FaceBook Instagram Twitter


Cineclube Badesc exibe documentário sobre Antonieta de Barros



Quando: 21 Março 2016, segunda-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/955333901226858

Cine Catarina

Antonieta
de Flavia Person. Brasil. 2015. 14 min. Documentário. Sem classificação.

Integrando as comemorações do Mês da Mulher, o aniversário de 290 anos de Florianópolis e os 10 anos da Fundação Cultural Badesc o Cineclube da Casa exibirá gratuitamente na segunda-feira, 21 de março, às 19h, o documentário Antonieta, de Flávia Person e em seguida haverá espaço para debates com a diretora e comentaristas convidados. O filme conta a história de Antonieta de Barros, professora, cronista e deputada estadual, que ao tomar posse em 1935 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país e a primeira deputada do estado.

Vencedor do Edital Catarinense de Cinema 2013, o documentário pretende reavivar a memória de Antonieta e torná-la conhecida pelas novas gerações. O documentário utiliza imagens de arquivo e fotos inéditas de Antonieta, locução, trilha sonora e trechos de suas crônicas, unindo fatos históricos do mundo, do Brasil e de Santa Catarina.

O trabalho é resultado de um ano de pesquisa de Flávia com apoio do historiador Fausto Douglas Correa Júnior, que vasculharam arquivos de lugares como a Assembleia Legislativa, a Casa da Memória e o Museu da Escola Catarinense em busca da trajetória dessa mulher que ascendeu a um cargo político importante em um estado conservador.

Sobre Flávia Person

Flávia Person, graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, atua como roteirista, diretora e produtora. Produziu filmes, festivais, mostras de cinema e projetos para TV. É sócia fundadora da Magnólia Produções Culturais. Trabalhou na série de TV “Memória Ativa”, exibida na Band News. Atuou como diretora da Associação Cultural Cinemateca Catarinense e assina a produção executiva dos curtas Noite Clara, de Felipe Vernizzi, Rio da Madre, de Fábio Brüggemann e Grinfia, de Gabi Bresola, os dois últimos em edição. É também criadora e coordenadora da revista de cinema e audiovisual Lado C.

Comentaristas:
Flávia Person – Diretora e pesquisadora
Cristiane Silva – Unegro e Comitê Impulsor de SC da Marcha de Mulheres Negras
Flavia de Lima – Coordenadora Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/PMF
Cineclube Badesc exibe documentário sobre Antonieta de Barros


Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar