FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
1ª Corrida Municipal de Canoa a Remo abre a safra da tainha



Quando: 30 Abril 2016, Sábado, às 9h30min
Onde: Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito

A abertura da pesca da tainha, que vai de maio a julho, será marcada este ano com um evento náutico e cultural, a Primeira Corrida Municipal de Canoa a Remo, aquela construída em um único tronco de madeira entalhada, popularmente chamada de “canoa de um pau só”.

Para comemorar a tradição da pesca da tainha, patrimônio cultural de Florianópolis, pescadores artesanais de várias localidades da Ilha, Continente e municípios vizinhos estão mobilizando seus pares para a disputa que acontece no sábado, 30 de abril, na Baía Norte. O trajeto a ser cumprido pelas canoas compreende o trecho entre a ponte Hercílio Luz e o trapiche da avenida Beira-mar Norte.

Já há oito canoas inscritas, e para novas inscrições os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura, até esta quarta-feira (27), na rua Tenente Silveira, 299, sobreloja, no Centro.

A corrida pretende, segundo o secretário de Pesca, Maricultura e Agricultura, Willian Nunes, homenagear simbolicamente a ancestralidade, quando os próprios pescadores barqueiros faziam o transporte de seus pescados para comercialização no Mercado Público, ou daqueles que, fora da temporada, apoitados às margens das Baías Norte e Sul, com suas bateiras de aluguel, prestavam serviços no transportes de mantimentos, para abastecer pequenos comerciantes na Ilha ou nos estreitos.

Além disso, a Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura busca incentivar desta forma eventos que promovam manifestações da cultura local e sua divulgação aos turistas, valorizar as canoas de um pau só enquanto patrimônio cultural de Florianópolis, proporcionar intercâmbio entre as comunidades pesqueiras da cidade e buscar empresas parceiras para apoiar as atividades de pesca.

Programação

A abertura do evento está marcada para acontecer às 9 horas, no trapiche da Beira-mar Norte. Já a largada da competição será às 10h30, debaixo da Ponte Hercílio Luz, com chegada também no trapiche, onde, ao meio-dia, ocorrerá a cerimônia de premiação e apresentação musical. Às três embarcações melhor colocadas serão entregues troféus e medalhas, e, às demais equipes, troféus de participação. Durante todo o evento, quem for ao local também encontrará food trucks.

História

Com a chegada dos açorianos ao Estado, em meados do século XVIII, as canoas de um pau só foram utilizadas para locomoção e pesca pelas famílias que se instalaram na região. E foram os mesmos açorianos que fizeram adaptações e sofisticações, bem como aperfeiçoamentos nas embarcações como a inclusão de borda, breque e banco.
1ª Corrida Municipal de Canoa a Remo abre a safra da tainha
Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Palestra gratuita Como se Realizam os Sonh... >> Educação / Cursos
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
até 31 Agosto 2017 Inscrições para curso gratuito de Orientaç... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar