FaceBook Instagram Twitter


Ronaldo Linhares expõe "Agenda Visual" no Espaço das Oficinas do CIC



Quando: até 9 de maio
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Visitação: de 30 de março a 9 de maio de segunda a domingo, das 13h às 21h

O caderno de anotação que o artista Ronaldo Linhares usava durante a graduação em Artes Plásticas é o ponto de partida da exposição Agenda Visual, que estará aberta à visitação no Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir de 30 de março. O local é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e tem entrada gratuita.

No processo de criação, Ronaldo procura abordar a questão do envelhecimento, da transformação, do efêmero, da existência e da morte. "O que motivou a pesquisa partiu da constatação de que essas imagens deparadas no dia a dia, e o texto (a escrita), além de serem processo de gravação, podem ser relato de vivência passada e presente: registros da história, da nossa história", explica o artista.

Neste contexto, Ronaldo busca subsídios para sua pesquisa, onde relaciona escrita (palavra desenhada), por meio das páginas manuscritas amarelecidas, e explora as possibilidades dos materiais, como tecido, areia, limalha de ferro, pigmento, cola e outros. "Conjugo a escrita, que pode ser também desenho, como gravura entendida no campo expandido à gravura propriamente dita (presente numa colagem de serigrafia a partir de imagem litográfica), com a pintura, aplicando experimentos de outros materiais. Formas de expressões por mim até então exploradas, resultando, dessa forma, na construção desta 'agenda visual'", arremata Ronaldo.

Sobre o artista

Ronaldo Linhares é natural de Florianópolis (SC), bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na área de artes plásticas, participou de diversos cursos, workshops e oficinas, bem como no campo da conservação de acervo, realizando Estágio em Conservação e Restauração no Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Móveis Culturais Móveis (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Participou de diversas mostras, entre coletivas, individuais e salões, destacando: 4º Salão Jovem Arte Sul América – JASA, MASC; 5º e 8º Salão Catarinense de Novos Artistas (Prêmio Gravura no último), MASC; IV Salão Chapecoense de Artes Plásticas (Prêmio Prefeitura Municipal de Chapecó); 44º Salão Paranaense; Curitiba/PR; “Brésil-Sud Gravures”, mostra coletiva de gravadores, Saint Nazaire, França; Intercâmbio de Arte Sobre Papel, coletiva de gravadores, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP; Painel SEBRAE da Arte Brasileira Contemporânea, Brasília/DF; Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura, Galeria de Arte da UFSC, Fpolis, e na UNIVALI, Itajaí.

Mostras individuais: Pinturas, Espaço Oficinas, CIC, Fpolis; “Imagens”, litografias, Galeria Municipal de Artes, Blumenau/SC; “Gravuras e um Objeto”, Espaço Vecchietti, Fpolis; “Das Paredes...”, pinturas, Espaço Oficina; e “As Camadas da Terra”, pinturas, MASC.
Ronaldo Linhares expõe "Agenda Visual" no Espaço das Oficinas do CIC


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar