FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e preparação física com técnica Klauss Vianna



Quando: até 25 de março
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: flautadoceudesc@gmail.com

O Programa de Extensão Flauta Doce: Performance e Formação, do departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abre as inscrições para os cursos de flauta doce e “Preparação física através da escuta do corpo”, utilizando da técnica Klauss Vianna. As atividades são gratuitos e abertos à comunidade.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário online até o dia 25 de março.

As atividades das turmas iniciantes de flauta e das turmas de Klauss Vianna começarão no dia 19 de março; já as turmas em andamento iniciaram as atividades nesta segunda-feira, 12 de março, mas as inscrições podem ser realizadas pelo formulário online até o dia 25 de março.

Curso de Flauta Doce

O curso de extensão em flauta doce está com vagas abertas nas modalidades iniciante e intermediário. O curso, que terá duração de 30 horas e emissão de certificado, é dirigido ao público com mais de 16 anos interessado em conhecer e praticar o vasto repertório deste instrumento que carrega mais de 2.500 anos de história.

TURMA A flauta doce iniciante 2 (Turma já fechada no primeiro semestre 2017) - Há 3 vagas disponíveis para alunos que possuam contato mínimo com a flauta doce. A turma iniciante terá o primeiro contato com a flauta doce e notação musical. As aulas serão às segundas-feiras, das 8h30 às 10h, na Sala 3 do DMU.

TURMA B flauta doce intermediária – buscará aprofundar a técnica do instrumento através de repertório específico. Com aulas também às segundas-feiras, das 16h às 17h, na sala 16 do DMU. Estão disponíveis quatro vagas para interessados com experiência no instrumento e notação musical.

Sobre o curso

O programa é coordenado pela professora e flautista Valéria Bittar, do departamento de Música da Udesc Ceart. Com o curso, busca-se desenvolver o trabalho de percepção corporal como base para a técnica do instrumento e elaborar arranjos musicais coletivamente, dando prioridade à realização da performance em apresentações abertas à comunidade.

Curso de Técnica Klauss Vianna - A percepção física através da escuta do corpo

As aulas serão oferecidas às segundas-feiras, na Sala de Dança 2 do departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Serão duas turmas, com 13 vagas cada, uma no período da manhã, das 10h30 às 12h e outra a tarde, das 14h às 15h30.

Sobre o curso

O núcleo da técnica proposta por Klauss Vianna (1928-1992), bailarino, coreógrafo e educador corporal brasileiro, é a escuta do próprio corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada um. Com o conhecimento da técnica, o aluno poderá aplicá-la no dia-a-dia e também em atividades específicas como dança, música e teatro.

A técnica Klauss Vianna também pode ser aplicada na performance musical, com a finalidade de oferecer ferramentas ao músico que o auxiliem no momento da apresentação, com subsídios direcionados à aquisição de “presença cênica” do músico. Tais ferramentas têm seu fundamento no trabalho de percepção e sensibilização corpóreas, gerais e específicas, para cada instrumento e instrumentista.

O curso será ministrado pela professora do DMU Valéria Bittar, que também é coordenadora do Programa de Extensão, e abordará diferentes itens corporais que se inter-relacionam, como o peso do nosso corpo; a resistência muscular; as oposições ósseas; o corpo integrado sob a força da gravidade; as direções ósseas; entre outros.
Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e preparação física com técnica Klauss Vianna


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar