FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e preparação física com técnica Klauss Vianna



Quando: até 25 de março
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: flautadoceudesc@gmail.com

O Programa de Extensão Flauta Doce: Performance e Formação, do departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abre as inscrições para os cursos de flauta doce e “Preparação física através da escuta do corpo”, utilizando da técnica Klauss Vianna. As atividades são gratuitos e abertos à comunidade.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário online até o dia 25 de março.

As atividades das turmas iniciantes de flauta e das turmas de Klauss Vianna começarão no dia 19 de março; já as turmas em andamento iniciaram as atividades nesta segunda-feira, 12 de março, mas as inscrições podem ser realizadas pelo formulário online até o dia 25 de março.

Curso de Flauta Doce

O curso de extensão em flauta doce está com vagas abertas nas modalidades iniciante e intermediário. O curso, que terá duração de 30 horas e emissão de certificado, é dirigido ao público com mais de 16 anos interessado em conhecer e praticar o vasto repertório deste instrumento que carrega mais de 2.500 anos de história.

TURMA A flauta doce iniciante 2 (Turma já fechada no primeiro semestre 2017) - Há 3 vagas disponíveis para alunos que possuam contato mínimo com a flauta doce. A turma iniciante terá o primeiro contato com a flauta doce e notação musical. As aulas serão às segundas-feiras, das 8h30 às 10h, na Sala 3 do DMU.

TURMA B flauta doce intermediária – buscará aprofundar a técnica do instrumento através de repertório específico. Com aulas também às segundas-feiras, das 16h às 17h, na sala 16 do DMU. Estão disponíveis quatro vagas para interessados com experiência no instrumento e notação musical.

Sobre o curso

O programa é coordenado pela professora e flautista Valéria Bittar, do departamento de Música da Udesc Ceart. Com o curso, busca-se desenvolver o trabalho de percepção corporal como base para a técnica do instrumento e elaborar arranjos musicais coletivamente, dando prioridade à realização da performance em apresentações abertas à comunidade.

Curso de Técnica Klauss Vianna - A percepção física através da escuta do corpo

As aulas serão oferecidas às segundas-feiras, na Sala de Dança 2 do departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Serão duas turmas, com 13 vagas cada, uma no período da manhã, das 10h30 às 12h e outra a tarde, das 14h às 15h30.

Sobre o curso

O núcleo da técnica proposta por Klauss Vianna (1928-1992), bailarino, coreógrafo e educador corporal brasileiro, é a escuta do próprio corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada um. Com o conhecimento da técnica, o aluno poderá aplicá-la no dia-a-dia e também em atividades específicas como dança, música e teatro.

A técnica Klauss Vianna também pode ser aplicada na performance musical, com a finalidade de oferecer ferramentas ao músico que o auxiliem no momento da apresentação, com subsídios direcionados à aquisição de “presença cênica” do músico. Tais ferramentas têm seu fundamento no trabalho de percepção e sensibilização corpóreas, gerais e específicas, para cada instrumento e instrumentista.

O curso será ministrado pela professora do DMU Valéria Bittar, que também é coordenadora do Programa de Extensão, e abordará diferentes itens corporais que se inter-relacionam, como o peso do nosso corpo; a resistência muscular; as oposições ósseas; o corpo integrado sob a força da gravidade; as direções ósseas; entre outros.
Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e preparação física com técnica Klauss Vianna


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar