FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Exposição "Portugal - Brasil: Paraísos em chamas"



Quando: até 29 de abril
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito

Abertura 4 de abril, às 19h
Visitação até 29 de abril, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira

O Espaço Cultural Governador Celso Ramos – térreo da Agência do BRDE - recebe o artista luso-brasileiro Mignor (Miguel Noronha) na exposição Portugal – Brasil: Paraísos em Chamas que reúne cerca de 25 obras realizadas com diversas técnicas, desde infografias (desenhos digitais) a tintas acrílicas sobre tela e papel de alta gramatura. Na noite de abertura da mostra, que ocorrerá 4 de abril às 19h, haverá também o lançamento do mais recente livro fotográfico da poetisa, artista plástica, escritora e fotógrafa Maria Helena Noronha, intitulado O mar e a pesca coloridos, o que as sereias virão a cantar. Entrada gratuita.

O estilo versátil e criativo de Mignor foi construído ao longo de 25 anos de profundo contato com a arte, tendo estudado no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e se formado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Segundo o artista, as obras que compõem a exposição foram produzidas na atual conjuntura, na qual apenas um por cento da população possui metade da riqueza do planeta. “Neste contexto, é possível encontrar na exposição a ansiedade e a angústia desesperada dos milhões de seres humanos excluídos pelo capitalismo festivo”, afirma Mignor.

O nome Portugal – Brasil: Paraísos em chamas faz referência aos países que estão conectados, não apenas no percurso pessoal do artista luso-brasileiro, mas também historicamente. Para Mignor, “procura-se o calor da chama, o incêndio dos desejos e das promessas não cumpridas. Ainda está por concretizar a modernidade do bem-estar para todos. E se existe a metáfora do fogo enquanto cor e forma visual, também é possível vermos o seu elemento contrário: a água oceânica que separa as duas nações”.

Maria Helena Noronha revela um ponto de vista personalizado e sensível sobre a fronteira entre Brasil e Portugal: o mar. O livro O mar e a pesca coloridos, o que as sereias virão a cantar, que será lançado durante a abertura da exposição de Mignor, apresenta registros fotográficos documentais cromaticamente intensos. Sua recente obra é a continuação de uma jornada iniciada em 2002 com a publicação de fotos em preto e branco no livro O Mar e a Pesca.
Exposição "Portugal - Brasil: Paraísos em chamas"


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2
até 24 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar