FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Palestra, performance e apresentação de Processos e Técnicas na Udesc



Quando: 20 Novembro 2014, Quinta-feira, a partir das 9 horas
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Entre os dias 19 e 21 de novembro, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Jônatas Manzolli, estará visitando o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Nesta quinta, 20, a partir das 9h, o professor Jônatas Manzolli e a doutoranda em Música da Unicamp Vânia Eger Pontes – egressa e mestre em Música pela Udesc – realizam uma série de atividades na Udesc Ceart, com palestra, performance e demonstrações sobre ações e resultados de pesquisas desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp, sobre a criação e novos modelos interdisciplinares de produção musical, e suas aplicações na prática instrumental e composição.

As atividades, uma promoção do PPGMUS e do programa de extensão Piano em Foco, ocorrem no auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart e serão abertas aos estudantes de pós-graduação, graduação e músicos interessados na prática e criação instrumental. Atividades gratuitas.

Cronograma das atividades


20 de novembro, das 9h às 10h30
Palestra "InterAções: Escritura e Performance Expandida”, com Jônatas Manzolli

O professor doutor Jônatas Manzolli apresentará um processo de composição nômade que produz encontros e possibilidades de organizar o material sonoro e discutirá novas dimensões e diálogos entre a criação e a performance musicais. Apresentará, também, interfaces e modelos computacionais para gerar e tratar som e imagem em tempo real e as interações desses com técnicas instrumentais expandidas.

Manzolli destaca que no contexto atual da produção musical, muitos compositores têm criado sistemas algorítmicos para organizar o material sonoro e dialogar com outras modalidades dos sentidos humanos, de forma a levar ao público um processo de imersão em novas experiências sensoriais: novas formas de ouvir, sentir, interpretar, expor e/ou apresentar a composição musical.

20 de novembro, das 10h45 às 11h15
Piano Expandido EmCena, com Vânia Eger Pontes

A pianista Vânia Eger Pontes apresentará uma performance com obras de Marisa Rezende, Liduino Pitombeira e Lourdes Saraiva.

20 de novembro, das 11h30 às 12h
Apresentação de Processos e Técnicas

Jônatas Manzolli e Vânia Pontes realizam uma apresentação sobre interações com interfaces digitais, com a utilização de técnicas expandidas ao piano e na organização criativa do movimento corporal no espaço. A mediação será da professora de Música da Udesc Bernardete Castelan Póvoas.

A apresentação foi desenvolvida com o objetivo de compartilhar parte de um processo de aprimoramento do desempenho e de criação artística, resultante de uma imersão em estudos e experiências práticas em dança, performance corporal e educação somática. Ao explorar dimensões e estabelecer diálogos entre a criação e a performance musical, a pianista Vânia Pontes convida o público a deixar-se levar por um processo de imersão em novas experiências sensoriais: novas formas de ver, ouvir, sentir e interpretar.

Sobre os músicos


Jônatas Manzolli
é graduado em Matemática Aplicada Computacional e em Composição e Regência, é mestre em Matemática Aplicada, ambos pela Uncamp. Desenvolveu seu doutorado na University of Nottingham (Inglaterra) sobre Composição Musical. Atualmente é professor titular do Instituto de Artes da Unicamp e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS).

Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia. Suas publicações focam, principalmente, os seguintes temas: composição musical, síntese de som, auto-organização e criatividade sonora, ambientes interativos para composição, modelos matemáticos e computação evolutiva aplicados a processos sonoros. Sua produção artística relaciona música instrumental, eletroacústica, obras multimídia para dança e instalações sonoras.

Vânia Eger Pontes é doutoranda em Música pela Unicamp, sob orientação do professor Jônatas Manzolli. No ano de 2012 atuou como docente colaboradora nos cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música da Udesc. Nesta mesma universidade obteve o título de Bacharel em Piano em 2007 e de Mestre em Música em 2010, sob orientação da professora Maria Bernardete Castelan Póvoas.

Em sua pesquisa de doutorado, dentro da linha de Estudos Instrumentais e Performance, propõe a migração de conceitos interdisciplinares de áreas que envolvem estudos sobre expressividade do movimento humano – processos perceptuais e motores e técnicas de preparação cênica e corporal aplicados à prática pianística.ç

Foto: Mario Moreira da Silva
Palestra, performance e apresentação de Processos e Técnicas na Udesc

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar