FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Lançamento do Livro "Florianópolis em Preto e Branco" de Danísio Silva e Paulo Clóvis Schmitz



Quando: 26 Novembro 2015, Quinta-feira, às 19h30min
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

As transformações urbanas de Florianópolis e a consequente mudança de hábitos e costumes da população nativa são temas do mais novo trabalho do fotógrafo Danísio Silva e do jornalista Paulo Clóvis Schmitz. Nesta quinta-feira, 26 de novembro, a dupla lança o livro "Florianópolis em Preto e Branco”, com depoimentos de moradores locais a partir da observação de fotografias antigas, registradas em diferentes períodos do século 20. O lançamento ocorre às 19h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica.

Viabilizado pela Secretaria de Cultura da Capital e pela Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro conta com o apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis. A publicação será distribuída gratuitamente a escolas, bibliotecas e instituições culturais do município.

Entre os entrevistados estão os professores Ney Viegas e João Batista Soares, o publicitário George Peixoto, conhecido como Picolé, o artista plástico Átila Ramos e Francisco Pinheiro, que foi carregador de compras, sapateiro, vendedor do jornal "O Estado” e ordenança do ex-governador Nereu Ramos.

O livro também traz o depoimento do bancário aposentado Sérgio Goulart, que testemunhou a transformação de costumes típicos da cidade onde nasceu. "Nas residências, as trancas e cadeados quase nem eram usados e gêneros de primeira necessidade como o pão e o leite eram entregues na porta das casas por padeiros que iam de um bairro a outro em carrocinhas puxadas a cavalo”, recorda.

Os entrevistados falam ainda de acontecimentos e situações vividas na Capital, mas que muitos moradores nos dias atuais sequer imaginam ter ocorrido na antiga rotina local. Citam os seriados e faroestes exibidos nos principais cinemas de rua da época (Ritz, Roxy, Imperial, Coral, Glória e São José), o porto da cidade, e a ilha do Carvão, que desapareceu após a construção do aterro da baía sul.

E lembram também os velhos carnavais; a verdadeira maratona que era ir para as praias no norte da Ilha; os primeiros edifícios públicos; as famílias e comércios tradicionais; antigos bares e sorveteria; regatas com os clubes de remo; bailes e matinês, além de episódios que marcaram a história da cidade quando ela ainda era pequena e acanhada.

Foto/divulgação: Acervo / Danísio Silva. Rua Trajano sem calçamento.
Lançamento do Livro "Florianópolis em Preto e Branco" de Danísio Silva e Paulo Clóvis Schmitz


Categorias: Novembro 2015
Tags: livros
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar