FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Inscrições para cursos gratuitos de Flauta Doce e técnicas de escuta do corpo



Quando: até 25 de abril
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Até o dia 25 de abril estão abertas as inscrições para os cursos promovidos pelo programa de extensão “Flauta Doce: Performance e didática”, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As aulas dos dois cursos de extensão oferecidos, “Flauta Doce” e “Percepção Física através da Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna”, começam dia 18. As aulas de ambos os cursos, ministrados pela professora Valeria Bittar, vão até o final de junho e depois reiniciam em agosto, indo até dezembro. Haverá confirmação de matrícula no segundo semestre.

Serão aceitas inscrições após o início das atividades, desde que dentro do prazo e até o preenchimento total das vagas. Como as vagas são limitadas, sendo que estão disponíveis 13 vagas para cada turma, a seleção será por ordem de inscrição. As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo formulário online:
https://docs.google.com/forms/d/19Q_7Axr3F0q3RKBiUNmrPhc3Df_-1WKSbmBZixl12S8/

Curso de Flauta Doce

Dirigido para professores do Ensino Musical Escolar e para o público em geral interessado, o curso aborda pesquisa da música de tradição oral e da memória musical pessoal, regional e nacional; repertório histórico que possa ser aplicado na educação musical escolar; arranjos musicais realizados coletivamente pelos alunos e pela professora; pesquisa de metodologias de ensino; o repertório histórico do instrumento e a percepção corpórea como fundamentos da educação e da performance.

As aulas serão divididas em três turmas:

- Turma A: iniciante (horário a combinar)

- Turma B: intermediária – Quarta-feira, das 12h30 às 13h30

- Turma C: avançada (professores de iniciação musical e de flauta doce) – Segunda-feira, das 16h às 17h

As aulas serão realizadas na sala 03 do Departamento de Música da Udesc Ceart. Apenas para a turma avançada haverá seleção dos inscritos, que será realizada pela professora Valeria Bittar.

Curso de Percepção Física através da Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna

Aberto ao público em geral, o curso de Percepção Física através da Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna aborda as interações entre o corpo e o ambiente, a percepção do corpo, com o objetivo de aprimorar a técnica da flauta doce. As turmas serão duas, em dois horários diferentes:

- Turma A: Segunda-feira, das 13h30 às 15h – Laboratório II do Departamento de Artes Cênicas

- Turma B: Quinta-feira, das 8h15 às 9h45 – Sala de Dança I

Ao longo do curso serão enfocados diferentes itens corporais que se inter-relacionam: acordar do corpo: presença corporal; as nossas articulações; o peso do nosso corpo; os apoios do corpo; a resistência muscular; as oposições ósseas; o corpo integrado sob a força da gravidade: eixo global; as direções ósseas – os nossos oito vetores ósseos; o corpo sob a gravidade, no espaço, em relação ao outro: em movimento.

Sobre o programa de extensão “Flauta Doce: Performance e Didática”

O programa de extensão “Flauta Doce: Performance e Didática” pretende capacitar leigos, professores do Ensino Superior e do Ensino Musical Escolar, através de suas ações, na performance da flauta doce. É coordenado pela professora Valéria Bittar e tem como missão a exposição do instrumento flauta doce dentro de parâmetros de excelência originados na investigação científica do instrumento, na vivência e na experiência com o instrumento, sua contextualização atual e histórica na performance e a sua inserção no ensino universitário e escolar de música como instrumento nuclear da didática da música.

Sobre a ministrante

Valeria Bittar é professora de prática de conjunto e flauta doce na Udesc, bacharelou-se em flauta doce na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, Áustria, como bolsista da Fundação Alban Berg de Apoio à Pesquisa de Música Contemporânea. Participou de master classes na Alemanha, Suíça, Holanda e Itália. Doutorou-se em Artes (Poéticas da Escritura Cênica) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

É responsável pela direção executiva e produção gráfica dos CD’s e espetáculos do Grupo ANIMA, do qual é fundadora. Junto ao ANIMA recebeu os prêmios Funarte Música Brasileira (2012), Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte (1998), e 5º Prêmio Carlos Gomes (2000), apresentando-se em todo o Brasil, na Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Uruguai e México.

É integrante do grupo Harmonia Universalis de música antiga e integrou o Núcleo Tálea de música medieval, dirigido por Fernando Carvalhaes. Trabalha sobre performance em música através da percepção corpórea, sendo formada em Didática da Técnica Klauss Vianna de Escuta do Corpo. Inscrições para cursos gratuitos de Flauta Doce e técnicas de escuta do corpo

Categorias: Abril 2016
Tags: aulas, cursos
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar