FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2016
Soltura de filhotes de tartaruga comemora 35 anos do Tamar e 25 milhões de filhotes liberados



Quando: 27 Fevereiro 2016, Sábado, às 9 horas
Onde: Praia da Barra da Lagoa
Quanto: Gratuito

Em homenagem aos seus 35 anos, o Projeto Tamar celebra a marca de 25 milhões de filhotes de tartaruga marinha liberados ao mar graças à sua proteção até hoje no Brasil. Para comemorar o número alcançado, o Tamar realizou solturas simultâneas de filhotes recém-nascidos e tartarugas marinhas reabilitadas nos nove estados do Brasil onde está presente, em um movimento coletivo pela proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção.

Em Florianópolis, a cerimônia de soltura dos filhotes de tartaruga marinha ocorrerá às 9h deste sábado, dia 27 de fevereiro, na praia da Barra da Lagoa, em frente à base do Tamar.

O biólogo e executor técnico do Tamar em Florianópolis Daniel Rogério explica que Santa Catarina não possui áreas de desova ou reprodução de tartarugas - elas preferem as águas quentes do Rio de Janeiro até o Nordeste - mas é uma área de alimentação do animal. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil filhotes liberados ao mar sobrevivem, pois é no mar onde passam a maior parte da vida e estão sujeitos à maioria das ameaças.Normalmente, não há desovas de tartarugas marinhas no sul do Brasil, mas eventos esporádicos já foram registrados: dois ninhos de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), um na Lagoinha do Norte, em 2009, e outro na praia do Campeche, em 2010.

O Projeto Tamar reabilita tartarugas encontradas nas praias catarinenses em redes de pesca, encalhadas ou que tenham ingerido lixo, colidido com embarcações.

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1983, através do programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Em Florianópolis, o Projeto Tamar é aberto a visitações diariamente. A partir de segunda, 22/02, abre das 9h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, os visitantes podem participar da hora do banho, sempre às 10h30, e da alimentação das tartarugas, às 15h30. Também há visitas guiadas nos fins de semana, às 11h30 e 17h. O ingresso custa R$ 12. Estudantes, crianças de até 12 anos e idosos pagam meia. Crianças de até 1,20 m não pagam. Soltura de filhotes de tartaruga comemora 35 anos do Tamar e 25 milhões de filhotes liberados

Categorias: Fevereiro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar