FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Conferência "Novos rumos da semiótica francesa"



Quando: 14 Abril 2016, Quinta-feira, às 10 horas
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Nesta quinta-feira, 14, ocorre no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a conferência “Novos rumos da semiótica francesa”, com o professor Murilo Scóz, docente no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Design da universidade. A palestra, gratuita e aberta ao público, será realizada às 10h, no auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, localizado na Udesc Ceart.

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Murilo Scóz retornou no mês de março de seu pós-doutorado em Semiótica Visual, realizado na França com supervisão Eric Landowski, considerado um dos maiores nomes da semiótica francesa, tendo sido o responsável pelos principais desenvolvimentos da teoria semiótica interacional e do sensível.

Na França, Scóz esteve vinculado à Universidade de Limoges, onde há um grupo de professores e um núcleo específico de estudos de semiótica. O professor da Udesc tem trabalhado com Eric Landowski em um texto original que envolve a teoria semiótica e a área do design.

Além disso, o pesquisador também trabalhou com seu orientador na tradução para o português de um de seus últimos textos, que versa sobre a fenomenologia dos objetos e das interações. “O texto deve trazer uma grande contribuição para uma maior aproximação entre os últimos desenvolvimentos da semiótica francesa e o campo do design”, afirma Scóz.

“Através da rede de colegas semioticistas vinculados ao grupo de orientandos do professor Landowski, fui convidado a participar de uma série de encontros acadêmicos com pesquisadores que trabalham com a inserção da teoria semiótica francesa no campo das pesquisas de mercado, do marketing, do design e da moda. Tal aproximação certamente abrirá caminho para a oficialização de um convênio internacional entre pesquisadores com foco em uma semiótica das práticas de consumo contemporâneas”, complementa Murilo Scóz.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (Nest) e pelos programas de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) e Artes Visuais (PPGAV).
Conferência "Novos rumos da semiótica francesa"
Categorias: Abril 2016
Tags: palestra
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Agosto 2017 Beer Weekend com palestra, food trucks, ce... >> Especiais / Outros
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
até 31 Agosto 2017 Inscrições para curso gratuito de Orientaç... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar