FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Ao Vitor, pelo fim do genocídio - imagens indígenas



Quando: 10 Março 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1722808824598004

Cine Imagens Políticas

O projeto Cine Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação Cultural Badesc realizam na quinta-feira, 10 de março, a mostra de curtas “Ao Vítor, pelo fim do genocídio – imagens indígenas”, com duas produções catarinenses e uma paulista, a partir das 19h na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Os filmes KIKI - O Ritual da Resistência Kaingang, Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras e Guarani Resiste irão apresentar os rituais, cultura e realidade dos indígenas Kaingang (Chapecó), Mbyá Guarani (Biguaçú) e Guarani (São Paulo). A mostra faz parte do Cine Imagens Políticas, uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes da Udesc com a Fundação, e recebeu este nome como uma homenagem ao indígena Vitor, de dois anos, que foi assassinado em dezembro de 2015, em Imbituba em SC.

Após a exibição o público poderá debater com pesquisadores e produtores Cassemiro Vitorino (Chapecó-SC), Lígia Marina (Belo Horizonte-MG) e Cinthia Creatini da Rocha (Florianópolis-SC), com moderação de Emanuele Mattiello. Alunos da escola indígena do Morro dos Cavalos estarão presentes no evento e participarão de oficina sobre o tema.

Novidades

Esse é o quarto ano de parceria do grupo de Pesquisa Imagens Políticas com a Fundação Cultural Badesc. Foram exibidos mais de 30 filmes e mais de 100 artistas envolvidos. Para 2016, o Cine Imagens Políticas inicia com duas novidades. A primeira é que serão feitas atividades programadas com público específico para cada sessão do filme, antes ou depois da sessão. O objetivo é desdobrar o conteúdo do filme e fomentar a formação cultural da comunidade local. Além disso, serão inseridas estreias de produções catarinenses e nacionais na mostra. Como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo com as produções audiovisuais e público.

Mostra: Ao Vítor, pelo fim do Genocídio – Imagens Indígenas

KIKI – O Ritual da Resistência Kaingang
de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino. Brasil. 2014. 34 min. Documentário. Classificação: Livre.
Aborda o mais importante ritual da etnia indígena kaingang, o Kiki, realizado em 2011 na Aldeia Condá, no oeste de Santa Catarina (Brasil). Através de uma abordagem cronológica são mostrados os preparativos na mata e na aldeia. A construção das casas na mata, a chegada dos pajés, a preparação da bebida que levou mais de dez dias para ficar pronta, a pintura das marcas nos rostos definindo as duas metades: kamé e kainru-kré.

Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras
de Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha. Brasil. 2012. 18 min. Documentário. Classificação: Livre.
A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva mesmo com todas as influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Gravado na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, é o primeiro documentário realizado em guarani com recursos do Edital Prêmio Cinemateca Catarinense 2012.

Guarani Resiste!
do Coletivo Vira Lata. Brasil. 10 min. Documentário. Classificação: Livre
Os Guarani das 6 aldeias existentes na cidade de São Paulo, ocuparam a Avenida Paulista, centro financeiro da capital. Eles exigem a assinatura do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que irá regularizar, de uma vez por todas, a demarcação de suas terras na cidade.

Convidados: Cassemiro Vitorino, jornalista e produtor; Cinthia da Rocha, antropóloga e diretora; Lígia Marina, do Grupo Imagens Políticas; Prof. Indígena Geraldo Karai Moreira – Aldeia Yynn Moroti Wherá. Moderadora: Emanuele Mattiello, do Cine Imagens Políticas. Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Ao Vitor, pelo fim do genocídio - imagens indígenas

Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar