FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Concerto e oficina de música e dança barroca francesa



Quando: de 26 a 28 de novembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O curso de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza, entre os dias 26 e 28 de novembro, um concerto e uma oficina sobre música e dança barroca francesa, com a musicista Raquel Aranha. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, e não necessita de inscrição prévia.

Oficina de música e dança barroca francesa
Dias 26 e 27 de novembro, das 14h às 17h
Local: Na sala 3 do Departamento de Música da Udesc Ceart
Não é necessária inscrição prévia. Evento aberto à comunidade.

Concerto de música e dança barroca francesa
Dia 28 de novembro, às 20h
Local: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart
Entrada gratuita e aberta à comunidade.

Oficina
A oficina O gesto na tradição "savante” do barroco francês – dança e música francesa dos séculos 17 e 18, será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, das 14h às 17h, na sala 3 do Departamento de Música da Udesc Ceart.

O curso abordará a forma como as diversas artes cultivadas pela nobreza – Música, Dança e também a escrita caligráfica – elaboram os mesmos movimentos primordiais: a contração e a expansão. Será demonstrado como essas artes se interseccionam pela aplicação dos vetores contração/profundidade/lentidão, em contraposição à extensão/leveza/agilidade que, regrados pelo ritmo e disciplina, resultam no refinamento técnico.

A oficina é voltada para músicos e interessados em conhecer sobre o gestual nas diversas artes do barroco francês. No dia 26 será realizada uma palestra de introdução e será abordada a temática da letra cursiva com bico de pena. Já no dia 27, será realizado um estudo de uma coreografia dos tratados de dança do barroco através do exercício de alguns passos-base, e na área de música será realizada um exercício prático-sonoro sobre repertório barroco.

Concerto
Já no dia 28 de novembro, será realizado um concerto às 20h no auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público. O concerto de dança e música barroca francesa com Raquel Aranha contará com participação dos professores da Udesc Marcos Holler (cravo), Luiz Fiaminghi (violino), Hans Twitchell (viola da gamba) e Valeria Bittar (flauta doce).

Os eventos são organizados pelo programa de extensão Música e seus Instrumentos, coordenado pelo professor Luiz Henrique Fiaminghi.

Sobre a ministrante
Raquel Aranha possui bacharelado em Violino Barroco pelo Conservatório Real de Haia (Holanda, 2006) e mestrado em Musicologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolveu pesquisas sobre os balés nas Óperas Portuguesas do século 18. Em 2011, iniciou o doutorado na mesma universidade, propondo a pesquisa da Poética da dança teatral: a imitação, a verossimilhança e a expressão na dança do espetáculo operístico do século 18.

Tem formação voltada para o estudo e prática da Música Antiga, tendo estudado também a Dança Barroca como parte de sua especialização. É uma das fundadoras do Grupo Ibero-Americano de Estudos de Danças Antigas (BR/PT). Realiza intensa atividade no ensino da Dança Barroca para músicos nos principais festivais de música do país. Em 2012 concluiu o curso de Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano, realizado na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madri), e de 2014 a 2015 cursou as atividades de Calligraphie e Enluminure ofereceidas pelos Archives Nationales – Paris.

Foi membro da "Armonico Tributo”, da "Orquestra Barroca do Mercosul”, faz parte da "Orquestra Barroca do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga”, da "Den Haag Baroque Orchestra” (direção de Luis O. Santos), e fundou o "Affetti Musicali”, grupo de câmara barroca. Foi membro também da orquestra da "Academia Barroca Europeia de Ambronay” na França em 2004 (dirigida por Christophe Rousset), e em 2005 foi spalla dos segundos violinos (sob a direção de William Christie). Concerto e oficina de música e dança barroca francesa

Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar