FaceBook Instagram Twitter


Orquestra Sinfônica de Santa Catarina abre a temporada 2016 com a "Sinfonia Novo Mundo"



Quando: 12 Abril 2016, terça-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1593048897680637

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) abre a temporada 2016 com a “Sinfonia Novo Mundo” que será realizada em 12 de abril, terça-feira, às 21h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os espetáculos da orquestra são sempre beneficentes e desta vez o ingresso é um item ou kit de higiene. Toda a arrecadação será doada à Casa Bom Samaritano, um espaço de recuperação para dependentes químicos, e para o Complexo Penitenciário da Agronômica, que abriga mais de 1500 presos.

O programa terá como obra central a Sinfonia Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák. Composta em 1893 quando Dvořak estava nos Estados Unidos, a sinfonia mais conhecida do autor teve sua estreia em 1893 no Carnegie Hall de Nova Iorque, em comemoração ao aniversário da conquista do novo mundo, fato que deu nome à obra.

O maestro e diretor artístico da Ossca, José Nilo Valle, explica que o concerto traz essa obra alusiva à América e outras universais de compositores europeus, propondo um diálogo entre os dois continentes que representam o velho e o novo. No programa estão compositores como Tchaikovsky, Wagner, Chabrier e Dvořák. “A Sinfonia Novo Mundo é uma obra de forte impacto com grandes melodias. Além disso, é muito romântica. O público vai apreciar do início ao fim”, afirma o regente.

Ingressos para a "Sinfonia Novo Mundo":

A t roca do item de higiene por um ingresso pode ser feita uma hora antes do evento no próprio local do espetáculo. Também é possível fazer a retirada dos ingressos (máximo dois por pessoa) nas bilheterias dos teatros Ademir Rosa, Álvaro de Carvalho e Pedro Ivo a partir do dia 8 de abril.

​Nova Ossca

Além de fazer alusão à principal obra, o nome do concerto está relacionado também ao momento de novas perspectivas da Ossca. Nesta semana, a sinfônica de Santa Catarina apresentou sua nova logomarca ao público, como resultado desse momento de renovação. A identidade traz as cores do estado e as linhas do pentagrama. "A nova identidade representa o processo de renovação da orquestra e, ao mesmo tempo, de integração entre as artes e as atividades sociais que marcaram a história da Ossca, as quais retomamos nesta fase", explica o presidente da entidade, André Almeida.

O segundo espetáculo da temporada já tem data marcada, acontece em 12 de maio, também no CIC. Diferente das apresentações da Ossca, esta será voltada para a música popular, com participação de Dudu Filet. “Não há diferenças entre linguagens musicais. Tudo é música. O importante é tocar no coração das pessoas para que tenham um momento de cultura e lazer através da música”, explica o maestro.

A orquestra também se prepara para a descoberta e formação de novos músicos. Em 16 de abril vai promover um encontro de audição, no Teatro de Ensaio, espaço cedido pela Faculdade Barddal, das 14h às 17h. O teatro está localizado na avenida Madre Benvenuta, 416, no bairro Trindade. O objetivo é reunir talentos com três ou quatro anos de formação musical para a renovação da orquestra e o preenchimento das lacunas dos naipes, especialmente do instrumento oboé.

A orquestra sinfônica é um Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina desde 2009 e está na Constituição do Estado como uma das instituições culturais que devem receber recursos para sua manutenção.
Orquestra Sinfônica de Santa Catarina abre a temporada 2016 com a "Sinfonia Novo Mundo"


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar