FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Lançamento de livros de Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros pelo Selo Armazém



Quando: 04 Março 2016, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Victor Meirelles, 59 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/193973617634974

Lançamento de Livros:
A Borboleta e o Sino, de Yosa Buson [Antologia de haikus mudados para o português por Sérgio Medeiros]
Ascensão – Contos Dramáticos, de Dirce Waltrick do Amarante


Na próxima sexta-feira, dia 4 de março, o Museu Victor Meirelles promove o lançamento de dois livros, ambos pelo Selo Armazém. O evento acontece às 19 horas na Sala de Exposições Temporárias, quando haverá uma conversa com os autores.

O primeiro livro é A Borboleta e o Sino, de Yosa Buson [Antologia de haikus mudados para o português por Sérgio Medeiros]. A obra é uma homenagem a Herberto Helder, tradutor de haikus. É o primeiro trabalho de Sérgio publicado por uma editora catarinense, já que todos os lançados no Brasil saíram por editoras de São Paulo e Rio de Janeiro.

Professor de Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, Sérgio Medeiros é poeta, autor de O Choro da Aranha Etc (7Letras), Sexo Vegetal (Iluminuras), e tradutor de Popol Vuh (Iluminuras).

Segundo Medeiros esta breve antologia contém poemas de Yosa Buson (1716-1783) em romaji, acompanhados de sua versão para o português. Romaji é um sistema de escrita que usa letras do alfabeto latino para escrever as palavras japonesas. “Selecionei poemas que falam das quatro estações. Os poetas japoneses reconhecem uma quinta estação: o Ano Novo. A antologia poderá sugerir, no português do Brasil, a beleza extremamente objetiva dos melhores versos desse mestre do século XVIII”, avalia o autor.

O segundo livro a ser lançado na mesma noite é Ascensão – Contos Dramáticos, de Dirce Waltrick do Amarante. Essa é a estreia na ficção da tradutora e ensaísta Dirce do Amarante. Professora do curso de Artes Cênicas da UFSC, Dirce coorganizou e cotraduziu, com Sérgio Medeiros, os livros De Santos e Sábios, uma antologia de textos estéticos e políticos de James Joyce (Iluminuras), e Cartas a Nora. É autora de As Antenas do Caracol: notas sobre literatura infanto juvenil e Pequena Biblioteca para Crianças: um guia de leitura para pais e professores e de Para Ler ‘Finnegans wake’ de James Joyce, pela editora Iluminuras.

Sobre o livro a pesquisadora Myriam Ávila, professora de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais assinala, no texto da apresentação, que, “tirando a suposição de Hundertwasser de que a vida no Brasil seria boa e barata, é tudo verdade nos contos dramáticos de Dirce Waltrick do Amarante. Apenas não espere ver promessas cumpridas nessas pungentes composições em que desfilam personagens como Qorpo Santo, Martin Heidegger, Aristóteles, Sófocles, a Rainha-Mãe e o Príncipe Regente, para não mencionar os impagáveis Arandir e Aprígio. Tudo isso enquanto não vem a cereja do bolo em forma de deliciosos monólogos rimados. O mais sucinto dos alfarrábios conhecidos, este livro é excelente acompanhamento para o chá da tarde ou mesmo para o café da manhã. A surpreendente revelação de nossa literatura nonsense strikes again com pontaria certeira”.

O Selo Armazém é uma marca da Editora Cultura e Barbárie, que se dedica à publicação de artista, livros-objeto, traduções, ensaios e literatura em tiragens limitadas. O selo é coordenado pelas artistas Juliana Crispe e Marina Moros que, inspiradas pela Noa Noa, de Cleber Teixeira, criam e produzem cada livro como objetos únicos, ou seja, desde o projeto gráfico até a costura final.
Lançamento de livros de Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros pelo Selo Armazém


Categorias: Março 2016
Tags: livros
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar