FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Virada da Saúde Floripa terá mais de 200 atividades gratuitas em todo o município



Quando: de 25 de abril a 1º de maio
Onde: em diversos espaços da cidade
Quanto: Gratuito

A primeira edição da Virada da Saúde na cidade de Florianópolis ocorrerá de 25 de abril a 1º de maio, com atividades em todo o município. O evento já ocorre há dois anos em São Paulo, com realização do Instituto Saúde e Sustentabilidade. As atividades têm quatro eixos de atuação – cultural, médico-assistencial, bem-estar e educação, ligadas à qualidade de vida, práticas de equilíbrio, lazer, nutrição e outros. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

A Virada da Saúde reúne durante uma semana diversas ações gratuitas, como caminhadas, exames de prevenção, rodas de bate-papo, massagem, corrida, aromaterapia, cinema, palestras e atrações culturais, em diversos espaços de Florianópolis – tudo para mostrar aos cidadãos como a Capital pode se tornar um espaço saudável.

A cerimônia de abertura será com a palestra gratuita do médico e escritor Drauzio Varella na segunda-feira, 25 de abril, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), parceira do evento. O evento é gratuito e tem vagas limitadas. A inscrição deve ser feita pelo link: goo.gl/forms/13FD1aHjim

O objetivo dessa jornada é comemorar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e aproximar as pessoas do tema, de forma diferenciada, inovadora e lúdica. O evento promove o encontro de pessoas engajadas em construir ambientes coletivos mais saudáveis e sustentáveis, em grandes centros urbanos do país. Em Florianópolis, a Virada da Saúde conta com a parceria institucional da Secretaria Municipal da Saúde, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Serviço Social da Indústria (SESI/SC).

"É uma honra receber um evento deste porte e importância. Ser uma das capitais escolhidas para esta grande mobilização demonstra, mais uma vez, que estamos no caminho certo para proporcionar à população uma vida com mais qualidade e satisfação", comemorou Daniel Moutinho Junior, secretário de Saúde.

PROGRAMAÇÃO
Confira a programação completa da Virada da Saúde no site http://viradadasaude.org.br/floripa
Atividades ao ar livre podem ser canceladas em caso de chuva.

Conheça os detalhes das atividades em DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO:

25 de abril

Palestra Drauzio Varella
9h, na FIESC – Rod. Admar Gonzaga, 2475 - Itacorubi
Evento: www.facebook.com/events/1561502660816367
Inscrição: goo.gl/forms/13FD1aHjim
A cerimônia de abertura da Virada da Saúde conta com a palestra do médico e escritor Drauzio Varella. Além disso, serão realizadas avaliações físicas, gerenciamento de estresse, orientação nutricional, desafio de exercícios físicos, entre outras atividades nos estandes das entidades parceiras. Um mosquito gigante Aedes aegypti fará uma performance divertida de conscientização para a prevenção da dengue, zika vírus e outras doenças.

25, 26 e 27 de abril

Shantala para bebês
25 e 27/04, 10h às 12h, no CS Agronômica – R. Rui Barbosa, s/n - Agronômica
26/04, 13h às 17h, no CS Prainha – R. Silva Jardim, 621 – Centro
Durante uma hora, mães e pais de bebês com até nove meses aprenderão a fazer ​s​hantala, uma técnica milenar indiana, que fortalece o vínculo entre pais e bebês, ameniza a ansiedade, melhora a digestão, reduz cólicas, tranquiliza o sono e tonifica a pele de bebê.

29 de abril (sexta-feira)

Promoção da Saúde SEST SENAT
16h às 18h – SEST SENAT (Avenida Marinheiro Max Schramm, 3635 – Jardim Atlântico)
O SEST SENAT promove diversas ações de saúde em sua sede. Entre elas, ginástica laboral, massoterapia, aferição da pressão arterial, medição de índice de massa corporal (IMC), etc.

Vídeos Educativos
9h e 14h – Centro de Saúde Rio Tavares (Rua Silvio Lopes Araújo, s/n – Rio Tavares)
O Centro de Saúde do Rio Tavares fará a projeção de vídeos educativos em sua sala de espera e promoverá debates relacionados. Serão abordadas temáticas sobre a oferta de serviços públicos de saúde no Brasil; prevenção contra doenças transmissíveis, como Dengue, Zika, Chikungunya e gripe; e informações sobre controle de estresse e promoção da saúde.

Auriculoterapia
15 às 17h – Centro de Saúde da Barra da Lagoa (Rua Altamiro Barcelos Dutra, 659 – Barra da Lagoa)
Coordenado por enfermeiros, o grupo aprende a aplicar sementes em pontos estratégicos da orelha, que, segundo a medicina oriental, correspondem a partes do corpo. A pressão nestes pontos promove alívio de dores e melhora no funcionamento dos órgãos.

30 de abril (sábado)

Aulão de Yoga no Campeche
8h30 às 10h – Praia Novo Campeche (ao lado do posto principal de salva-vidas) - Sul da Ilha
O centro fitness The Wave realiza um aulão de yoga gratuito no Campeche. Leve sua canga, tapete ou toalha e aproveite para relaxar!

Corrida e caminhada Engie Tractebel Energia
8h30 – Avenida Beira Mar (ponto de encontro em frente ao Koxixos Beer)
Como forma de estimular a atividade física, a Engie Tractebel Energia vai reunir seus colaboradores para uma caminhada e corrida coletiva na Beira-Mar Norte. A atividade é restrita a funcionários da empresa e seus dependentes.

Caminhada e Corrida na Beira-Mar Norte
9h às 12h – Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte - Centro
A academia Curves, especializada no público feminino, promove um caminhada e corrida na principal avenida da cidade. Também haverá atividades de aquecimento e alongamento.

Bike vs​ Carros
17h30, no O Sítio – R. Francisca Luísa Vieira, 53 - Lagoa
Apesar da dicotomia "bicicletas versus carros", o documentário do diretor sueco Fredrik Gertten não explora a guerra por espaço, mas como a indústria automobilística influencia as políticas públicas e como a bicicleta começa a mudar este cenário. O documentário retrata a realidade das cidades de São Paulo (Brasil), com suas recentes transformações; Los Angeles (EUA), com a luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá), com a remoção de algumas de suas ciclovias; e Copenhague (Dinamarca), referência internacional em mobilidade por bicicleta. Após a exibição haverá roda de conversa com ciclistas convidados.

1º de maio

DIA DO PEDAL
9h às 11h – Beira-Mar Continental (Estreito)
O SESC realiza passeio ciclístico, para evidenciar a relevância do transporte sustentável nas cidades. Programações culturais e recreativas também fazem parte da atração.

ENCERRAMENTO OFICIAL DA VIRADA DA SAÚDE FLORIPA
9h às 18h - Parque de Coqueiros (Avenida Engenheiro Max de Souza, 789 – Coqueiros)

No Dia do Trabalhador (1º), a Virada da Saúde comemora o sucesso de sua primeira edição em Florianópolis e se despede com evento de encerramento no Parque de Coqueiros, com programação intensa de atividades durante todo o domingo.

"Estamos muito satisfeitos e felizes com a programação desta semana. O evento foi muito bem conduzido pelos parceiros e perfeitamente recebido pela população. No domingo fecharemos com chave de ouro a primeira Virada da Saúde na cidade", comemora Paola Liguori, coordenadora do evento.

Entre as atividades do encerramento, o Laboratório Santa Luzia promove uma esquete teatral com o grupo (A)Gentes do Riso; a Cruz Vermelha oferece oficina de primeiros socorros; o movimento Maio Amarelo abordará questões sobre segurança viária; a Diretoria do Bem-Estar Animal de Florianópolis levará cãezinhos disponíveis para adoção; e o SESI/SC, entre outros serviços, vai oferecer oficina de saúde, desafio de atividades físicas, aula de alongamento, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, massoterapia, desafio de exercícios físicos, entre outras ações. O Instituto Saúde e Sustentabilidade disponibiliza diversas tendas e um palco, no qual haverá aulas de zumba e yoga, bate-papos e atividades de recreação infantil, como pintura facial e brincadeiras. O evento conta ainda com a participação do movimento Maio Amarelo, que mobiliza a sociedade na discussão sobre segurança viária.

Durante toda a semana, caminhadas e corridas, encontros terapêuticos, exposições culturais e palestras mobilizaram os moradores de Florianópolis para a promoção da saúde. "Queremos evidenciar que ter uma vida saudável pode ser uma opção muito simples, especialmente se usufruirmos dos espaços públicos. Cada cidadão é responsável pela própria saúde e pode colaborar também para que a cidade seja sustentável e vívida", defende Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, realizador do evento.

09:00 – 09:30 AULA DE ALONGAMENTO

09:00 – 18:00 ATIVIDADES DE BEM-ESTAR E ENTRETENIMENTO

09:00 – 18:00 ATIVIDADES DO SESI

09:00 – 18:00 ATIVIDADES DA CRUZ VERMELHA

09:00 – 10:00 RODA DE CONVERSA: DIÁLOGO SOBRE O LIVRO MULHER DE VERDADE – ELAS VENCERAM O CÂNCER

09:00 – 18:00 REDE VIDA NO TRÂNSITO – SEST SENAT

09:00 – 18:00 REDE VIDA NO TRÂNSITO – GUARDA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

09:00 – 18:00 MOVIMENTO REDE VIDA NO TRÂNSITO- DETRAN

09:00 – 18:00 REDE VIDA NO TRÂNSITO – SECRETARIA ESTADUAL E MUNICIPAL DE SAÚDE

09:00 – 18:00 REDE VIDA NO TRÂNSITO – HEMOCENTRO DE SANTA CATARINA

09:00 – 11:00 MASSAGEM SHANTALA PARA BEBÊS

10:00 – 11:30 CONVERSA SOBRE A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS

10:30 – 11:30 AULA DE ZUMBA

11:00 – 12:00 RODA DE CONVERSA: SAÚDE DA MULHER

12:00 – 13:00 DEPRESSÃO EM TEMPOS DE CRISE SOCIAL. COMO LIDAR?

12:30 – 17:00 CORTE DE CABELO

14:00 – 15:00 AULA ABERTA DE MEDITAÇÃO E TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO

14:00 – 15:00 AULÃO DE CROSSFIT

14:00 – 17:00 ADOÇÃO DE CÃES – DIRETORIA DO BEM-ESTAR ANIMAL

15:30 – 16:30 AULA DE ZUMBA

16:00 – 17:00 YOGA NO PARQUE

INSTITUTO SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
Fundado em dezembro de 2008, o Instituto Saúde e Sustentabilidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de contribuir para a vivência saudável em grandes cidades. O trabalho da entidade é desenvolvido a partir de atividades de preservação e promoção da saúde humana e por meio da realização de projetos que envolvem órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros. Para saber mais acesse: www.saudeesustentabilidade.org.br Virada da Saúde Floripa terá mais de 200 atividades gratuitas em todo o município

Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar