FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2016
Exposição de fotos divulga memórias da Praça XV



Quando: até 29 de janeiro
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito

Muitas pessoas que passam pela praça XV de Novembro, no Centro Histórico, nem imaginam que o local já foi cercado com gradis de ferro e teve acesso restrito ao público, com horários controlados para visitação. Essa e outras curiosidades são apresentadas em uma exposição fotográfica que retrata transformações ocorridas no entorno da praça entre os séculos 19 e 20. A mostra pode ser visitada na Casa da Memória até 29 de janeiro, com entrada franca.

Ao todo estão expostas 30 imagens que integram o acervo municipal ou foram cedidas para a exposição. Entre elas, destacam-se a reprodução de uma pintura de Vicente Pietro, artista que acompanhou o imperador Dom Pedro II e a comitiva imperial em sua visita à Ilha de Santa Catarina, em 1845. A mostra proporciona ao visitante a oportunidade de observar o desenvolvimento da região central e as mudanças na paisagem local ao longo do tempo, a partir do olhar de artistas e fotógrafos em diferentes épocas.

A exposição fotográfica sobre a Praça XV de Novembro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. A atividade visa a divulgar o trabalho feito pela Casa da Memória, que funciona como um centro de documentação da vida social e cultural do município, dispondo de um rico acervo para consulta. Gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade.

Além de apreciar a mostra, os visitantes podem conhecer o espaço e consultar outros acervos disponíveis no local, parte deles compostos por doações feitas pela população. Entre as coleções, destacam-se o Banco de Imagens Sylvio Ferrari, com fotografias de caráter biográfico, histórico e geográfico, e o Arquivo Zininho, que guarda registros sonoros e visuais, organizados pelo saudoso poeta, compositor e radialista Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), autor do hino de Florianópolis. Em 2015, a Casa da Memória registrou a visita de cerca de 6 mil pessoas, entre turistas, pesquisadores e público em geral.
Exposição de fotos divulga memórias da Praça XV


Categorias: Janeiro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar