FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Ao Vitor, pelo fim do genocídio - imagens indígenas



Quando: 10 Março 2016, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1722808824598004

Cine Imagens Políticas

O projeto Cine Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação Cultural Badesc realizam na quinta-feira, 10 de março, a mostra de curtas “Ao Vítor, pelo fim do genocídio – imagens indígenas”, com duas produções catarinenses e uma paulista, a partir das 19h na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Os filmes KIKI - O Ritual da Resistência Kaingang, Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras e Guarani Resiste irão apresentar os rituais, cultura e realidade dos indígenas Kaingang (Chapecó), Mbyá Guarani (Biguaçú) e Guarani (São Paulo). A mostra faz parte do Cine Imagens Políticas, uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes da Udesc com a Fundação, e recebeu este nome como uma homenagem ao indígena Vitor, de dois anos, que foi assassinado em dezembro de 2015, em Imbituba em SC.

Após a exibição o público poderá debater com pesquisadores e produtores Cassemiro Vitorino (Chapecó-SC), Lígia Marina (Belo Horizonte-MG) e Cinthia Creatini da Rocha (Florianópolis-SC), com moderação de Emanuele Mattiello. Alunos da escola indígena do Morro dos Cavalos estarão presentes no evento e participarão de oficina sobre o tema.

Novidades

Esse é o quarto ano de parceria do grupo de Pesquisa Imagens Políticas com a Fundação Cultural Badesc. Foram exibidos mais de 30 filmes e mais de 100 artistas envolvidos. Para 2016, o Cine Imagens Políticas inicia com duas novidades. A primeira é que serão feitas atividades programadas com público específico para cada sessão do filme, antes ou depois da sessão. O objetivo é desdobrar o conteúdo do filme e fomentar a formação cultural da comunidade local. Além disso, serão inseridas estreias de produções catarinenses e nacionais na mostra. Como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo com as produções audiovisuais e público.

Mostra: Ao Vítor, pelo fim do Genocídio – Imagens Indígenas

KIKI – O Ritual da Resistência Kaingang
de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino. Brasil. 2014. 34 min. Documentário. Classificação: Livre.
Aborda o mais importante ritual da etnia indígena kaingang, o Kiki, realizado em 2011 na Aldeia Condá, no oeste de Santa Catarina (Brasil). Através de uma abordagem cronológica são mostrados os preparativos na mata e na aldeia. A construção das casas na mata, a chegada dos pajés, a preparação da bebida que levou mais de dez dias para ficar pronta, a pintura das marcas nos rostos definindo as duas metades: kamé e kainru-kré.

Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras
de Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha. Brasil. 2012. 18 min. Documentário. Classificação: Livre.
A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva mesmo com todas as influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Gravado na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, é o primeiro documentário realizado em guarani com recursos do Edital Prêmio Cinemateca Catarinense 2012.

Guarani Resiste!
do Coletivo Vira Lata. Brasil. 10 min. Documentário. Classificação: Livre
Os Guarani das 6 aldeias existentes na cidade de São Paulo, ocuparam a Avenida Paulista, centro financeiro da capital. Eles exigem a assinatura do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que irá regularizar, de uma vez por todas, a demarcação de suas terras na cidade.

Convidados: Cassemiro Vitorino, jornalista e produtor; Cinthia da Rocha, antropóloga e diretora; Lígia Marina, do Grupo Imagens Políticas; Prof. Indígena Geraldo Karai Moreira – Aldeia Yynn Moroti Wherá. Moderadora: Emanuele Mattiello, do Cine Imagens Políticas.
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Ao Vitor, pelo fim do genocídio - imagens indígenas


Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2
até 24 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar