FaceBook Instagram Twitter


Palestra, performance e apresentação de Processos e Técnicas na Udesc



Quando: 20 Novembro 2014, quinta-feira, a partir das 9 horas
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Entre os dias 19 e 21 de novembro, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Jônatas Manzolli, estará visitando o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Nesta quinta, 20, a partir das 9h, o professor Jônatas Manzolli e a doutoranda em Música da Unicamp Vânia Eger Pontes – egressa e mestre em Música pela Udesc – realizam uma série de atividades na Udesc Ceart, com palestra, performance e demonstrações sobre ações e resultados de pesquisas desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp, sobre a criação e novos modelos interdisciplinares de produção musical, e suas aplicações na prática instrumental e composição.

As atividades, uma promoção do PPGMUS e do programa de extensão Piano em Foco, ocorrem no auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart e serão abertas aos estudantes de pós-graduação, graduação e músicos interessados na prática e criação instrumental. Atividades gratuitas.

Cronograma das atividades


20 de novembro, das 9h às 10h30
Palestra "InterAções: Escritura e Performance Expandida”, com Jônatas Manzolli

O professor doutor Jônatas Manzolli apresentará um processo de composição nômade que produz encontros e possibilidades de organizar o material sonoro e discutirá novas dimensões e diálogos entre a criação e a performance musicais. Apresentará, também, interfaces e modelos computacionais para gerar e tratar som e imagem em tempo real e as interações desses com técnicas instrumentais expandidas.

Manzolli destaca que no contexto atual da produção musical, muitos compositores têm criado sistemas algorítmicos para organizar o material sonoro e dialogar com outras modalidades dos sentidos humanos, de forma a levar ao público um processo de imersão em novas experiências senso riais: novas formas de ouvir, sentir, interpretar, expor e/ou apresentar a composição musical.

20 de novembro, das 10h45 às 11h15
Piano Expandido EmCena, com Vânia Eger Pontes

A pianista Vânia Eger Pontes apresentará uma performance com obras de Marisa Rezende, Liduino Pitombeira e Lourdes Saraiva.

20 de novembro, das 11h30 às 12h
Apresentação de Processos e Técnicas

Jônatas Manzolli e Vânia Pontes realizam uma apresentação sobre interações com interfaces digitais, com a utilização de técnicas expandidas ao piano e na organização criativa do movimento corporal no espaço. A mediação será da professora de Música da Udesc Bernardete Castelan Póvoas.

A apresentação foi desenvolvida com o objetivo de compartilhar parte de um processo de aprimoramento do desempenho e de criação artística, resultante de uma imersão em estudos e experiências práticas em dança, performance corporal e educação somática. Ao explorar dimensões e estabelecer diálogos entre a criação e a performance musical, a pianista Vânia Pontes convida o público a deixar-se levar por um processo de imersão em novas experiências sensoriais: novas formas de ver, ouvir, sentir e interpretar.

Sobre os músicos


Jônatas Manzolli
é graduado em Matemática Aplicada Computacional e em Composição e Regência, é mestre em Matemática Aplicada, ambos pela Uncamp. Desenvolveu seu doutorado na University of Nottingham (Inglaterra) sobre Composição Musical. Atualmente é professor titular do Instituto de Artes da Unicamp e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS).

Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia. Suas publicações focam, principalmente, os seguintes temas: composição musical, síntese de som, auto-organização e criatividade sonora, ambientes interativos para composição, modelos matemáticos e computação evolutiva aplicados a processos sonoros. Sua produção artística relaciona música instrumental, eletroacústica, obras multimídia para dança e instalações sonoras.

Vânia Eger Pontes é doutoranda em Música pela Unicamp, sob orientação do professor Jônatas Manzolli. No ano de 2012 atuou como docente colaboradora nos cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música da Udesc. Nesta mesma universidade obteve o título de Bacharel em Piano em 2007 e de Mestre em Música em 2010, sob orientação da professora Maria Bernardete Castelan Póvoas.

Em sua pesquisa de doutorado, dentro da linha de Estudos Instrumentais e Performance, propõe a migração de conceitos interdisciplinares de áreas que envolvem estudos sobre expressividade do movimento humano – processos perceptuais e motores e técnicas de preparação cênica e corporal aplicados à prática pianística.ç

Foto: Mario Moreira da Silva
Palestra, performance e apresentação de Processos e Técnicas na Udesc


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar