FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Orquestra Unisul apresenta concerto gratuito de Valsas e Polcas



Quando: 19 Abril 2016, terça-feira, às 20 horas
Onde: Capela São Luiz Gonzaga - Igreja De Pedra
Endereço: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga - Rio Tavares
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/884504388327750

Através do Ministério da Cultura, a Orquestra de Câmara da Unisul realizará na próxima terça-feira, dia 19 de abril, mais um concerto do projeto Concertos nas Comunidades, que está em andamento desde 2009, e já realizou mais de 40 apresentações musicais em diversos bairros da cidade de Florianópolis de forma gratuita.

O concerto será às 20h, na Capela São Luiz Gonzaga, conhecida também como Igreja de Pedra, localizada no Rio Tavares, na capital. O concerto é gratuito e aberto à comunidade.

O concerto terá como tema Valsas e Polcas e contará com belíssimas canções com a participação da soprano Karolyne Liesenberg e da mezzo-soprano Débora Almeida sob regência do maestro Patrick Cavalheiro! Venha prestigiar!

A realização deste projeto é justificada pela direção artística da Orquestra como uma forma de aproximar a música erudita da comunidade local, somando a arte arquitetônica de cada igreja com a arte musical difundida pela Orquestra Unisul. Segundo o maestro Patrick Cavalheiro, a ação é de suma importância para a cidade, pois desenvolve no público esta prática cultural, que na maioria das vezes fica concentrada nos teatros.

Conhecendo a Polca.

A Polca é uma dança popular oriunda da República Tcheca, da região da Boêmia. No século XIX esta região fazia parte do antigo Império Austro-Húngaro. A dança foi introduzida nos salões europeus da era pós-napoleônica com o atrativo da aproximação física dos dançarinos, ao prever duas possibilidades de evolução do par enlaçado: rodeando (um giro após seis passos, com meio giro no terceiro, e outro depois dos três últimos), ou, mais animadamente, com rápidos pulinhos nas pontas dos pés. Tudo dentro de um compasso binário simples, de movimento em allegretto, cujo ritmo à base de colcheias e semicolcheias, com breves pausas regulares no fim do compasso, permitia aos pares as novas possibilidades de aproximação dos corpos que viria a chamar popularmente de dançar agarrado.

A Polca foi muito famosa no Brasil na época de 1858, com muitas danças criadas desse estilo pela compositora brasileira Chiquinha Gonzaga.
Orquestra Unisul apresenta concerto gratuito de Valsas e Polcas


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar