FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra de Filmes Imagens Quilombolas



Quando: 19 Maio 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1750993278477693

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, o projeto Cine Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, a mostra "Imagens Quilombolas" de produção catarinense e carioca, que apresenta a cultura, as tradições, a história, a educação e a resistência de comunidades quilombolas de todo o Brasil. Evento gratuito.

Serão exibidos os filmes “Saravá Jongueiro Novo”, de Luciano Santos Dayrell, do Rio de Janeiro, que aborda os desafios da juventude das comunidades tradicionais jongueiras; e o filme “Nem Caroço, nem Casca: uma história de Quilombolas”, da Novelo Filmes, de Santa Catarina, que retrata a história de seis quilombos no interior do Maranhão.

Após a exibição dos filmes, será realizada uma mesa de debate com os diretores e cineastas, às 21h. Estarão presentes Cíntia Domit Bittar e Ana Paula Mendes, produtoras da Novelo Filmes, de Florianópolis, e representantes do filme Nem Caroço, nem Casca; e Alessandro Danielli, editor do mesmo longa. A mediadora será Jennifer Jacomini, integrante do projeto Cine Imagens Políticas.

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. O projeto tem como objetivo a exibição de filmes que não entraram nas grandes redes de circulação. Durante os quatro anos em que realizou a mostra, o Cine Imagens Políticas exibiu cerca de 30 filmes, envolvendo mais de 100 artistas.

Tempo de exibição: 120 minutos
Classificação: Livre

Saravá Jongueiro
Direção: Luciano Santos Dayrell
Duração: 20 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Ano: 2012
Local: Quilombo São José da Serra (RJ)
Sinopse: O filme é resultado do 2º Encontro de Jovens Lideranças Jongueiras, realizado em janeiro de 2012 no Quilombo São José da Serra, município de Valença-RJ. Aborda os desafios que estão colocados para a juventude das comunidades tradicionais jongueiras, que começam a participar do movimento de preservação de sua cultura. Um caminho já iniciado pelos mais velhos, que, para além do reconhecimento de sua cultura enquanto um patrimônio valioso, envolve a construção de identidades, a superação de preconceitos e uma constante reflexão sobre os conhecimentos antigos e seu lugar no mundo hoje.

Nem Caroço, nem Casca: uma história de Quilombolas
Duração: 100 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Direção e Roteiro: Will Martins
Produção: Novelo Filmes (SC)
Ano: 2013
Local: Viana/Maranhão
Sinopse: Uma estrada no interior do Maranhão une os moradores de seis comunidades quilombolas. Tendo como ponto de partida a cidade de Viana, “Nem Caroço Nem Casca – Uma história de Quilombolas” apresenta o cotidiano destes povoados, ligados pelo mesmo passado de luta e escravidão, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência.

Bate-papo com convidados após a exibição:
Ana Paula Mendes (produtora e sócia da Novelo Filmes, Florianópolis-SC)
Cíntia Domit Bittar (diretora, sócia e produtora na Novelo Filmes)
Alessandro Danielli (Montador – Florianópolis-SC)
Emanuele Weber Mattiello (Cine Imagens Políticas)

O que é o Cine Imagens Políticas e novidades para 2016?
O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes da UDESC com a Fundação Cultural Badesc. Esse é o quarto ano da mostra, já foram mais de 30 filmes exibidos e mais de 100 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação.
Em 2016, o Cine Imagens Políticas apresenta duas novidades. A primeira é que serão feitas atividades programadas com público específico para cada sessão do filme, antes ou depois da sessão, como oficinas, palestras e mostras em locais específicos. O objetivo é desdobrar o conteúdo do filme e fomentar a formação cultural da comunidade local. Além disso, estamos priorizando a circulação de produções catarinenses e nacionais na mostra, fomentando nossa cultura. Como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente. Cine Imagens Políticas apresenta Mostra de Filmes Imagens Quilombolas

Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar