FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Exposição coletiva Paisagem Plural, com curadoria de Ana Zavadil



Quando: até 20 de abril
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/706123532862426

Abertura 10 de março, quinta-feira, às 19h
Visitação até 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h

No mês em que a Fundação Cultural Badesc comemora 10 anos, a Instituição traz para Florianópolis a exposição coletiva Paisagem Plural, um recorte da melhor produção contemporânea do Rio Grande do Sul, que tem curadoria de Ana Zavadil, atual curadora da Bienal do Mercosul. A exposição abre na quinta-feira, 10 de março, às 19h, no Espaço Fernando Beck e fica aberta para visitação até o dia 20 de abril. Entrada gratuita.

A exposição reúne trabalhos de 20 artistas, que mostram na contemporaneidade a reinvenção da paisagem a partir da natureza, da cultura e da estética. Entre os artistas, Fernando Lindote, gaucho radicado em Florianópolis, Walmor Corrêa, florianopolitano com ampla trajetória no Estado vizinho e a artista catarinense Beatriz Harger.

Os outros artistas convidados são: Ana Mähler, Alexandra Eckert, Angela Zaffari, Beatriz Dagnese, Bianca Santini, Fábio André Rheinheimer, Flávio Morsch, Gustavo Rigon, Helena D’Ávila, Marlene Kozicz, Ricardo Giuliani, RosaliPlentz,Silvia Rodrigues, Umbelina Barreto, Vera Reichert, VerluMacke, e Zetti Neuhau .

“Todas as informações registradas no subconsciente de cada artista acaba gerando imagens que, ao serem transportadas para a sua arte, dão um novo sentido à paisagem. Isso significa dizer que vamos encontrar a paisagem de cada um, seja ela inspirada na cidade ou no campo, impregnada de informações ou que mantenham a calma e beleza, o lúdico, ou mesmo as suas cores e as suas luzes”, declara a curadora.

Em Paisagem Plural, a paisagem é usada como foco conceitual das obras, em que a representação poética de cada artista vai desde a natureza em si mesma até a sua dimensão simbólica. A paisagem assume outros significados por meio de subjetividades, metáforas e narrativas, em que a intenção, as tramas e os encontros dão origem aos trabalhos que serão levados à visibilidade pública.

“A escolha das obras para a exposição teve como objetivo buscar aquelas que caracterizassem ou descrevessem o conceito de paisagem, deixando, no entanto, um limite poroso para que se pudesse expandir o conceito. As diferentes linguagens que percorrem o assunto vão desde a instalação, a pintura, a fotografia, o desenho e a escultura e/ou o objeto dentre outras modalidades”, explica Ana Zavadil.

Sobre Ana Zavadil

Ana Zavadil é mestre em Arte Contemporânea pelo programa de pós-graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com habilitação em Pintura e em História Teoria e Crítica de Arte. Atualmente é curadora da Bienal do Mercosul. Foi curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), fez parte do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), integrou o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de curadoria e de produção executiva de exposições de arte, escreve textos críticos para o site Babilônia. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Curadoria em 2009 pela exposição Um Dia Entre Abril e Junho, realizada na Galeria de Arte da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e, em 2012, pela exposição Poéticas em Paralelo, realizada no MACRS. Realizou curadorias independentes de exposições em Santa Catarina, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro, escreveu diversos textos críticos publicados no Brasil e no exterior.
Exposição coletiva Paisagem Plural, com curadoria de Ana Zavadil


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar