FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2016
Oficina gratuita de Fotografia de Grande Formato



Quando: de 27 a 29 de janeiro
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
e-mail: sergiosakakibara@fcc.sc.gov.br

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Difusão Artística, promove de 27 a 29 de janeiro a oficina de Fotografia de Grande Formato, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O objetivo da oficina, ministrada pelo fotógrafo Sérgio Sakakibara, é resgatar a cultura da fotografia química à moda antiga, com filmes e negativos. Serão 20 horas aulas durante os três dias de curso, nos períodos matutino, das 9h às12h, e vespertino, das 13h30min às 17h30min.

A oficina é dirigida a professores de fotografia, fotógrafos e artistas plásticos, que já tenham conhecimento de fotografia química e possuam câmera de grande formato. As vagas são limitadas a 15 participantes e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail sergiosakakibara@fcc.sc.gov.br

Durante as aulas serão demonstrados o modo de construção de diversos modelos de câmeras artesanais, o uso de filme de raio x para fazer fotografias e a confecção de cópias positivas em papel de aquarela sensibilizado pelo processo Van Dyke. O material de consumo ficará por conta de cada participante, que receberá uma lista após a confirmação da inscrição. Os participantes receberão material didático em formato digital, que será disponibilizado antes do início das aulas, e certificado de participação na oficina.

Sobre o ministrante

Sérgio Sakakibara é professor de fotografia, bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), servidor da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), atualmente lotado no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul. Já ministrou a oficina de Fotografia de Grande Formato na Universidade de Brasília, em Brasília, e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Programação

1º dia
Manhã: recepção dos alunos, corte de filmes, ajuste de câmeras, testes de sensibilidade, ajustes de equipamento e revelação.
Tarde: Explanação teórica sobre técnicas históricas e alternativas, o como e o porquê do uso dos processos, construção de câmeras, impressões.

2º dia
Os dois períodos serão dedicados a prática de obtenção de fotos e revelação dos negativos obtidos.

3º dia
Os dois períodos serão dedicados ao preparo dos produtos químicos, sensibilização dos papéis e confecção das cópias positivas pelo processo Van Dyke. Avaliação dos trabalhos produzidos.

Quando: de 27 a 29 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Inscrições e informações: sergiosakakibara@fcc.sc.gov.br Oficina gratuita de Fotografia de Grande Formato

Categorias: Janeiro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar