FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Exposição multimídia "Sobre Aguas" de Marco Giacomelli



Quando: até 10 de abril
Onde: Museu da Imagem e do Som, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/968646533222548
e-mail: ecm2@ecm2art.com

Abertura 18 de fevereiro às 19h30min
Visita guiada: 19 de fevereiro, das 16h às 18h, seguida de conversa com o artista e o curador
Visitação até 10 de abril, de terça-feira a sábado das 10 às 20h30; domingos e feriados das 10 às 19h30

"Sobre Águas", exposição multimídia do artista Marco Giacomelli, apresenta a experiência multifacetada da relação entre a água como força dinâmica da vida e a sua própria vida. Para o artista, "esta é a metáfora para o universo e sua incomparável neutralidade acerca das questões de prazer e dor, de vida e morte”.

A exposição será realizada no Museu de Imagem e do Som de Florianópolis (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com abertura no dia 18 de fevereiro, às 19h30min. Patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura do Município de Florianópolis, a mostra estará aberta à visitação até 10 de abril, com entrada gratuita.

A exposição oferece ao público uma ocasião rara para interagir com uma nova geração de trabalhos em artes visuais - geração que desafia as fronteiras e rótulos tradicionais. Com a curadoria de Scott MacLeay, é composta por fotografias, vídeos e áudios e convida a participar da viagem muito pessoal do artista, que compartilha o ambiente de toda sua vida.

"A exposição é uma experiência verdadeiramente única, porque combina uma inocência quase infantil com a sofisticação conceitual cosmopolita de um cidadão do mundo”, declara MacLeay. Para o curador, "é difícil falar do conteúdo no sentido tradicional. Quando se discute as criações de Marco Giacomelli, vê-se que o processo é o seu conteúdo. E eles são indistinguíveis”.

O curador descreve Marco Giacomelli como um "explorador cromático", cujas abstrações investigam o lado oculto de cenas do cotidiano e de situações que o cercam toda a sua vida. "Marco Giacomelli não está preocupado em comunicar mensagens nem em fazer belas imagens. Ele está literalmente obcecado em expressar a ambiguidade da sua relação muito pessoal com a natureza e em expressar as sensações que tais experiências provocam.”

Acerca da concepção da exposição, Scott MacLeay resume: "Ele não procura nos convencer de coisa alguma. Ele nos apresenta a percepção pessoal crua de seu ambiente natural como um fluxo de energia vibrando em constante evolução. Paradoxalmente, ao revelar o que está oculto, ele mistifica ao invés de esclarecer, seduzindo-nos a mergulhar mais profundamente em seu mundo etéreo".

Visita Guiada

No dia 19 de fevereiro, das 16 às 18h, haverá uma visita guiada seguida de conversa com o artista e o curador. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail ecm2@ecm2art.com

Marco Giacomelli

Marco Giacomelli começou a expor seu trabalho documental de fotografia no ano de 2010, em galerias privadas e mostras de arquitetura. No ano seguinte, fez sua primeira exposição fora do Brasil, numa galeria de arte privada, no município de Bethesda, Maryland nos EUA. No mesmo ano participou de exposições coletivas na Fundação Cultural BRDE e na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vichetti. Dois de seus trabalhos foram apresentados no festival internacional de fotografia "Floripa na Foto 2011".

Em 2012, integrou o programa de residência em "Fotografia Contemporânea / Novas Mídias", com o artista canadense Scott MacLeay e participou também do Workshop Transmedia "What’s the Story”, do ICP, New York, co-organizado pelo mesmo artista. Este mesmo ano participou de exposições coletivas na Fundação Cultural Badesc e no Centro Coletivo de Arte & Comunicação.

Em 2013, iniciou uma colaboração com Scott Macleay para o desenvolvimento artístico de seus projetos. Também participou da exposição coletiva "Fotografia Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos”, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

Em 2014, participou das Exposições "Interferências”, no Espaço Lindolf Bell, no CIC, e "Perspectivas”, na Galeria de Arte Helena Fretta, ambos em Florianópolis.

Em 2015, realizou a Exposição Individual "Definindo Tempo”, na Galeria de Arte Helena Fretta, e a Mostra "Ondas de Luz”, no âmbito do Circuito Museu da Bienal de Curitiba, no MuMA

Scott MacLeay

Fotógrafo, artista de novas mídias, compositor e escritor, iniciou sua carreira em Vancouver, no Canadá, na década de 1970, tendo trabalhado em Paris e Nova York durante 30 anos. Mudou-se para o Brasil em 2010. Criou o grupo de pesquisa musical Private Circus em Paris e teve seus trabalhos expostos em diversas galerias e museus da Europa, América do Norte e do Sul e Japão. Sua obra foi incluída na Time-Life History of Photography, no volume dedicado à "Arte da Fotografia” e está presente em museus e coleções privadas em todo mundo. Fundou o Departamento de Fotografia do American Center for Artists em Paris e tornou-se diretor do Center for Media Art and Photography (CMAP), um centro inovador de atividades de mídia arte e produções audiovisuais. No fim de 2011, fundou no Brasil o Processo Criativo, um movimento dedicado à promoção e ao desenvolvimento de trabalhos inovadores e de pesquisas nas artes tecnológicas. Em 2015, lançou seu livro PENSAR, SENTIR, VER: Percepção e Processo em Fotografia, no Brasil. Exposição multimídia "Sobre Aguas" de Marco Giacomelli

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar