FaceBook Instagram Twitter


Cine Imagens Políticas apresenta Mostra de Filmes Imagens Quilombolas



Quando: 19 Maio 2016, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1750993278477693

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, o projeto Cine Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, a mostra "Imagens Quilombolas" de produção catarinense e carioca, que apresenta a cultura, as tradições, a história, a educação e a resistência de comunidades quilombolas de todo o Brasil. Evento gratuito.

Serão exibidos os filmes “Saravá Jongueiro Novo”, de Luciano Santos Dayrell, do Rio de Janeiro, que aborda os desafios da juventude das comunidades tradicionais jongueiras; e o filme “Nem Caroço, nem Casca: uma história de Quilombolas”, da Novelo Filmes, de Santa Catarina, que retrata a história de seis quilombos no interior do Maranhão.

Após a exibição dos filmes, será realizada uma mesa de debate com os diretores e cineastas, às 21h. Estarão presentes Cíntia Domit Bittar e Ana Paula Mendes, produtoras da Novelo Filmes, de Florianópolis, e representantes do filme Nem Caroço, nem Casca; e Alessandro Danielli, editor do mesmo longa. A mediadora será Jennifer Jacomini, integrante do projeto Cine Imagens Políticas.

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. O projeto tem como objetivo a exibição de filmes que não entraram nas grandes redes de circulação. Durante os quatro anos em que realizou a mostra, o Cine Imagens Políticas exibiu cerca de 30 filmes, envolvendo mais de 100 artistas.

Tempo de exibição: 120 minutos
Classificação: Livre

Saravá Jongueiro
Direção: Luciano Santos Dayrell
Duração: 20 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Ano: 2012
Local: Quilombo São José da Serra (RJ)
Sinopse: O filme é resultado do 2º Encontro de Jovens Lideranças Jongueiras, realizado em janeiro de 2012 no Quilombo São José da Serra, município de Valença-RJ. Aborda os desafios que estão colocados para a juventude das comunidades tradicionais jongueiras, que começam a participar do movimento de preservação de sua cultura. Um caminho já iniciado pelos mais velhos, que, para além do reconhecimento de sua cultura enquanto um patrimônio valioso, envolve a construção de identidades, a superação de preconceitos e uma constante reflexão sobre os conhecimentos antigos e seu lugar no mundo hoje.

Nem Caroço, nem Casca: uma história de Quilombolas
Duração: 100 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Direção e Roteiro: Will Martins
Produção: Novelo Filmes (SC)
Ano: 2013
Local: Viana/Maranhão
Sinopse: Uma estrada no interior do Maranhão une os moradores de seis comunidades quilombolas. Tendo como ponto de partida a cidade de Viana, “Nem Caroço Nem Casca – Uma história de Quilombolas” apresenta o cotidiano destes povoados, ligados pelo mesmo passado de luta e escravidão, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência.

Bate-papo com convidados após a exibição:
Ana Paula Mendes (produtora e sócia da Novelo Filmes, Florianópolis-SC)
Cíntia Domit Bittar (diretora, sócia e produtora na Novelo Filmes)
Alessandro Danielli (Montador – Florianópolis-SC)
Emanuele Weber Mattiello (Cine Imagens Políticas)

O que é o Cine Imagens Políticas e novidades para 2016?
O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes da UDESC com a Fundação Cultural Badesc. Esse é o quarto ano da mostra, já foram mais de 30 filmes exibidos e mais de 100 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação.
Em 2016, o Cine Imagens Políticas apresenta duas novidades. A primeira é que serão feitas atividades programadas com público específico para cada sessão do filme, antes ou depois da ses são, como oficinas, palestras e mostras em locais específicos. O objetivo é desdobrar o conteúdo do filme e fomentar a formação cultural da comunidade local. Além disso, estamos priorizando a circulação de produções catarinenses e nacionais na mostra, fomentando nossa cultura. Como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra de Filmes Imagens Quilombolas


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar