FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Palestra gratuita sobre cuidado com dor lombar crônica, com fisioterapeuta da Udesc



Quando: 07 Abril 2016, Quinta-feira, às 18h30min
Onde: Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Udesc
Endereço: Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros
Quanto: Gratuito
e-mail: micheline.koerich@udesc.br

A fisioterapeuta Micheline Koerich, da Clínica Escola de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentará os resultados da sua tese de doutorado em uma palestra gratuita na quinta-feira, 7 de abril, às 18h30, no auditório da unidade, localizada no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Elaborada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pesquisa abordou o cuidado das pessoas com dor lombar crônica no nível de atenção básica à saúde nas unidades de Florianópolis e avaliou as necessidades desses pacientes e as estratégias de cuidado utilizadas.

Dentre outras conclusões, a pesquisa apontou que as estratégias de cuidado precisam de um novo modelo, que considere as características e o contexto de vida, a multidimensionalidade e as consequências da cronicidade dessa condição para cada paciente.

Os resultados da pesquisa de Micheline poderão ser aplicados nessa nova configuração, já que estudos sobre o tema ainda são recentes.

A palestra é indicada para profissionais e estudantes da saúde, mas qualquer interessado no tema pode se inscrever pelo e-mail micheline.koerich@udesc.br, pelo qual podem obter mais informações. Os participantes do evento receberão certificado.

Como o estudo foi feito

A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, 91 pacientes com dor lombar crônica participaram de um estudo transversal para identificação de dados sociodemográficos, condições de saúde, qualidade de vida, como utilizam os serviços de saúde e a relação entre essas variáveis.

A etapa qualitativa usou questionários e entrevistou 20 profissionais da saúde e nove pacientes para compreender como o cuidado para pessoas nessa condição é organizado na atenção básica.

A pesquisa foi realizada com uma perspectiva multidisciplinar, contextualizando a função de cada profissional de saúde ligado ao cuidado com a dor lombar crônica.

Para isso, o estudo contou com a participação das equipes de estratégia de saúde da família (ESF), composta por enfermeiros, médicos e agentes de saúde, e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que inclui fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Palestra gratuita sobre cuidado com dor lombar crônica, com fisioterapeuta da Udesc

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar