FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Travessia da Ilha do Campeche 2017



Quando: 11 Março 2017, Sábado, largada às 8h
Onde: Praia do Campeche na altura do final da av. Pequeno Príncipe
Quanto: Gratuito
e-mail: travessia@sotaliasports.com.br

A Travessia Da ilha do Campeche, um evento esportivo, cultural e socioambiental para todas as idades, será realizada no dia 11 de Março de 2017. O desafio aquático consiste na travessia à nado, em mar aberto, do percurso de 1.500 metros entre a Ilha do Campeche e a praia do Campeche, realizado por esportistas amadores e profissionais, que são levados em botes infláveis até a ilha, ponto de largada da prova.

O horário de largada da travessia será às 08h00, na Ilha do Campeche, Bairro Campeche, Florianópolis/SC, com condições climáticas favoráveis. Os atletas deverão dirigir-se ao local do evento com pelo menos uma hora e meia de antecedência da largada, que está prevista às 8 horas da manhã. Minutos que antecedem a largada serão dadas instruções finais para a travessia.

Com duração máxima de 02 (duas) horas, esta travessia será realizada sob a direção da academia Sotália Sports e será disputada nas categorias individual masculino e individual feminino, e por categoria de 14-19, 20-24, 30-34, 35-39, 40-44, 45-49, 50-54, 55-59, 60-69 e 70+, junto a isto uma categoria para portadores de necessidades especiais.

A Travessia da Ilha do Campeche foi uma iniciativa pioneira de provas em mar aberto no município de Florianópolis, SC, realizada no ano 1999, com o objetivo de incentivar a prática dessa modalidade de esporte e oferecer o primeiro desafio de natação em mar aberto da cidade, naturalmente abençoada com praias lindíssimas. Em 2016, a prova completou seu 17 ano, e continua firme em sua missão de desenvolver e estimular essa modalidade de esporte, estimular a prática de uma vida saudável e equilibrada, e promover a consciência ambiental de atletas e da comunidade da Ilha sobre a importância da preservação das praias e da vida marinha.

Desde a sua primeira edição, as Travessias da Ilha do Campeche sempre reuniram participantes e equipes de treinamento do Brasil e de outras partes do mundo, atraindo nadadores com idades entre 14 e 70+ anos, todos com devido preparo físico e disposição para superar seus desafios pessoais, além da própria travessia. A prova também sempre recebeu o apoio de comerciantes locais, representantes da comunidade, figuras típicas da cultura local e residentes da comunidade.

INSCRIÇÕES

Inscrições limitadas! As inscrições serão realizadas até o dia 06/03/2017 na academia Sotália Sports ou pela internet no site www.sotaliasports.com.br

Data limite: 06/03/2017
Valor: R$150,00
Endereço Academia Sotália: av. Pequeno Príncipe, 231 – Campeche - Florianópolis
Entrega dos kits/chips: dia 11/03/2017, no local do evento a partir das 06h15 até 07h45



A Travessia da Ilha do Campeche está fortemente vinculada à ações socioambientais que acontecem na areia da praia, em paralelo à prova. Enquanto os atletas desafiam as ondas no mar, na areia da praia a Sotália e seus parceiros realizam ações educativas que ajudam a cuidar melhor do planeta, com a participação de crianças, jovens, adultos, familiares dos atletas e toda a comunidade. Não perca! Venha saber um pouco mais na Travessia da Ilha do Campeche 2017!

As ações socioambientais que acontecerão durante a Travessia da Ilha do Campeche:

1) Sotália Socioambiental
Promoverá um mutirão do lixo, para recolhimento do micro lixo encontrado na praia e nos arredores do evento.

2) Projeto Tamar
O Projeto Tamar tem como principal objetivo a pesquisa e conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. Para isso são feitos trabalhos de manejo e desenvolvidas estratégias de conscientização, sensibilização e educação ambiental. Nos 35 anos de existência do Projeto Tamar foram criadas 25 bases de pesquisa algumas com Centros de Visitantes como a Base do Projeto Tamar Sul na Barra da Lagoa em Florianópolis/SC. Com doze anos, a base catarinense do Projeto Tamar tem um papel estratégico na redução da captura de tartarugas marinhas pela pesca e na conscientização e sensibilização das pessoas que visitam o Centro de Visitantes.
Venha conhecer mais sobre o Projeto na Travessia da Ilha do Campeche 2017! Atividades para as crianças!
Para mais informações acesse tamar.org.br ou ligue 48 3236-2015.

3) Floripa 100 Bitucas
Junto com o projeto Floripa100BITUCAS, Nossa senhora dos Resíduos irá falar um pouco, através de histórias, sobre os cuidados com os micro lixos descartados na praia! Em um mutirão de limpeza, Floripa 100Bitucas trará o Badbituca para a roda de conversa….quantos desafios e escolhas podemos aceitar para fazer e ver diferente! Bora cooperar!

4) Brotei e OEKO
A Brotei e Oeko estarão juntas na Travessia para Ilha do Campeche 2016, responsáveis pela coleta e destinação correta dos resíduos, contribuindo assim para mitigar alguns impactos ambientais gerados pela execução do evento, principalmente os relacionados a geração de resíduos sólidos, visando promover o seu correto encaminhamento para processos de recuperação (reciclagem e compostagem), principalmente valorizando os resíduos orgânicos através da produção de adubo orgânico “húmus”, e tornar o evento Lixo Zero. O objetivo é reduzir o que vai nos aterros e mitigar os impactos ambientais dos resíduos sólidos urbano.
Saiba mais em: www.oeko.com.br

5) Lixo Zero
O Instituto Lixo Zero Brasil pertence ao conselho da ZWIA (Zero Waste International Alliance – Aliança Internacional para o Lixo Zero) e tem como objetivo difundir o conceito Lixo Zero no Brasil e no mundo.
Conceito Lixo Zero: tem como principal objetivo o máximo reaproveitamento de resíduos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento do lixo para os aterros sanitários e incineradores.
Prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum e/ou levados para reciclagem sujos e misturados, dificultando seu reaproveitamento, sejam encaminhados para usinas, fábricas ou novos negócios que os utilizam como matéria prima novamente.

6) R3 Animal
A R3 Animal é uma organização sem fins lucrativos com sede em Florianópolis dedicada ao resgate, a reabilitação e a soltura de vida selvagem ao seu habitat natural. A educação ambiental é outra vertente importante da nossa missão, pois através dela ampliamos o conhecimento sobre a importância do cuidado e da conservação de espécies para a continuidade da vida no planeta.
Os animais que ajudamos necessitam de cuidados especiais, alimentos, medicamentos e tratamento veterinário. São vítimas, na maioria das vezes, de crueldade, tráfico ilícito, entre outras ações humanas diretas e indiretas. Nossa manutenção ocorre através de doações e do trabalho de voluntários que contribuem para a continuidade de nossas atividades e da parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Polícia Militar Ambiental.
Uma das ações que coordenamos em Florianópolis é o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos dessas atividades sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos.

7) Projeto Golfinho
Nos meses de Verão, cresce o número de registros de acidentes ligados ao banho de mar, o que decorre, principalmente, do desconhecimento das características naturais das praias e das formas de utilização destes ambientes por seus usuários.Mais de 30% dos acidentes registrados durante os meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças de até 14 anos.
No intuito de reduzir tal estatística e realizar um trabalho educativo e preventivo dirigido a este público, o Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), desenvolveu o PROJETO GOLFINHO, que estará conosco na Travessia para Ilha do Campeche 2017.
Este projeto tem como principais objetivos informar o público jovem sobre os eventuais riscos oferecidos pelo mar e orientá-los para a utilização segura das praias catarinenses. Da mesma forma, pretende incentivar atitudes de respeito e de convívio harmônico com este ambiente, através de aulas de cidadania e educação ambiental.
Travessia da Ilha do Campeche 2017


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Setembro 2017 Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza - ... >> Esportes
até 23 Setembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 23 Setembro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes
até 23 Setembro 2017 2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis t... >> Exposições
até 23 Setembro 2017 Curso sobre Cinema no Museu Histórico de S... >> Educação / Cursos
até 23 Setembro 2017 Inscrições de artesãos e trabalhadores man... >> Especiais / Outros


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar