FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Ronaldo Linhares expõe "Agenda Visual" no Espaço das Oficinas do CIC



Quando: até 9 de maio
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Visitação: de 30 de março a 9 de maio de segunda a domingo, das 13h às 21h

O caderno de anotação que o artista Ronaldo Linhares usava durante a graduação em Artes Plásticas é o ponto de partida da exposição Agenda Visual, que estará aberta à visitação no Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir de 30 de março. O local é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e tem entrada gratuita.

No processo de criação, Ronaldo procura abordar a questão do envelhecimento, da transformação, do efêmero, da existência e da morte. "O que motivou a pesquisa partiu da constatação de que essas imagens deparadas no dia a dia, e o texto (a escrita), além de serem processo de gravação, podem ser relato de vivência passada e presente: registros da história, da nossa história", explica o artista.

Neste contexto, Ronaldo busca subsídios para sua pesquisa, onde relaciona escrita (palavra desenhada), por meio das páginas manuscritas amarelecidas, e explora as possibilidades dos materiais, como tecido, areia, limalha de ferro, pigmento, cola e outros. "Conjugo a escrita, que pode ser também desenho, como gravura entendida no campo expandido à gravura propriamente dita (presente numa colagem de serigrafia a partir de imagem litográfica), com a pintura, aplicando experimentos de outros materiais. Formas de expressões por mim até então exploradas, resultando, dessa forma, na construção desta 'agenda visual'", arremata Ronaldo.

Sobre o artista

Ronaldo Linhares é natural de Florianópolis (SC), bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na área de artes plásticas, participou de diversos cursos, workshops e oficinas, bem como no campo da conservação de acervo, realizando Estágio em Conservação e Restauração no Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Móveis Culturais Móveis (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Participou de diversas mostras, entre coletivas, individuais e salões, destacando: 4º Salão Jovem Arte Sul América – JASA, MASC; 5º e 8º Salão Catarinense de Novos Artistas (Prêmio Gravura no último), MASC; IV Salão Chapecoense de Artes Plásticas (Prêmio Prefeitura Municipal de Chapecó); 44º Salão Paranaense; Curitiba/PR; “Brésil-Sud Gravures”, mostra coletiva de gravadores, Saint Nazaire, França; Intercâmbio de Arte Sobre Papel, coletiva de gravadores, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP; Painel SEBRAE da Arte Brasileira Contemporânea, Brasília/DF; Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura, Galeria de Arte da UFSC, Fpolis, e na UNIVALI, Itajaí.

Mostras individuais: Pinturas, Espaço Oficinas, CIC, Fpolis; “Imagens”, litografias, Galeria Municipal de Artes, Blumenau/SC; “Gravuras e um Objeto”, Espaço Vecchietti, Fpolis; “Das Paredes...”, pinturas, Espaço Oficina; e “As Camadas da Terra”, pinturas, MASC. Ronaldo Linhares expõe "Agenda Visual" no Espaço das Oficinas do CIC

Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar