FaceBook Instagram Twitter


Luiz Henrique Rosa será tema de exposição, mesa-redonda e apresentação musical



Quando: de 23 a 27 de novembro
Onde: Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1627009027550625

Em novembro, o Projeto de Extensão Conexões Culturais faz homenagem à vida e obra de Luiz Henrique Rosa com exposição, mesa-redonda e apresentação musical na UFSC. Eventos gratuitos.

O mundo gira como um girassol e nossa memória vai se adaptando a uma vida frenética e cheia de desumanos afazeres. Nosso tempo, mergulhado nesse tumulto cotidiano, acaba se esvaecendo e não permite que possamos gozar de momentos de rememoração e entretenimento. O mundo acadêmico não é diferente. O momento atual muitas vezes não permite o diálogo entre a universidade e seu entorno, entre a produção acadêmica e a sociedade, entre o conhecimento fora dos muros da academia e os ouvidos nem sempre atentos do universo universitário.

Parece-nos que em Santa Catarina, especialmente em Florianópolis, esse problema se agrava. A produção cultural da cidade, esmagada e desoxigenada pela falta de investimento, parece sofrer de uma amnésia permanente, deixando para os grandes veículos de comunicação a responsabilidade por lidar com a história e a excelente produção artística da região. A comunidade acadêmica, isolada, tende a não se aproximar dessas produções, a não ser em trabalhos individuais com objetivos específicos e de poucos ecos na comunidade. O cantor e compositor Luiz Henrique Rosa é um caso emblemático.

Nascido em Tubarão, Luiz Henrique passou a morar em Florianópolis aos 11 anos, tornando-se o primeiro "Manezinho da Ilha” assumido. Na capital, iniciou sua carreira, que durou 25 anos, estabelecendo uma maneira autêntica de tocar e compor. Junto com Zininho, Neide Maria Rosa e tantos outros músicos locais, movimentou a cidade e passou a integrar o movimento que criou a Bossa Nova, juntamente com João Gilberto, Tom Jobim e outros. Para Vinicius de Moraes, Luiz Henrique teria uma genialidade internacional dentro desse movimento.

Luiz Henrique foi um artista regional, nacional e internacional. Gravou, tocou e conviveu com exímios músicos, como Stan Getz, Liza Minelli, Oscar Brown Jr., Billy Butterfield, Bobby Hacket, Sivuca, Hermeto Pascoal, Walter Wanderley, João Gilberto, Airto Moreira etc. Sua discografia é vasta, rica e apreciada internacionalmente, graças ao seu trabalho, o músico reservou um espaço privilegiado entre as grandes estrelas da música, tornando-se um dos maiores expoentes da música catarinense. Mas esse status precisa ser preservado, compartilhado e celebrado.

Sua obra, amparada pelo esforço da família e de amigos, vem sendo preservada e redescoberta por músicos, agitadores culturais e apreciadores da boa música. Para contribuir com essa tônica de ressurgimento, o projeto Conexões Culturais quer romper os muros da academia para a discussão e a apreciação da obra desse artista. Para essa tarefa, recebe a ajuda do estimado professor, comunicador e administrador Antunes Severo e do talentoso poeta e jornalista Carlos Damião. O primeiro apresentará um Luiz Henrique batalhador que ultrapassou os limites que lhe eram impostos. Já Damião, discutirá como a arte de Luiz Henrique representa parte de um modernismo tardio catarinense, além de iluminar os conturbados anos de 1960 em Santa Catarina.

Para abrilhantar esta noite de comemoração e de lembrança, ouviremos os preciosos acordes e dedilhados de Guinha Ramires, acompanhados pela maravilhosa voz de Sílvia Abelin. Os artistas interpretarão algumas canções desse ilustre "manezinho”. Um momento único, imperdível, um gesto de carinho com a obra desse grande gênio.

Esse evento é uma espécie de contrapartida, um agradecimento da Universidade a esse talentoso artista catarinense por tudo que ele fez pela cultura brasileira. É apenas um gesto para quebrar esse silêncio nos círculos acadêmicos, esperamos que esse ato sirva de inspiração para outros encontros, trabalhos e eventos.
Nosso compromisso com a cultura do Estado não acaba aqui. Viva Luiz Henrique Rosa!!!

< b>Exposição Permanente – A Vida e a Obra de um "Manezinho com orgulho"
Data: de 23 a 27 de novembro
Local: Biblioteca Universitária da UFSC
Exposição permanente de cartas, documentos, fotos, discos e outros pertences de Luiz Henrique Rosa.

Mesa Redonda "A Bossa Nossa de Luiz Henrique Rosa"
Data: 25/11, às 19h
Local: Auditório do Centro de Educação (CED) da UFSC
Antunes Severo: "Transformando problemas em desafios vitoriosos – uma visão proativa e vencedora”
Carlos Damião: "Luiz Henrique e a inquietação intelectual dos anos 1960 em Florianópolis”
Sílvia Abelin e Guinha Ramires: Interpretando canções de Luiz Henrique Rosa

Luiz Henrique Rosa será tema de exposição, mesa-redonda e apresentação musical


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar