FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Projeto Líquens no Tubo de Ensaio



Quando: 7, 11 e 12 de novembro
Onde: Centro de Desportos (CDS) da UFSC, Museu da Escola Catarinense - MESC
Quanto: Gratuito

A última etapa do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], um dos projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural de apoio à produção da arte e da cultura brasileiras, encerra com chave de ouro. Nos dias 7, 11 e 12 de novembro, Interseção 6 oferece gratuitamente mais quatro atividades, entre elas uma palestra de uma convidada que vem de Berlim (Alemanha).

No dia 7 de novembro realiza em Florianópolis, na sala de Dança do Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto Líquens, que consiste na exibição comentada do vídeo da performance Líquens e a oficina de criação O Corpo na Performance com as pesquisadoras Laura Miranda e Mônica Infante, que têm participado de mostras, eventos e projetos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e Japão.

Parceiras desde 1990, as pesquisadoras investigam as fronteiras entre o que se convencionou chamar artes visuais, dança e performance. Desde então compartilham o conhecimento e a prática da Técnica Alexander (educação somática), o KI-Aikidô (arte marcial japonesa) e a Experiência Somática (técnica terapêutica), exercícios que comungam o trabalho com a energia vital, a unificação corpo/mente e a qualidade de ressonância com o entorno.

Na Oficina de Criação O corpo na Performance, no dia 7, das 15 as 18h, na sala de Dança do CDS, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Laura Miranda e Mônica Infante propõem exercícios e discussões sobre o corpo na performance e seus possíveis territórios a partir de um vocabulário fundamentado na Técnica Alexander que sugere uma pausa que aprofunda a percepção e a atenção em si e no outro, no KI Aikidô, que enfoca a unificação mente, corpo e ambiente permeados pelo fluxo de energia vital (KI), e na Experiência Somática (técnica terapêutica baseada na neurociência e etologia) que trabalha com a linguagem das sensações e possibilita uma maior ressonância com o entorno.

No mesmo dia, às 19h, no auditório do CDS/UFSC, ela exibem e comentam o vídeo da performance Líquens, realizado em sítio de criação, um riacho que integra a bacia hidrográfica da represa do rio Passaúna, área de proteção ambiental, região metropolitana de Curitiba (PR). A criação está relacionada às experiências em viagens a Índia, desde uma enfermidade curada em leitos hospitalares, o acompanhamento de rituais de cremação até o contato com o trabalho familiar e as técnicas tradicionais de tingimento, situações vivenciadas e presenciadas pelas artistas. O argumento conceitual transita na ideia de leito como lugar das pausas e dos segredos do corpo, além de seus significados, como raio de luz e direção do vento, que apontam para os trajetos ao ar livre em que a percepção do espaço se dá na relação com a amplitude e a velocidade.

No dia 11 de novembro, às 19h, no auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc ocorre o lançamento do documentário Limiares – sobre Anderson João Gonçalves, dirigido por Sandra Meyer, professora, doutora e pesquisadora de dança que idealizou o documentário com dois vídeos correlatos: Com Anderson, o primeiro lançado em 2014; e agora o segundo, Sobre Anderson, que vem acompanhado de um encarte impresso com fotos do bailarino e textos de Jussara Xavier e Volmir Cordeiro.

Em 82 minutos, a vida e obra do bailarino que foi um dos fundadores do grupo Cena 11 Cia. de Dança (falecido em 2010) são analisadas a partir de depoimentos de artistas, professores e pesquisadores. Adilso Machado, Alejandro Ahmed, Amarildo Cassiano, Jussara Belchior, Jussara Xavier, Karin Serafin, Marcela Reichelt, Marcos Klan, Mariana Romagnani, Mauren Esmanhoto e Vera Torres falam sobre os desafios da arte e do ser artista no convívio com Anderson, em cena e fora dela. A visibilidade desta trajetória como artista contribui para o registro da memória da dança de Santa Catarina e nacional.

Dia 12 de novembro, às 19h, Tubo e Ensaio encerra suas atividades em 2015 no auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc, com presença da pesquisadora alemã Gabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha) proferindo a palestra Atos de re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida.

Projeto Tubo de Ensaio - Intersecção 6

7 de novembro
Oficina de criação O Corpo na Performance com Laura Miranda e Mônica Infante (Curitiba/PR)
15h às 18h – Laboratório de Dança B, Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC
Gratuito

Exibição comentada do vídeo da performance Líquens
19h – Auditório CDS, bloco 5, UFSC
Gratuito

11 de novembro
Lançamento do documentário Limiares. Sobre Anderson João Gonçalves. Direção de Sandra Meyer
19h – Auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc, rua Saldanha Marinho, 196, centro, (48) 3225-8658
Gratuito

12 de novembro
Palestra Atos de Re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida, deGabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha)
19h – Auditório do Museu da Escola Catarinense/UDESC, rua Saldanha Marinho, 196, centro, (48) 3225-8658
Gratuito
Livre para todos os públicos Projeto Líquens no Tubo de Ensaio

Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar