FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2016
Exposições dos fotógrafos Paulo Greuel e Carlo Alberto Rusca



Quando: até 19 de janeiro
Onde: O Sítio Arte Educação Coworking
Endereço: Rua Francisca Luísa Vieira, 53 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1695210380719845

Abertura 8 de janeiro às 19h
Visitação até 19 de janeiro, Seg. à Sexta das 9h às 21h, Sábado das 14h30 às 19h

Na sexta-feira, dia 8 de janeiro, os fotógrafos Paulo Greuel e Carlo Alberto Rusca inauguram a programação do ano d’O Sitio Arte Educação Coworking, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Depois de um ano exemplar e de estímulo para a cena cultural da cidade, com oficinas, palestras e exposições, o espaço começa 2016 com K.V.P.15.5.51=F.O.T.O.G.R.A.F.I.A.S, trabalho inédito do veterano contemporâneo Greuel. Junto será exibida a série ULTRA CORPO CICLO 1, do jovem ítalo-suíço Rusca. Enquanto o primeiro traz cores brilhantes e extrema mecanização das imagens, o segundo sustenta o preto e branco e linhas sinuosas. Com curadoria de Elisa Rusca, a mostra apresenta dois mundos diferentes – embora ambos expressem em certa medida a mesma coisa: a realidade como é vista é pura ficção. A exposição ficará em cartaz por apenas 10 dias e estará aberta para visitação até o dia 19 de janeiro, com entrada franca.

Paulo Greuel e Carlo Alberto Rusca trabalham em modo oposto: cores brilhantes e extrema mecanização das imagens para o primeiro, preto e branco linhas sinuosas para o segundo. A externalização da ideia da imagem digital por um e para o outro uma busca sobre o funcionamento da maquina fotográfica em si. Extrema abstração para o renomado fotógrafo brasileiro, enquanto uma retomada do clássico tema do retrato pelo emergente fotógrafo suíço-italiano. A mostra apresentada em O SITIO quer nos mostrar dois mundos diferentes, quer jogar com seus contrastes. Estes contrastes e esta diversidade são, todavia somente aparências. De fato, entre os fotógrafos, dos extremos visíveis das suas imagens, procuram nos dizer a mesma coisa: a realidade como nós a vemos é ficção. "O essencial é invisível para os olhos”, como escreveu Saint-Exupéry depois de ter aterrissado muitas vezes aqui, na praia do Campeche. Paulo Greuel e Carlo Alberto Rusca, com suas imagens, nos convidam a olhar além das aparências do mundo porque nada é como parece: podemos entender o sentido daquilo que nos circunda somente andando além das barreiras físicas, nos lançando profundamente no interno das coisas.

Paulo Greuel – K.V.P.15.5.51=F.O.T.O.G.R.A.F.I.A.S
"A fotografia de Paulo Greuel nos envolve em uma análise de sua própria estrutura com a qual o fotógrafo re-organiza intencionalmente a abstração do sujeito sem decompô-lo. Greuel se aprofunda na imagem, exaltando a essência na sua arte mais invisível e imperceptível.” Descreve a curadora Elisa Rusca, sobre a nova série de fotografias de Paulo Greuel que será apresentada pela primeira vez em O SITÍO, em Florianópolis.

Carlo Alberto Rusca – ULTRA CORPO CICLO 1
Junto com o trabalho inédito de Greuel será apresentada a serie ULTRA CORPO CICLO 1 do jovem fotógrafo ítalo-suíço Carlo Alberto Rusca. Na sua pesquisa fotográfica, Carlo explora os limites da luz e da percepção. A série ULTRA CORPO CICLO 1, realizada em 2014, nos mostra retratos fotografados com uma câmera capaz de captar a luz não visível a olho nu. "Graças à sua câmera modificada, a luz infravermelha lhe permite ultrapassar a barreira física da pele de seus modelos, mostrando a tatuagem invisível das veias de cada um”, escreve a curadora.

CURADORIA
Elisa Rusca trabalhou no Museu de L’Elysèe pour la Photographie, Lausanne Suiça, como pesquisodora e assistente de curadoria. Em 2014 fez a curadoria, da mostra OBLIVION na Zweigstelle Galerie, Berlim. Escreveu e publicou o livro OBLIO, editado pela Broken Dimanche Press, Berlin. Colaborou com Nathalie Herschdorfer na publicação do Novo Dicionário da Fotografia editado por Thames & Hudson, 2015. Ainda em 2015, foi curadora das mostras FUTURE, NOW (5.-28.03.2015) – SomoS Art House, Berlim; UNCANNYVALLEY (4-10.4.15) – Kreuzberg Pavillon, Berlim; FAR FROM ANY ROAD (16.10-7.11.2015) na Asia Contemporary Art Platform NON Berlin. Sendo que Far From Any Road foi classificada entre as 10 melhores mostras pela Berlin Art Link (The Insiders Guide to Contemporary Art and Culture) no mês de outubro.

PRODUÇÃO
Marina Tavares é produtora cultural e diretora do Studio de Ideias, em Florianópolis que desenvolve atividades nas áreas de comunicação integrada, eventos e produção cultural. Trabalhou para grandes empresas como Eletrosul, Softplan, Bistek Supermercados, ONS, Secretaria de Turismo e Cultura do Estado de Santa Catarina. Realiza a produção executiva e comunicação do Jurere Jazz Festival pelo 5º ano consecutivo, em Florianópolis, com shows com grupos locais, nacionais e internacionais.¶ Em 2014 fez a co-produção, juntamente com a Aliança Francesa de Florianópolis, do 1º Prêmio de Arte Contemporânea e que contou com a participação de artistas de todo o Estado de Santa Catarina. Em 2015, foi responsável pela produção local da Exposição Joan Miró – A Força da Matéria, realizada no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC. O Studio de Ideias foi contratado pelo Instituto Tomie Ohtake em 2014 para o desenvolvimento das atividades em Santa Catarina. Exposições dos fotógrafos Paulo Greuel e Carlo Alberto Rusca

Categorias: Janeiro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar