FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Luiz Henrique Rosa será tema de exposição, mesa-redonda e apresentação musical



Quando: de 23 a 27 de novembro
Onde: Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1627009027550625

Em novembro, o Projeto de Extensão Conexões Culturais faz homenagem à vida e obra de Luiz Henrique Rosa com exposição, mesa-redonda e apresentação musical na UFSC. Eventos gratuitos.

O mundo gira como um girassol e nossa memória vai se adaptando a uma vida frenética e cheia de desumanos afazeres. Nosso tempo, mergulhado nesse tumulto cotidiano, acaba se esvaecendo e não permite que possamos gozar de momentos de rememoração e entretenimento. O mundo acadêmico não é diferente. O momento atual muitas vezes não permite o diálogo entre a universidade e seu entorno, entre a produção acadêmica e a sociedade, entre o conhecimento fora dos muros da academia e os ouvidos nem sempre atentos do universo universitário.

Parece-nos que em Santa Catarina, especialmente em Florianópolis, esse problema se agrava. A produção cultural da cidade, esmagada e desoxigenada pela falta de investimento, parece sofrer de uma amnésia permanente, deixando para os grandes veículos de comunicação a responsabilidade por lidar com a história e a excelente produção artística da região. A comunidade acadêmica, isolada, tende a não se aproximar dessas produções, a não ser em trabalhos individuais com objetivos específicos e de poucos ecos na comunidade. O cantor e compositor Luiz Henrique Rosa é um caso emblemático.

Nascido em Tubarão, Luiz Henrique passou a morar em Florianópolis aos 11 anos, tornando-se o primeiro "Manezinho da Ilha” assumido. Na capital, iniciou sua carreira, que durou 25 anos, estabelecendo uma maneira autêntica de tocar e compor. Junto com Zininho, Neide Maria Rosa e tantos outros músicos locais, movimentou a cidade e passou a integrar o movimento que criou a Bossa Nova, juntamente com João Gilberto, Tom Jobim e outros. Para Vinicius de Moraes, Luiz Henrique teria uma genialidade internacional dentro desse movimento.

Luiz Henrique foi um artista regional, nacional e internacional. Gravou, tocou e conviveu com exímios músicos, como Stan Getz, Liza Minelli, Oscar Brown Jr., Billy Butterfield, Bobby Hacket, Sivuca, Hermeto Pascoal, Walter Wanderley, João Gilberto, Airto Moreira etc. Sua discografia é vasta, rica e apreciada internacionalmente, graças ao seu trabalho, o músico reservou um espaço privilegiado entre as grandes estrelas da música, tornando-se um dos maiores expoentes da música catarinense. Mas esse status precisa ser preservado, compartilhado e celebrado.

Sua obra, amparada pelo esforço da família e de amigos, vem sendo preservada e redescoberta por músicos, agitadores culturais e apreciadores da boa música. Para contribuir com essa tônica de ressurgimento, o projeto Conexões Culturais quer romper os muros da academia para a discussão e a apreciação da obra desse artista. Para essa tarefa, recebe a ajuda do estimado professor, comunicador e administrador Antunes Severo e do talentoso poeta e jornalista Carlos Damião. O primeiro apresentará um Luiz Henrique batalhador que ultrapassou os limites que lhe eram impostos. Já Damião, discutirá como a arte de Luiz Henrique representa parte de um modernismo tardio catarinense, além de iluminar os conturbados anos de 1960 em Santa Catarina.

Para abrilhantar esta noite de comemoração e de lembrança, ouviremos os preciosos acordes e dedilhados de Guinha Ramires, acompanhados pela maravilhosa voz de Sílvia Abelin. Os artistas interpretarão algumas canções desse ilustre "manezinho”. Um momento único, imperdível, um gesto de carinho com a obra desse grande gênio.

Esse evento é uma espécie de contrapartida, um agradecimento da Universidade a esse talentoso artista catarinense por tudo que ele fez pela cultura brasileira. É apenas um gesto para quebrar esse silêncio nos círculos acadêmicos, esperamos que esse ato sirva de inspiração para outros encontros, trabalhos e eventos.
Nosso compromisso com a cultura do Estado não acaba aqui. Viva Luiz Henrique Rosa!!!

Exposição Permanente – A Vida e a Obra de um "Manezinho com orgulho"
Data: de 23 a 27 de novembro
Local: Biblioteca Universitária da UFSC
Exposição permanente de cartas, documentos, fotos, discos e outros pertences de Luiz Henrique Rosa.

Mesa Redonda "A Bossa Nossa de Luiz Henrique Rosa"
Data: 25/11, às 19h
Local: Auditório do Centro de Educação (CED) da UFSC
Antunes Severo: "Transformando problemas em desafios vitoriosos – uma visão proativa e vencedora”
Carlos Damião: "Luiz Henrique e a inquietação intelectual dos anos 1960 em Florianópolis”
Sílvia Abelin e Guinha Ramires: Interpretando canções de Luiz Henrique Rosa

Luiz Henrique Rosa será tema de exposição, mesa-redonda e apresentação musical

Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar