: 05 Novembro 2015, Quinta-feira, das 8h30 às 18h
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1631846100421976

Neste mês de novembro, o Cine Demarque estará presente no VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social - SAPIS e II Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social - ELAPIS, eventos que ocorrerão na UFSC entre os dias 3 a 6 de novembro. O tema central deste seminário é: CULTURAS E BIODIVERSIDADE: O PRESENTE QUE TEMOS E O FUTURO QUE QUEREMOS.

O Cine Demarque marcará sua presença no dia 5 de novembro, com exibições de produções audiovisuais predominantemente relacionadas aos Povos Tradicionais - Comunidades Quilombolas do Brasil, das 8h30 às 18h, no Auditório Guarapuvu do Centro de Eventos da UFSC.

Em homenagem e reconhecimento à essa grande maioria da população brasileira / latino-americana, o Cine Demarque terá como grande tema o fortalecimento da luta em prol da Consciência Negra e garantia dos direitos territoriais e socioculturais destes povos que tanto nos ensinam.

Em total apoio, também, à luta e movimentos dos Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas, o Cine Demarque promoverá junto aos representantes destes povos um ATO CONTRA A PEC 215 no dia 5/11, no local das exibições, e convidam de forma especial para somar forças tod@s @s apoiadores destes povos e seus movimentos em prol da garantia e reconhecimento de seus direitos, como o de demarcação de seus territórios.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

8h30 - "Terra de Quilombos - Uma dívida histórica”
(45min, 2003).
Ficha Técnica
Duração: 45 min.
Direção: Murilo Santos
Roteiro: Murilo Santos e Maristela Andrade
Argumento: Grupo de Trabalho de Laudos Antropológicos da ABA e Murilo Santos
Coordenação de Produção: Rosenita Santos
Apoio: Fundação Sousândrade, Fundação Ford
Realização: ABA - Associação Brasileira de Antropologia
A inserção do Artigo 68, dos ADCT, da Constituição de 1988, como resultado da pressão dos movimentos sociais, reforçou a luta de várias comunidade negras rurais, em todo o país, pelo reconhecimento de seus territórios. Essas comunidades passaram a adotar a autodefinição de comunidades remanescentes de quilombos.
Sinopse: TERRAS DE QUILOMBO - UMA DÍVIDA HISTÓRICA, é um documentário sobre as comunidade negras rurais de Alcântara, no Maranhão, que discute o que ficou conhecido na literatura especializada como "ressemantização" do termo quilombo.
A partir da apresentação de elementos que fundamentam a identidade étnica - narrativas históricas, rituais, festas, formas de apropriação da terra e demais recursos naturais - o documentário descreve o processo violento causado pelo deslocamento compulsório de famílias dessas comunidades para a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara.
O caso específico de Alcântara é um exemplo do desrespeito aos direitos das comunidades remanescente de quilombos, em todo o Brasil, e da desestruturação desses territórios étnicos, apesar do amparo constitucional. TERRAS DE QUILOMBO - UMA DÍVIDA HISTÓRICA, se constitui num instrumento importante para a discussão da nova conceituação de quilombos e das violências cometidas contra os quilombos contemporâneos.

9h40 – "Índio Cidadão?”
(52 min. Brasil, 2014)
Direção: Rodrigo Siqueira e Equipe
Ato-Debate "Cidadão”: Discurso e Ato Contra a aprovação da PEC 215 no Congresso Nacional por representantes dos Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas do Sul do Brasil.

14 h – "Comunidade Quilombola São Roque – Referências Culturais”
(47’15min. 2008, IPHAN)
Debate: Articulação com o evento paralelo "Unidades de Conservação e Territórios Quilombolas: potencialidades de convivência e cuidado mútuo - construção de alternativas em relação à sobreposição parcial do Território Quilombola de São Roque aos PN Aparados da Serra e da Serra Geral)”, com a presença de representantes quilombolas da Comunidade de São Roque (SC) e demais regiões do sul do Brasil.

14h40 – "Exilados na terra: quilombolas de São Roque (SC), proibidos de plantar, retomam território”
(7min, 2014)
Produção: Míriam Santini de Abreu – Revista Pobres & Nojentas
Local do Debate: Sala Aroeira – Centro de Eventos

16h – "Salvaterra, Terra de Negro”
(48’28min. 2008)
Ficha Técnica
Direção e Edição: Priscilla Brasil
Direção de Fotografia: Gustavo Godinho
Assistente de Câmera: Carlos Lobo
Som Direto: Fábio Carvalho
Diretor de Produção: Teo Mesquita
Assistente de Produção: Felipe Braun
Assistente de Edição: Brunno Reggis
Sinopse: A condição dos remanescentes de quilombos da amazônia é apresentada em salvaterra (ilha do marajó, pará). o dia-a-dia das comunidades, os conflitos de terra, a expectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva estão representados de uma forma poética neste documentário. um registro de 12 comunidades tradicionais amazônicas no século XXI.
Debatedora: Lu Quilombola Pereira – Representante Quilombola da Comunidade da Aldeia, município de Garopaba – SC; estudante de Serviço Social da UFSC; militante no Movimento Negro Unificado - MNU e do 4P.

16h50 - "Sua Cor bate na Minha”
(18’24min, 2015)
Direção: Elizamara Nilson e Paula Garcia.
Realização: Laboratório Televisão e Jornalismo Unochapecó
Debatedora: Luciane Pereira – Representante Quilombola da Comunidade da Aldeia, município de Garopaba – SC; estudante de Serviço Social da UFSC; militante no Movimento Negro Unificado - MNU e do 4P. Cine Demarque no VII SAPIS e II ELAPIS

Categorias: Novembro 2015
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar