FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Os Lunáticos apresentam Impressão 3D: Potencialidades de uma Revolução Tecnológica



Quando: 10 Novembro 2015, terça-feira, às 19 horas
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Victor Meirelles, 59 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1652694271650306

O Museu Victor Meirelles recebe na terça-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas, mais uma reunião aberta do grupo Os Lunáticos de palestras e debates científicos.

O encontro acontece na Sala Multiuso do Museu, no terceiro andar do prédio anexo, e o tema desta reunião é a Impressão 3D, assunto cada vez mais presente nos noticiários, não só no campo das evoluções tecnológicas, mas também das artes, da indústria e da medicina.

Diferentemente dos formatos anteriores, desta vez na reunião d’Os Lunáticos haverá uma mesa, onde três expositores falarão sobre o tema e conversarão com a plateia, respondendo perguntas e mediando as intervenções, como já é de praxe nas reuniões do grupo.

Os convidados desta edição são Eduardo Beltrame, Thomaz Borges e Diego de los Campos, todos ligados de diversas maneiras ao tema da impressão 3D, cada um na sua área de atuação.

Eduardo Beltrame é técnico em eletrônica pelo Instituto Federal de SC e aluno de química da UFSC, onde trabalhou com matemática, biologia molecular e química computacional. Estudou por um ano na Brandeis University, nos EUA, onde trabalhou com neurociência e biofísica. Eduardo falará sobre a sua experiência naquela universidade, onde foi presidente do Clube de Impressão 3D da instituição. Também trabalhou com desenvolvimento de material didático, montando, consertando e testando impressoras.

Thomaz Borges é engenheiro mecânico com doutorado em energias renováveis. Desde 1991 trabalha como pesquisador e empresário no desenvolvimento tecnológico de equipamentos para aproveitamento de energia renovável e conservação de energia. Thomaz e Diego de los Campos, o terceiro convidado, falarão sobre a história e o conceito da tecnologia de impressão 3D, da cultura maker e do processo de criação de objetos utilizando a impressão 3D, desde a ideia inicial, passando pelos softwares open source disponíveis e as estratégias técnicas para a impressão.

Diego de los Campos é formado pela Faculdade de Artes da Universidade da República, no Uruguai. Desde 1999 no Brasil participa regularmente de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora. Sua área de atuação é animação, fotografia e instalação cinética, cujos trabalhos compõem atualmente uma exposição itinerante em Santa Catarina, em parceria com a rede Sesc. Um dos criadores do Coletivo Artístico Nacasa, Diego vai abordar a sua experiência com a impressão 3D voltada para o trabalho artístico, mostrando exemplos em fotografias e trabalhos ao vivo.

A impressão 3D brevemente terá um papel revolucionário na maneira como se fabricam as coisas, inclusive no nosso dia a dia. Suas potencialidades, as tecnologias aplicadas, assim como as ferramentas que todos precisamos conhecer para tomar parte nessa revolução são os pontos a serem abordados neste encontro.

Ao final das exposições a plateia será convidada a discutir as tecnologias que devem continuar revolucionando o mercado nos próximos anos, incluindo impressão de componentes de metal para equipamentos de alto desempenho e o bioprinting, que promete imprimir até órgãos inteiros para usos médicos.

Sobre OS LUNÁTICOS:

Seguindo a tradição das sociedades científicas do passado, quando a ciência era realmente movida pela curiosidade e pelas inquietudes intelectuais, o grupo foi fundado com inspiração na Sociedade Lunar, uma espécie de confraria criada na cidade de Birmingham, na Inglaterra.

O então clube de discussão e sociedade científica informal era composto por importantes industrialistas, filósofos naturais e intelectuais que se reuniam regularmente naquela cidade inglesa, entre os anos de 1765 e 1813. Inicialmente o nome do clube era Círculo Lunar até que, em 1775, adotou-se o nome de Sociedade Lunar devido ao fato de seus membros reunirem-se somente nos períodos de lua cheia, quando a maior luminosidade tornava o regresso para casa mais fácil e seguro na ausência de iluminação pública.

A mesa Impressão 3D: Potencialidades de uma Revolução Tecnológica, com Eduardo Beltrame, Thomaz Borges e Diego de los Campos, é uma realização conjunta com grupo Os Lunáticos, é uma atividade do projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.
Os Lunáticos apresentam Impressão 3D: Potencialidades de uma Revolução Tecnológica


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar