FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2016
Exposição "Brincadeira Bordada" inaugura espaço cultural da Casa de Ana



Quando: até 18 de fevereiro
Onde: Casa de Ana
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, 971, Loja 01 e 03 - Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1549085075405427

A Casa de Ana inaugura seu espaço cultural com a Exposição Brincadeira Bordada a partir do dia 4 de fevereiro. Organizada por Olga Durand e Olinda Evangelista, a mostra reúne 21 trabalhos de 11 bordadeiras e um bordador, conjugando duas experiências essenciais ao ser humano – brincadeiras e bordados.

A primeira leva para um caminho de lembranças do que nos fazia imensamente alegres na infância, horas longas e esquecidas em folguedos coletivos rua afora. Quando os pais nos chamavam para voltar para casa, a resposta era inevitável: mas ainda não acabamos de brincar! Brincar não parecia ter fim – pelo menos o desejo de brincar não tinha...

A segunda percorre outro caminho, o da necessária preservação das tradições do bordado, sua memória. Com panos, linhas, agulhas, tesourinhas e pontos, os bordados expressam criação, universo interior, cultura, trabalho conjunto, arte. Por isso, precisa ser mostrado, para que possamos, vendo-os, apreciá-los e perenizá-los.

O objetivo da Casa de Ana ter pensado nesta exposição junto com a bordadeira Olinda Evangelista, é de divulgar este lindo trabalho, mantendo viva a tradição do bordado e revivendo lembranças de brincadeiras tradicionais do Brasil, passadas de geração em geração. São brincadeiras que nos levam a um reencontro com as nossas raízes e a nossa cultura.

A Casa de Ana rende seu tributo às brincadeiras infantis – que são de adultos também – e sua homenagem ao bordado, fazendo eco às palavras de Antonio Cicero (1996): Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Nesta Exposição, reúnem-se bordadoras de diferentes grupos da ilha, de São Paulo e um bordador de Ribeirão Preto (SP): Silvana Burigo, Anabea Cerisara, Usha Roig e Olinda Evangelista fazem parte do Grupo Roda de Bordados, do Campeche; Rozi Couto pertence ao Grupo Roda de Bordados, de Balneário Camboriú; Flavia Orofino, Vera Licia Arruda e Olga Durand são bordadeiras independentes, moradoras respectivamente no Campeche e na Daniela; Silvia Zanatta, da Lagoa, compõe o Grupo Respigar, de Florianópolis; Joana Salles, Vilma Simas e Paulo Oliveira são convidados especiais de São Paulo.

Organização: Olga Durand e Olinda Evangelista
Bordadeiras e Bordador:
ANABEA CERISARA = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
FLAVIA OROFINO = Independente/ Campeche/ Fpolis/SC
JOANA SALLES = Amar.e.linha/São Paulo-SP
OLGA DURAND = Independente/Daniela/Fpolis/SC
OLINDA EVANGELISTA = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
PAULO OLIVEIRA = Independente/Ribeirão Preto, SP
ROZI COUTO = Roda de bordado/Camboriu/Fpolis/SC
SILVANA BÚRIGO = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
SILVIA ZANATTA = Respigar/Lagoa/Fpolis/SC
USHA ROIG = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
VERA LICIA ARRUDA = Independente/ Campeche/ Fpolis/SC
VILMA SIMAS = independente/São Paulo-SP
Exposição "Brincadeira Bordada" inaugura espaço cultural da Casa de Ana


Categorias: Fevereiro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar