FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Exposição das esculturas do artista Maia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Quando: até 27 de março
Onde: Atelier Jardim das Esculturas
Endereço: Avenida das Rendeiras, 2242 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito

O artista Maia, que já tem 40 anos de experiência em artes plásticas, apresenta a exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Lagoa da Conceição, de 8 a 27 de março, das 10 às 22 horas, com entrada gratuita.

O artista participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais. Apaixonou-se por Florianópolis e há oito anos mantém uma galeria localizada na Lagoa da Conceição. A galeria de frente à lagoa é um espaço aberto ao público onde são expostas obras próprias e de outros artistas. No jardim estão distribuídas esculturas de grande porte e instalações que remetem ao sonho e ao imaginário.

Homenageando a figura feminina, o artista utiliza da linguagem escultórica e pictórica. Modela formas visando expressar sua devoção à mulher. Maia cria esculturas em Terra Cota em formato de bustos, retratando a feminilidade, e pinta telas em acrílico seguindo a mesma temática.

O objetivo da exposição é fazer com que o público tenha um contato intimista com as obras e interaja com elas. Intenciona aflorar a sensibilidade das pessoas induzindo à reflexão sobre o mundo, busca oferecer informações sobre as artes enfatizando sua importância para o ser humano.

Houve uma época em que os bustos eram utilizados para enaltecer pessoas celebres, mas hoje em dia são considerados obsoletos. Os bustos das mulheres de Maia, modelados em barro, também têm a finalidade de enaltecer, porém no estilo contemporâneo.

Estes bustos de Terra Cota, não são cópias de modelos ou cópias das faces de pessoas existentes. A imagem é resultado de um processo de criação. Com essência única, são originadas a partir de uma base fixa de sustentação onde são agregados elementos que dão características distintas a cada peça. Nas pinturas, Maia explora as tintas produzindo retratos em telas com técnica em acrílico. As modelos dos quadros são mulheres comuns.

Com uma mistura de objetos do imaginário com conteúdo realístico, as obras remetem a consciência oculta. Trazem signos relacionados às mulheres de diferentes etnias, valorizando a diversidade. Representam seres naturais do mundo. Simbolizam a terra e a fertilidade. O feminino para o artista é o princípio da vida. Exaltar a mulher é para ele a contemplação do viver.

"Só uma mente sofisticada, no comando de talento incomum conceberia esta mescla de simplicidade e ironia, do simples e do sugestivo, que existe em cada objeto mulher do Maia" - Luiz Fernando Veríssimo Exposição das esculturas do artista Maia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar