FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Exposição "Portugal - Brasil: Paraísos em chamas"



Quando: até 29 de abril
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Av. Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito

Abertura 4 de abril, às 19h
Visitação até 29 de abril, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira

O Espaço Cultural Governador Celso Ramos – térreo da Agência do BRDE - recebe o artista luso-brasileiro Mignor (Miguel Noronha) na exposição Portugal – Brasil: Paraísos em Chamas que reúne cerca de 25 obras realizadas com diversas técnicas, desde infografias (desenhos digitais) a tintas acrílicas sobre tela e papel de alta gramatura. Na noite de abertura da mostra, que ocorrerá 4 de abril às 19h, haverá também o lançamento do mais recente livro fotográfico da poetisa, artista plástica, escritora e fotógrafa Maria Helena Noronha, intitulado O mar e a pesca coloridos, o que as sereias virão a cantar. Entrada gratuita.

O estilo versátil e criativo de Mignor foi construído ao longo de 25 anos de profundo contato com a arte, tendo estudado no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e se formado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Segundo o artista, as obras que compõem a exposição foram produzidas na atual conjuntura, na qual apenas um por cento da população possui metade da riqueza do planeta. “Neste contexto, é possível encontrar na exposição a ansiedade e a angústia desesperada dos milhões de seres humanos excluídos pelo capitalismo festivo”, afirma Mignor.

O nome Portugal – Brasil: Paraísos em chamas faz referência aos países que estão conectados, não apenas no percurso pessoal do artista luso-brasileiro, mas também historicamente. Para Mignor, “procura-se o calor da chama, o incêndio dos desejos e das promessas não cumpridas. Ainda está por concretizar a modernidade do bem-estar para todos. E se existe a metáfora do fogo enquanto cor e forma visual, também é possível vermos o seu elemento contrário: a água oceânica que separa as duas nações”.

Maria Helena Noronha revela um ponto de vista personalizado e sensível sobre a fronteira entre Brasil e Portugal: o mar. O livro O mar e a pesca coloridos, o que as sereias virão a cantar, que será lançado durante a abertura da exposição de Mignor, apresenta registros fotográficos documentais cromaticamente intensos. Sua recente obra é a continuação de uma jornada iniciada em 2002 com a publicação de fotos em preto e branco no livro O Mar e a Pesca. Exposição "Portugal - Brasil: Paraísos em chamas"

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar