FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Orquestra Unisul apresenta concerto gratuito de Valsas e Polcas



Quando: 19 Abril 2016, Terça-feira, às 20 horas
Onde: Capela São Luiz Gonzaga - Igreja De Pedra
Endereço: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga - Rio Tavares
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/884504388327750

Através do Ministério da Cultura, a Orquestra de Câmara da Unisul realizará na próxima terça-feira, dia 19 de abril, mais um concerto do projeto Concertos nas Comunidades, que está em andamento desde 2009, e já realizou mais de 40 apresentações musicais em diversos bairros da cidade de Florianópolis de forma gratuita.

O concerto será às 20h, na Capela São Luiz Gonzaga, conhecida também como Igreja de Pedra, localizada no Rio Tavares, na capital. O concerto é gratuito e aberto à comunidade.

O concerto terá como tema Valsas e Polcas e contará com belíssimas canções com a participação da soprano Karolyne Liesenberg e da mezzo-soprano Débora Almeida sob regência do maestro Patrick Cavalheiro! Venha prestigiar!

A realização deste projeto é justificada pela direção artística da Orquestra como uma forma de aproximar a música erudita da comunidade local, somando a arte arquitetônica de cada igreja com a arte musical difundida pela Orquestra Unisul. Segundo o maestro Patrick Cavalheiro, a ação é de suma importância para a cidade, pois desenvolve no público esta prática cultural, que na maioria das vezes fica concentrada nos teatros.

Conhecendo a Polca.

A Polca é uma dança popular oriunda da República Tcheca, da região da Boêmia. No século XIX esta região fazia parte do antigo Império Austro-Húngaro. A dança foi introduzida nos salões europeus da era pós-napoleônica com o atrativo da aproximação física dos dançarinos, ao prever duas possibilidades de evolução do par enlaçado: rodeando (um giro após seis passos, com meio giro no terceiro, e outro depois dos três últimos), ou, mais animadamente, com rápidos pulinhos nas pontas dos pés. Tudo dentro de um compasso binário simples, de movimento em allegretto, cujo ritmo à base de colcheias e semicolcheias, com breves pausas regulares no fim do compasso, permitia aos pares as novas possibilidades de aproximação dos corpos que viria a chamar popularmente de dançar agarrado.

A Polca foi muito famosa no Brasil na época de 1858, com muitas danças criadas desse estilo pela compositora brasileira Chiquinha Gonzaga. Orquestra Unisul apresenta concerto gratuito de Valsas e Polcas

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar