FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
8ª Mostra Internacional Strangloscope terá 3 dias de programação gratuita no CIC



Quando: 15, 16 e 17 de abril
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/245819365769749

Pela segunda vez consecutiva o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) receberá a Strangloscope – mostra internacional de áudio, vídeo, filme e performance experimental, que este ano também oferecerá projeções de filmes e workshop no Cinema do CIC, ambos os espaços localizados no Centro Integrado de Cultura e administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

A mostra ocorrerá de 15 a 17 abril, e nesta 8ª edição, que tem como tema “Feminino Além do Gênero”, apresentará uma programação de filmes, vídeos experimentais, instalações, performances, debates e workshop, todos com entrada gratuita, sob a curadoria do Duo Strangloscope, composto por Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, e produção em parceria com o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serão três dias de intensa programação artística e cultural voltadas para experimentações audiovisuais e performáticas, com a participação de diretores, professores, realizadores audiovisuais, estudantes de cinema e público interessado (classificação 14 anos), além de uma Jam Session para encerrar cada dia de evento.

Entre alguns destaques da programação estão: na sexta-feira (15), às 20h30, o lançamento o filme Interlúdio, do diretor Gabraz Sanna, no Cinema do CIC. Após a projeção será realizado um debate com a presença de Sanna, da profa. Dra. Ramayana Lira (Unisul), profa. Dra. Clélia Mello (UFSC) e Duo Strangloscope.

No sábado (16), às 17h30, haverá sessão de curtas-metragens experimentais da diretora Cris Miranda, seguido por debate com a participação da diretora, do prof. Dr. Rodrigo Garcez e Duo Strangloscope.

No domingo (17), às 16h, o prof. Dr. Rodrigo Gerace (SP) ministrará o workshop “Cine Obscenidades – O sexo cinematográfico”. Não é necessário fazer inscrição e a capacidade é de 137 participantes, lotação do Cinema do CIC, por ordem de chegada.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA - 15 de abril

18h - Abertura da 8ª edição da Strangloscope - Feminino Além do Gênero
Projeção externa do videoclipe Sonhos, de Gabraz Sanna

18h30min
Abertura da exposição no MIS-SC, com instalações audiovisuais e exibição dos Panoramas. Sob curadoria do Duo Strangloscope, serão apresentados três programas diferentes, em loop, nas três telas fixadas no salão principal do MIS:

Panorama 1
Azil (Asylum) – Marko Milicevic 2015 I Sérvia I
Beforethe Portrait – Karissa Hahn- 2012 | EUA|
Orgasmatique, Dramatique, Horror - Melissa Bruno- 2010 | EUA |
Origendel Mundo – Rrose Present - 2015 | Espanha |
Primeiro Assédio - Marcelo Tabach - 2015 | Brasil |
Via Láctea - Xisela Franco

Panorama 2
Action Painting No. 1 / No. 2 - Krefer& Turca - 2014 | Brasil |
The Waltz - Maria Felix Korporal - 2010 I Itália I
Sexo frágil?! - Júlia Franz
Orwo Foma - Lia Letícia & Karem Black

Mundo - Karina Zen - 2013 | Brasil |
Pearl Pistols - Kelly Gallagher
Barbie French Revolución – Azucena Losana y Sebastián Martinez Toro - 2015 | Argentina

Panorama 3:
The Uninvited - Laura Focarazzo - 2015 I Argentina
Reverse Metamorphosis - Eleonora Manca 3
Onbeingan Angel - Monika K. Adler - 2014 | Inglaterra |
Inside - Red Bind - Gilivanka Kedzior & Barbara Friedman - 2013 | França |
The Road to Kalmar - Margaret Rorison - 2015 | EUA, Suécia |
De Dentro para Fora - Lívia Sá - 2015 | Brasil/EUA|
M ΛƬƲ L LΛ - Sonia Laura - 2015 | Itália

Instalação Escape - Duo Strangloscope
Escultura visual formada por uma rede trançada por fios de barbante, materiais dispostos entre os fios que refletem e/ou absorvem a luz das imagens projetadas, que serão vídeos pré-gravados do Duo Strangloscope, especialmente para a montagem desta instalação.

Instalação In Transit - Duo Strangloscope
A cada dia a instalação se transformará para receber projeções e interatividade performática.

19h30min - No MIS-SC:
Performance Para Além Das Gaiolas, de Daniele Viola
É um solo performático que dialoga com questões de liberdade e prisões, pré-conceitos sociais, (des)igualdades de gênero entre outras inquietações.

20h30min - No Cinema do CIC:
Pré-estreia do longa-metragem experimental Interlúdio, com exibição dos curtas-metragens Ruína e Digitaria abrindo a sessão, todos do diretor Gabraz Sanna, que participará de debates após as projeções.
Além do diretor, a mesa de debate será composta pela Profa. Dra. Ramayana Lira Unisul), Profa. Dra. Clelia Mello (UFSC) e Duo Strangloscope.
Sobre o diretor Gabraz Sanna - Gabraz é um artista visual com forte inclinação ao cinema experimental. Trabalhou em dezenas de projetos entre cinema e artes plásticas nos mais diversos formatos, alternando e por vezes acumulando as funções de roteirista, diretor, fotógrafo e montador. Em 2006, estabeleceu uma parceria com a escritora e psicanalista Lucia Castello Branco para a realização de uma série de filmes com alguns sujeitos singulares da literatura em língua portuguesa. Então nasceu a trilogia 'Absolutamente sós', entre encontros com Manoel de Barros, Llansol e Bethânia. Recentemente lançou o curta 'We are Dreamers!', parte do novo filme-disco dos Tindersticks comissionado pelo Clermont Ferrand Intenational Film Festival e também Ruína, que estreou na Berlinale em 2016. Há sete anos é curador da Mostra do Filme Livre, um dos principais festivais de cinema independente do país.

23h - No MIS-SC:
Festa de abertura com os DJs Cris Clasen & Calvin Treze

SÁBADO - 16 de abril

16h - Abertura do MIS para visitação da exposição com as sessões Panorama e as Instalações do Duo Strangloscope

Instalação In Transit, do Duo Strangloscope
No dia 16 de abril, a instalação exibirá a projeção em loop de: The Waltz – Maria Felix Korporal - 2010 I Itália

Lançamento do livro Cinema Explícito - do prof. Dr. Rodrigo Gerace
Um dos mais completos estudos em língua portuguesa sobre as representações cinematográficas do sexo, dos stagfilms no cinema mudo às vanguardas artísticas, das pornografias alternativas ao mainstream, a estilização do sexo no cinema de autor que politizou e escandalizou o desejo por meio de narrativas ora transgressoras e libertárias, ora confinadas em discursos normativos sobre sexo. Haverá venda de livro e o autor estará presente para sessão de autógrafos.

17h30min às 19h - No Cinema Do CIC:
Sessão de curtas-metragens experimentais da diretora Cris Miranda e depois haverá debate. Além da diretora a mesa de debate será composta pelo prof. Dr. Rodrigo Garcez e Duo Strangloscope.

Curtas:
Contraponto (3 min) – Sinopse: Uma síntese entre duas experiências temporais opostas. Meditações sobre a tirania e a volatilidade do tempo.

Vermelha é a luz do freio (6min44seg)- Sinopse: Pequenos gestos de uma longa despedida (2013).

Maçã com sabor de gasolina (12min57seg) - Sinopse: não se pode esconder a alma (2012)

Para limpar lágrimas, Paulo Leminski (10min07seg) - Sinopse: a poesia de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante, uma orquestração de relâmpagos, um poema de amor (2008).

Sobre a diretora Cris Miranda - Artista visual, nascida no Rio de Janeiro, realizou diversos filmes experimentais exibidos em Festivais Internacionais de Cinema no Brasil, França, Espanha, EUA, Austrália, Argentina, México e Colômbia. Foi curadora da Mostra do Filme, no Rio de Janeiro, no ano de 2013, das sessões de filmes experimentais do Festival Cine Música, em Conservatória, em 2013 e 2012, júri do Festival International Signes de Nuit, em Paris, em 2013 e curadora/organizadora da Mostra de filmes experimentais Brasil França, Cinema e Poesia uma navegação entre névoas e sonhos, realizada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, em 2013. Em 2015 organizou a primeira edição do DOBRA Festival Internacional de Cinema Experimental, primeiro festival de cinema especialmente voltado para a exibição de filmes experimentais e obras fílmicas expandidas da cidade do Rio de Janeiro. É professora do curso de Fotografia e Cinema da Universidade Estácio de Sá e aluna do doutorado no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes da UERJ, com pesquisa voltada para o cinema experimental e a memória da cidade do Rio de Janeiro.

19h - No MIS-SC:
Performance Cine Expandido, de Cris Miranda

19h30min
Projeção externa de Jedina - Pani Pawlosky - 2015 | Polônia

20h às 21h30min - No MIS-SC:
Programa Sessão Strangloscope 1:
Broken Tongue / Mónica Savirón
O Bloqueio / Isabel Cordovil
E215 / Scott Willis
Pulling Up Roots / Cecelia Condit
Room Thoughts / Evelin Stermitz.
Anywhere But Here / Shubhangi Singh
Occidente / Ana Vaz
Vis a Vis / Abigail Child
From Ally To Accomplance / Kelly Gallagher
Total: 87 minutos de exibição

21h30min - No MIS-SC:
Performance Unknelson, de Andre Arieta
Envolve música, literatura e vídeo em tempo real: três performers se revezam entre leituras e escrita de textos e produção de ruídos com um rádio fora de sintonia, um aparelho de ultrassom, e uma guitarra e baixo tocados de forma percussiva. Com outras duas guitarras os performers tocam canções em alguns momentos.

22h - No MIS-SC:
Jam session
Com a banda performática de Andre Arieta e convidados. Para esta sessão todos estão convidados a levar instrumentos, pois o palco estará aberto para quem desejar tocar.

DOMINGO- 17 de abril

15h - No MIS
A instalação In Transit apresentará com projeção em loop do filme: Jedina – Pani Pawlosky - 2015 | Polônia

16h às 20h - NO Cinema do CIC:
Workshop Cine Obscenidades – O sexo cinematográfico, com o prof. Dr. Rodrigo Gerace (SP) – público alvo: estudantes de cinema, artistas audiovisual
Consiste em 4 horas/aula com projeção de imagens e trechos de filmes.
Apresentará o panorama crítico das representações cinematográficas do sexo, do período silencioso às experimentações estéticas em torno do corpo e do desejo nas vanguardas artísticas e no cinema underground. O curso faz uma leitura ideológica e política sobre a abordagem do sexo, ancorado em Michel Foucault, desde as pioneiras cenas de nudez e beijos no “cinema de atrações”, passando pelos stagfilms (erotismo explícito no início do século XX) e pelas imagens codificadas do sexo no cinema experimental. O principal objetivo é revelar o arquivo histórico deste “primeiro cinema” em filmes raros e transgressores, questionando reflexões sobre erotismo, pornografia e obscenidade.
Sobre Rodrigo Gerace - formado em Sociologia (UNESP), com mestrado e doutorado em Cinema (UFMG e Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador, crítico e professor de cinema, concebeu a Mostra Cine Privê – O Erotismo no Cinema. Autor da dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão (2006) e da tese Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo (2011), recém lançada em livro pela Editora Perspectiva e Edições SESC (SP).

20h - No MIS:
Projeção na instalação In Transit de: Losingthe thread, de Vivian Ostrovsky. Em seguida projeção de fotos Memórias de Vestir, de Analu Prestes, e convite para performance do público dentro da instalação

20h30min às 22h - No MIS:
Programa Sessão Strangloscope 2:
Simple Work Out / Natasha Papadopoulou
Letters From Mom/Asiadér
Calendar Girls/Lisa Birke
Corium/Clelia Mello
What Beauty Feels Like/Feniakotsopoulou
De Repente Barbara/Antoine Guerreiro Do Divino Amor
La Grande Safae/Randamaroufi
Fucking Him/Adrian Garcia Gomez & C.O. Moed
Her Silent Seaming/Nazlidinçel
Stick It/Stefan Ramírez Pérez
All That Is Left Unsaid/Michele Pearson Clarke
Cut Out/Gulisilberstein
Behind The Torch Light/Emily Drummer
Total do tempo de projeção: 82 minutos

22h - No MIS:
Performance de encerramento do evento na instalação In Transit
Blua Discórdia, de Venuše a Vánek
Esta performance visita Botticelli em performance solo usando o elemento presente do acústico som do contrabaixo em livre improviso, em contraponto a manifestações digitais do Tcheco Sintetizador granular Micro Granny (Bastl Instruments) reproduzindo em repetição e retroalimentação dos ares de seu pulmão. 8ª Mostra Internacional Strangloscope terá 3 dias de programação gratuita no CIC

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar