FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Recital de Vihuela com Kleber Alexandre



Quando: 23 Novembro 2015, Segunda-feira, às 19 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1713319428912661

O instrumentista Kleber Alexandre realiza um Recital de Vihuela nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, às 19h, no Teatro da UFSC. Nessa apresentação serão executadas obras originais para esse instrumento de compositores espanhóis numa réplica construída pelo luthier Marcos Kaiser Mori. O evento é gratuito e aberto à comunidade, promovido pelo Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC.

A vihuela é um instrumento de cordas dedilhadas, também conhecida como viola de mão. Viveu seu apogeu no século XVI, período de grande desenvolvimento econômico e cultural na Península Ibérica, devido à riqueza vinda das colônias recém-descobertas. Tornou-se preferido nas cortes da Espanha e Portugal, sendo utilizada para acompanhar o canto e executar solos de obras com grande refinamento polifônico. Sua primeira menção é feita no Reino de Aragão no século XV, antes de se difundir nesses dois países.

A música original para vihuela é encontrada em livros de sete vihuelistas do século XVI. Esse repertório é significativo dentro da música instrumental da época. A maior parte do programa desse recital se encontra nas obras: "Los Seys Libros Del Delphin” de Luys de Narvaez, "Três libros de musica em cifra para vihuela” de Alonso Mudarra, "El Maestro” de Luys de Milan e "Silva de Sirenas” de Enriquez de Valderrábano. A primeira pessoa a publicar uma coleção de música para a viola de mão foi o compositor valenciano Luis de Milán, da Coroa de Aragão. Seu livro El maestro de 1536 é dedicado ao rei João III de Portugal.

Repertório

Pavana de Alexandre Alonso Mudarra
Gallarda Alonso Mudarra
Fantasía del quarto tono Luys de Milan
Fantasía del quarto tono Luys de Narvaez
Soneto primero grado Enriquez de Valderrábano
Diferencias (Guardame las vacas) Luys de Narvaez
Três diferencias por otra parte Luys de Narvaez
Cancion del Emperador Luys de Narvaez
Fantasia que contrahaze la harpa Alonso Mudarra
Alman Robert Johnson
Lachrimae Pavan John Dowland

Sobre o artista
Kleber Alexandre é bacharelado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudou violão na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) com Edelton Gloeden e Everton Gloeden, improvisação e arranjo com Ulisses Rocha e choro com Francisco Araújo. Entre 2006 e 2011 foi professor de percepção, harmonia, canto coral, violão e prática de conjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, composição, arranjo, análise de canção, harmonia, contraponto, performance, educação musical, literatura e história da MPB. Recital de Vihuela com Kleber Alexandre

Categorias: Novembro 2015
Tags: Recital
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar