FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Travessia da Ilha do Campeche 2016



Quando: 19 Março 2016, sábado, a partir das 6h20
Onde: Praia do Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/995707913844085

Horário de Entrega dos Kits: 6h15
Horário de Largada: 08h00 da Ilha do Campeche

Mais uma edição da tão esperada e tradicional Travessia da Ilha do Campeche, que aconteceria neste sábado, dia 12 de março, foi transferida por condições climáticas para o próximo sábado, dia 19.

Novas Inscrições: A partir de quarta-feira até quinta-feira (16 e 17) , das 06h30 até as 23h00 começam na academia Sotália Sports as novas inscrições para as vagas remanescentes. Mesmo com a transferência do evento houveram poucos pedidos de cancelamento, então se alguém que ficou de fora quiser participar essa é a hora!

O evento ocorre a partir das 6h20, com percurso da prova de 1.500 metros entre a Ilha do Campeche e a praia e diversas ações socioambientais que acontecem na areia da praia, em paralelo à prova. Enquanto os atletas desafiam as ondas no mar, na areia da praia a Sotália e seus parceiros realizam ações educativas que ajudam a cuidar melhor do planeta, com a participação de crianças, jovens, adultos, familiares dos atletas e toda a comunidade.

A Travessia da Ilha do Campeche foi uma iniciativa pioneira de provas em mar aberto no município de Florianópolis, SC, realizada no ano 1999, com o objetivo de incentivar a prática dessa modalidade de esporte e oferecer o primeiro desafio de natação em mar aberto da cidade, naturalmente abençoada com praias lindíssimas. Em 2015, a prova completou seu 16 ano, e continua firme em sua missão de desenvolver e estimular essa modalidade de esporte, estimular a prática de uma vida saudável e equilibrada, e promover a consciência ambiental de atletas e da comunidade da Ilha sobre a importância da preservação das praias e da vida marinha.

Desde a sua primeira edição, as Travessias da Ilha do Campeche sempre reuniram participantes e equipes de treinamento do Brasil e de outras partes do mundo, atraindo nadadores com idades entre 14 e 70+ anos, todos com devido preparo físico e disposição para superar seus desafios pessoais, além da própria travessia. A prova também sempre recebeu o apoio de comerciantes locais, representantes da comunidade, figuras típicas da cultura local e residentes da comunidade.

A Travessia da Ilha do Campeche está fortemente vinculada à ações socioambientais que acontecem na areia da praia, em paralelo à prova. Diversas ações socioambientais, acontecerão durante a Travessia da Ilha do Campeche. "Oficina Aprendendo com as Baleias" do projeto Baleia Franca acontecerá a partir das 8h. Bandeira Azul Brasil também estará presente nas ações socioambientais que acontecerão durante a Travessia da Ilha do Campeche. Programe-se e participe!

Prestigie a exposição e demonstração dos princípios de como montar pranchas ecológicas feitas com a utilização de garrafas pets recicladas. O mais bacana é que o pessoal da Associação Eco Garopaba, irá fazer a Travessia da Ilha do Campeche com um Stand Up Pet! Demais, né?

As ações socioambientais que acontecerão durante a Travessia da Ilha do Campeche:

1) Sotália Socioambiental
Promoverá um mutirão do lixo, para recolhimento do micro lixo encontrado na praia e nos arredores do evento.

2) Bandeira Azul
Bandeira-AzulO Programa Bandeira Azul é uma condecoração para praias, marinas e embarcações de turismo que promove o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce. O programa desafia autoridades locais, gestores de praias, marinas e operadores de passeios de barco de turismo a buscar padrões elevados de gestão em seis categorias: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e informação, segurança e serviços, responsabilidade social e turismo responsável. A Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) e está presente em 49 países. No Brasil, o programa é operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), OSCIP com sede em Florianópolis.
www.bandeiraazul.org.br
Facebook: BandeiraAzulBrasil

3) Associação Eco Garopaba – Projeto Prancha Ecológica
O Projeto começou em 2012, que surgiu quando seus fundadores, incomodados com a questão do lixo, desenvolveram o primeiro modelo de Prancha de Surf feita utilizando garrafas pets recicladas. A idéia, é ensinar crianças a reciclar, promovendo o acesso ao esporte e ao mesmo tempo aplicando noções de educação ambiental. Para conhecer mais do projeto Prancha Ecológica curta a página no facebook:
www.facebook.com/ProjetoPranchaEcologica

4) LAMAQ – Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa
Inaugurado em 1988, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina, tem por finalidade a coleta, preparação e tombamento de carcaças de mamíferos aquáticos recuperadas nas praias catarinenses. O Laboratório também realiza atividades de educação ambiental, recebendo alunos e realizando exposições, cursos e palestras.
Sabia mais: www.lamaq.ufsc.br

5) Projeto Baleia Franca
O Projeto Baleia Franca/Brasil, responsável pela redescoberta das baleias francas em Santa Catarina, foi criado em 1982 com o objetivo de garantir a recuperação populacional dessa espécie em águas brasileiras. Atualmente o Projeto tem por finalidade buscar a proteção, a conservação e a recuperação populacional dos cetáceos em águas brasileiras, especialmente a baleia franca austral (*Eubalaena australis*), através de pesquisa científica e monitoramento. O Projeto atua principalmente na costa centro-sul de Santa Catarina, onde são realizados estudos sobre dinâmica populacional, ecologia comportamental, atendimento a encalhes, monitoramento de atividades antrópicas , além de um trabalho de conscientização das comunidades locais e usuários da região.
Sabia mais: www.baleiafranca.org.br

6) PROCOMPOSTO e OEKO
A Procomposto e Oeko estarão juntas na Travessia para Ilha do Campeche 2016, responsáveis pela coleta e destinação correta dos resíduos, contribuindo assim para mitigar alguns impactos ambientais gerados pela execução do evento, principalmente os relacionados a geração de resíduos sólidos, visando promover o seu correto encaminhamento para processos de recuperação (reciclagem e compostagem), principalmente valorizando os resíduos orgânicos através da produção de adubo orgânico “húmus”, e tornar o evento Lixo Zero. O objetivo é reduzir o que vai nos aterros e mitigar os impactos ambientais dos resíduos sólidos urbano.
Saiba mais em: www.procomposto.com.br e www.oeko.com.br
Travessia da Ilha do Campeche 2016


Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 21 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 21 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar