FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2015
Exposição de cerâmica "Semelhanças e diferenças" de Marina Takase e Marina Uieara



Quando: até 30 de dezembro
Onde: Espaço Oficina - Galeria Estúdio
Endereço: Rua São Brás, 42 - Cacupé
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1068256793207682

Abertura 4 de dezembro às 20h
Visitação até 30 de dezembro
Agendamento pelo telefone (48) 9983-2395

A professora Rosana Bortolin, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove em Florianópolis no mês de dezembro a exposição de cerâmica "Semelhanças e diferenças”, com obras das artistas Marina Takase e Marina Uieara.

A abertura será nesta sexta-feira, dia 04, às 20h, no Espaço Oficina-Galeria Estúdio, localizado no bairro Cacupé, e ficará aberto para visitação por agendamento até 30 de dezembro. O evento é promovido pelo programa de extensão Núcleo Pedagógico de Arte e Educação (Nupeart) da Udesc Ceatr e demais parceiros.

"Semelhantemente, as duas Marinas comungam a paixão pela argila, pelo processo de feitura das peças e pelos processos de queima. Marina Takase utiliza a forma e o desenho de cada peça como instrumentos fundamentais para seu processo criativo. Já Marina Uieara é estimulada pela curiosidade e a descoberta da transformação da matéria. Afinal, conhecimentos e descobertas podem e devem ser compartilhados, otimizando assim o trânsito entre a concepção e a realização da obra”, comenta Rosana Bertolin.

Marina Takase
É formada em Design Gráfico, mas atua com cerâmica há mais de 20 anos. Encantou-se por esta atividade quando frequentou, no Japão, aulas de modelagem com o ceramista Itabashi no ateliê Hikosen. Suas obras são objetos e esculturas em cerâmica que, após moldados individualmente e manualmente, recebem aplicação do engobe (um revestimento para dar cor). Esta técnica de origem indígena pré-colombiana consiste na aplicação da argila líquida misturada com pigmentos sobre a peça ainda crua. Os desenhos e as formas de cada peça são criados espontaneamente, unificando as peças. Depois de pintados recebem traçados de ponta seca. E, para conseguir o efeito original desta técnica, a queima é feita em forno a lenha, construído por ela mesma.

Marina Uieara
Formou-se em Química e atuou na área como acadêmica por 30 anos. Entretando, a química serviu de base para seu estudo em cerâmica. Frequentou cursos de cerâmica em Hamilton e no Burlington Arts Centre, no Canadá, além de outras oficinas no Brasil. Seus trabalhos após moldados manualmente são submetidas a duas queimas. A primeira, a 904°C, e a segunda, na etapa de esmaltação em atmosfera oxidante, a temperatura atinge cerca de 1240 – 1260°C. Os esmaltes utilizados são preparados a partir de diversas matérias primas e baseadas em formulações da literatura e modificadas para atender as expectativas da ceramista e condições de queima.
Exposição de cerâmica "Semelhanças e diferenças" de Marina Takase e Marina Uieara


Categorias: Dezembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 21 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 21 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar