FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Projeto Líquens no Tubo de Ensaio



Quando: 7, 11 e 12 de novembro
Onde: Centro de Desportos (CDS) da UFSC, Museu da Escola Catarinense - MESC
Quanto: Gratuito

A última etapa do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], um dos projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural de apoio à produção da arte e da cultura brasileiras, encerra com chave de ouro. Nos dias 7, 11 e 12 de novembro, Interseção 6 oferece gratuitamente mais quatro atividades, entre elas uma palestra de uma convidada que vem de Berlim (Alemanha).

No dia 7 de novembro realiza em Florianópolis, na sala de Dança do Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto Líquens, que consiste na exibição comentada do vídeo da performance Líquens e a oficina de criação O Corpo na Performance com as pesquisadoras Laura Miranda e Mônica Infante, que têm participado de mostras, eventos e projetos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e Japão.

Parceiras desde 1990, as pesquisadoras investigam as fronteiras entre o que se convencionou chamar artes visuais, dança e performance. Desde então compartilham o conhecimento e a prática da Técnica Alexander (educação somática), o KI-Aikidô (arte marcial japonesa) e a Experiência Somática (técnica terapêutica), exercícios que comungam o trabalho com a energia vital, a unificação corpo/mente e a qualidade de ressonância com o entorno.

Na Oficina de Criação O corpo na Performance, no dia 7, das 15 as 18h, na sala de Dança do CDS, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Laura Miranda e Mônica Infante propõem exercícios e discussões sobre o corpo na performance e seus possíveis territórios a partir de um vocabulário fundamentado na Técnica Alexander que sugere uma pausa que aprofunda a percepção e a atenção em si e no outro, no KI Aikidô, que enfoca a unificação mente, corpo e ambiente permeados pelo fluxo de energia vital (KI), e na Experiência Somática (técnica terapêutica baseada na neurociência e etologia) que trabalha com a linguagem das sensações e possibilita uma maior ressonância com o entorno.

No mesmo dia, às 19h, no auditório do CDS/UFSC, ela exibem e comentam o vídeo da performance Líquens, realizado em sítio de criação, um riacho que integra a bacia hidrográfica da represa do rio Passaúna, área de proteção ambiental, região metropolitana de Curitiba (PR). A criação está relacionada às experiências em viagens a Índia, desde uma enfermidade curada em leitos hospitalares, o acompanhamento de rituais de cremação até o contato com o trabalho familiar e as técnicas tradicionais de tingimento, situações vivenciadas e presenciadas pelas artistas. O argumento conceitual transita na ideia de leito como lugar das pausas e dos segredos do corpo, além de seus significados, como raio de luz e direção do vento, que apontam para os trajetos ao ar livre em que a percepção do espaço se dá na relação com a amplitude e a velocidade.

No dia 11 de novembro, às 19h, no auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc ocorre o lançamento do documentário Limiares – sobre Anderson João Gonçalves, dirigido por Sandra Meyer, professora, doutora e pesquisadora de dança que idealizou o documentário com dois vídeos correlatos: Com Anderson, o primeiro lançado em 2014; e agora o segundo, Sobre Anderson, que vem acompanhado de um encarte impresso com fotos do bailarino e textos de Jussara Xavier e Volmir Cordeiro.

Em 82 minutos, a vida e obra do bailarino que foi um dos fundadores do grupo Cena 11 Cia. de Dança (falecido em 2010) são analisadas a partir de depoimentos de artistas, professores e pesquisadores. Adilso Machado, Alejandro Ahmed, Amarildo Cassiano, Jussara Belchior, Jussara Xavier, Karin Serafin, Marcela Reichelt, Marcos Klan, Mariana Romagnani, Mauren Esmanhoto e Vera Torres falam sobre os desafios da arte e do ser artista no convívio com Anderson, em cena e fora dela. A visibilidade desta trajetória como artista contribui para o registro da memória da dança de Santa Catarina e nacional.

Dia 12 de novembro, às 19h, Tubo e Ensaio encerra suas atividades em 2015 no auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc, com presença da pesquisadora alemã Gabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha) proferindo a palestra Atos de re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida.

Projeto Tubo de Ensaio - Intersecção 6

7 de novembro
Oficina de criação O Corpo na Performance com Laura Miranda e Mônica Infante (Curitiba/PR)
15h às 18h – Laboratório de Dança B, Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC
Gratuito

Exibição comentada do vídeo da performance Líquens
19h – Auditório CDS, bloco 5, UFSC
Gratuito

11 de novembro
Lançamento do documentário Limiares. Sobre Anderson João Gonçalves. Direção de Sandra Meyer
19h – Auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc, rua Saldanha Marinho, 196, centro, (48) 3225-8658
Gratuito

12 de novembro
Palestra Atos de Re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida, deGabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha)
19h – Auditório do Museu da Escola Catarinense/UDESC, rua Saldanha Marinho, 196, centro, (48) 3225-8658
Gratuito
Livre para todos os públicos
Projeto Líquens no Tubo de Ensaio


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar